Seiko Turtle: Uma das séries mais ovacionadas da marca
Se preferir, ouça o conteúdo desse post na íntegra.
Olá para você que visita nosso Blog! Pronto para mais um mergulho no mundo da relojoaria? Em mais uma oportunidade destacamos um relógio ovacionado da Seiko: o modelo Turtle, originalmente 6309, mas que ganhou outras versões no decorrer dos anos.
Temos a década de 1970 com muito carinho. Bem no início o modelo 6105 estava em seu melhor momento, tido como “pai” do Turtle – um divisor de águas para a Seiko porque foi o responsável por difundir os relógios de mergulho. O referido modelo foi lançado em 1968, em duas versões, e foi fabricado até 1977. Hoje “vintage”, naquela época era a sensação e se tornou tão popular que faz parte da História Mundial e até da ficção.
O Governo dos Estados Unidos adquiriu centenas do relógio 6105-8000 e 8009 como parte de equipamento para as tropas do Exército. Os modelos estiveram na Guerra do Vietnã, nas bases do Sudeste da Ásia. E o 6105 se saiu bem, visto que outros relógios não resistiram aos rigores de combate, mas o Seiko não falhou em meio à selva e os modelos até voltaram no pulso dos soldados sobreviventes (e continuaram a ser usados mesmo depois da dispensa militar). Já na ficção, o 6105 esteve no pulso do capitão Willard, personagem de Martins Sheen em “Apocalipse Now).
Tanto furor, não é mero alarde ou propaganda. Os relógios Seiko sempre demonstraram excelente desempenho e as informações que constam em seu histórico só reafirmam o quanto o modelo fez jus ao sucesso recebido. O 6105-8000, em específico, tinha calibre com a mesma numeração (6105), uma capa de 41mm, 17 joias, 21.600bph, resistência de 150m de profundidade e a coroa era assinada, às 4h – uma raridade para os modelos Seiko na época. Já a caixa assimétrica do 6105-811X (outro modelo da série) é extremamente emblemática, e a Seiko fez uso deste modelo, como um padrão a ser seguido, para a série de relógios Turtle lançados posteriormente.
Neste período, em 1974, fundamos a marca Impala Relojoaria e o mundo, em 1976, era apresentado ao primeiro modelo Seiko Turtle – que recebeu a nomenclatura 6309-7000, inspirado no 6105, e tinha um modelo bem semelhante (6306) – com duas diferenças: o movimento de hackers e roda Kanji). Os dois modelos, 6309 e 6306, seguem a filosofia Seiko – em oferecer conforto e funcionalidades incomparáveis.
Entendemos que os modelos refletem à época aos quais são criados, mas a Seiko sempre esteve à frente – introduzindo tecnologia própria, detalhes de acabamento e design diferenciados. O modelo Turtle 6309 tinha 13mm de espessura, bracelete de borracha e plástico semirrígida. Como já mencionado, tinha resistência de 150m, as ligas eram normais e com movimento “workhorse”, automático de 17 joias. Recebeu o nome de Turtle por ter bisel bidirecional (60 cliques), com inserção de detalhe em alumínio preto, acabamento fosco e a coroa posicionada às 4h – que denotava a aparência de uma tartaruga. Já o mostrador é composto por trapézios (detalhes às 12, 6, 9h e janela de data às 3h). Esta série do relógio 6309 foi fabricada até o ano de 1988.
E nos anos seguintes, só lembranças de um relógio que, mesmo com nome e funcionalidades para mergulho, se tornou uma excelente opção para o dia a dia. E foram quase três décadas sem novidades para o referido 6309. Até que em 2016, no Basel World, a Seiko presenteou o mundo com outros modelos Turtle – que retornou com tudo na linha Prospex da fabricante, linha esta que recebe este nome como uma junção de palavras: PRO de profissionais, SPE de especificações, e o X – como um detalhe Seiko.
Em pouco tempo, o Seiko Turtle se multiplicou em quatro variantes da linha Prospex: em versão preta (SRP777), dourada (SRP775), azul (SRP773) e uma versão conhecida como Pepsi, azul e vermelha (SRP779). Posteriormente, outros modelos como a versão verde e uma versão PADI foram lançadas.
Estão mais resistentes (200m de profundidade), com mais joias (agora são 21), movimento automático, com mecanismo de corda manual e calibre 4R36, coroa rosqueada e caseback, com cristal Hardlex, reserva de energia de 41h, e ainda com a data do dia, função de parada de segunda mão e detalhes do mostrador com Lumibrite.
Caso queira saber mais sobre os modelos Turtle e suas especificações, indicamos o Blog Seiko PHD, do parceiro Ramon. Clique aqui e confira postagem dedicada aos Turtle que ele publicou.
O Seiko Turtle torna possível que um fã da marca tenha seu primeiro relógio Seiko ou que outros possam adquirir um modelo de qualidade, para uso no dia a dia. E todos gostam disso, não é?! Um dos novos modelos está disponível em nossa loja. Confira por lá este e outros tantos relógios da Seiko.
Voltamos em breve com mais informações e curiosidades. E não deixe de interagir! Sua participação é muito importante para nós. Opine, dê sua sugestão. Este espaço é nosso e ter aqui assuntos de seu interesse é o que mais nos motiva.
Uma boa semana e até logo!