Cronógrafo Seiko SRQ031 celebra 55 anos em edição limitada

Se preferir, ouça o conteúdo desse post na íntegra.

A Seiko tem seguido uma receita própria de contínuo sucesso. Resgatam um modelo anterior, são inseridas novas tecnologias e fazem lançamento da reedição, em número limitado de relógios. Previsível? Sim. Mas, funciona! Pois são belíssimas peças, colecionáveis, que remontam a história da marca japonesa e viabilizam a oportunidade para que fãs e entusiastas tenham um relógio Seiko. E a Impala reverencia estes modelos porque incorporam a história da relojoaria mundial, contribuindo para que tradicional esteja presente, em meio a tantas opções de relógios digitais que há no mercado atualmente.

Para este post vamos falar de um dos modelos mais consagrados da Seiko. Anteriormente, abordamos sobre o modelo de edição limitada de 50 anos. Na mesma ocasião que foi lançado o de 50, a marca lançou um outro modelo comemorativo de 55 anos do primeiro cronógrafo. Este modelo foi originalmente apresentado como Seiko Crow em 1964 – modelo que foi projetado do zero e marcou o início da fabricação de relógios de pulso cronógrafo da Seiko.

Tinha um mecanismo simples de um toque, mas demonstrava amplamente o mesmo compromisso com a precisão que o Calibre 6139 e todos os seus sucessores com a inclusão de uma roda de coluna para controlar as funções de partida, parada e redefinição. O novo cronógrafo segue este conceito, já que é fiel ao design do Crown – com cristal em forma de caixa, os números são bem definidos na estreita moldura estreita e a caixa tem formato levemente inclinado (almofada) para proporcionar mais firmeza no pulso.

E quando se fala em Seiko, a fabricante não abre mão de deixar uma de suas marcas registradas impostas nos relógios que apresenta, como a união onipotente entre o tradicional e o inovador. No caso do Cronógrafo de 55 anos, a Seiko escolheu safira para compor o vidro, revestimento antirreflexo, além dos números e índices com a Lumibrite – uma tinta especial, que brilha mais e foi desenvolvida pela Seiko para proporcionar visibilidade do mostrador mesmo em ambientes escuros. E todas as novidades são somadas a aplicação da técnica Seiko chamada zaratsu – um tipo de polimento singular, que é feito nas superfícies planas do relógio, que destaca os detalhes e evita distorções de reflexo dos componentes.

O cronógrafo de 50 anos (SRQ029) foi incluído na linha Prospex e o este modelo de hoje, de 55 anos (SQR031), está inserido na linha Presage. E os dois cronógrafos reeditados foram lançados juntos e têm características que se assemelham: o movimento.

Os novos modelos reeditados têm Calibre 8R48, com funções de horas, minutos, segundos, data e, claro, cronógrafo (de até 12 horas). Têm 45 horas de reserva de energia, enrolamento automático e frequência 4Hz (28.800bph). São de aço inoxidável, equipados com 34 joias, a roda da coluna de sistemas de embreagem é vertical nos dois modelos e têm resistência à água de 100m.

Em relação aos diferenciais, o destaque de hoje, SQR031, é maior do que o de 50 anos. Tem 42,3mm de diâmetro e 15,3 de espessura. A caixa é de aço inoxidável, com revestimento Hardlex, mas a pulseira é uma das características mais marcantes: é de cordovão (e não por acaso está na linha Presage – conhecida por deter modelos mais requintados).

Este cronógrafo excepcional foi reeditado em edição limitada em 1000 unidades. Uma peça para ser admirada e ganhar destaque em nosso Blog. Tem algum modelo de preferência da Seiko ou grande marca da relojoaria mundial? Conte para nós! Pode ser uma das nossas próximas pautas.

Esta e outras curiosidades você confere aqui, no Blog da Impala. Agradecemos pela visita e voltamos em breve com mais informações sobre o segmento.

Até mais!

Lista VIP - Mundo Relojoeiro

Compartilhe conteúdos do seu interesse. Clique aqui para entrar em contato e nos sugerir algum assunto.

Category:

Share: