Seiko Samurai – Guerreiro para batalhas do dia a dia
Se preferir, ouça o conteúdo desse post na íntegra.
A palavra Samurai, em japonês, significa “aquele que serve”. O post de hoje, aqui no Blog da Impala, destaca uma coleção composta por contexto tradicional e riqueza de detalhes que merecem menção. O Seiko Samurai está em sua segunda geração e desde que foi lançado pela primeira vez, em 2004, é uma das coleções mais prestimosas da marca. São relógios robustos, bonitos, e atrativos também pelo preço. Têm opções diferenciadas de discagem, inclui recursos tanto para mergulho quanto para ser um verdadeiro guerreiro no dia a dia.
A primeira geração de relógios Samurai foi contemplada com 11 modelos diferentes, lançada em 2004 e fabricada até 2008. Todos com resistência a 200m de profundidade, arestas facetadas e ponteiros que arremetem às espadas katana – marca registrada dos samurais.
Alguns destes relógios foram lançados apenas no Japão, com pulseiras de titânio: o SBDA001 (preto), o modelo SBDA003 (azul) e o Seiko Titanium Samurai SBDA005 (laranja, com denominação Scuba).
Outros são tidos como “incomum”, pois não são limitados, porém não são fáceis de serem encontrados: o relógio SNM009 (branco com marcações pretas), o SNM011 (preto com marcações brancas), tem o SNM031 (branco com acabamento prateado) e os Seiko Samurai SNM031 (branco com marcações pretas) e SNM033 (preto com acabamento prateado e vermelho) – estes dois foram destinados ao mercado norte-americano.
Têm os modelos de edição limitada em 500 unidades: Seiko Samurai SNM015 (revestimento preto) e o SNM017 (cinza com marcações pretas).
A Seiko reservou ainda dois modelos de edição limitada e enumerada em 300 unidades: o relógio Seiko Samurai SNM019 (amarelo com marcações pretas) e o SNM021 (laranja com marcações pretas).
Segunda geração Seiko Samurai
Foi no Baselworld de 2017 que a Seiko anunciou o lançamento de mais modelos Samurai. O hiato de nove anos e a proposta dos nossos relógios deixaram a mensagem de que foi válida a espera dos aficionados Seiko por novidades para esta coleção Samurai.
Foram 15 modelos apresentados, desde então, e todos são de aço inoxidável, equipados com calibre 4R35 e incorporados na série Prospex – que já comentamos ser conhecida pela qualidade e valor, em outras palavras: custo e benefício. Apesar de que existam coleções perenes na série Prospex, há espaço para coleções que se dissipam e outras que evoluem em relação à popularidade. Com a segunda geração do Seiko Samurai também foi assim. Dos modelos existentes, alguns são limitados e outros têm produção contínua. Confira:
Modelos Samurai edição limitada: Seiko Prospex Samurai SRPB09 (azul metálico), edição limitada em 6000 unidades; Seiko Prospex Green Samurai SBDY043 (verde antimagnético, com marcações brancas e amarelas; ponteiros com acabamento em prateado, o ponteiro de segundos em preto e amarelo e foi fabricado em edição limitada, com distribuição restrita ao mercado japonês); Seiko Prospex Samurai SRPD03 “Dawn Grey” (cinza com marcações em preto e laranja; mostrador cinza com textura “Clous de Paris”, gravação “Limited Edition” ao fundo e limitado a 2018 unidades enumeradas para o mercado europeu);
Seiko Prospex Samurai Limited Edition SRPC43 (preto com marcações em branco e detalhes em dourado; foi produzido em edição limitada e enumerada em 1500 unidades); tem ainda o Seiko Prospex Samurai SRPD13 (cinza com marcações brancas, distribuído para o mercado tailandês, com um novo conjunto de ponteiros, novo mostrador e cristal em safira, com lente de aumento sobre a data – conhecido como cyclops; tem gravação “Limited Edition” ao fundo, e teve a fabricação limitada e enumerada em 1300 unidades.
Modelos Prospex Samurai incomuns: o modelo SRPB97 (laranja com marcações pretas, vendido exclusivamente pela Amazon e com pulseira extra de silicone);
A versão PADI Samurai SRPB99 (preto texturizado, com marcações em branco, e gravações diferenciadas: bisel azul com gravações em branco e marcação do 1 ao 15 em vermelho; além de “PADI” e Special Edition ao fundo do mostrador);
O SRPC93 “Save the Ocean” (azul texturizado em degradê, ponteiros com acabamento prateado, mostrador em tons de azul com textura remetendo às profundezas do oceano, gravação “Special Edition” ao fundo, coroa e bezel revestidos em PVD preto);
Seiko Prospex Samurai SRPD09 “Save the Ocean” (azul texturizado em degradê, marcações em branco, pulseira de silicone, gravação “Special Edition” ao fundo, coroa e bezel revestidos em PVD escuro);
O modelo SRPD23 “Save the Ocean” (azul texturizado com marcações brancas, é tido como a terceira geração dos modelos “Save the Ocean”; tem ponteiros com acabamento prateado, o contrapeso do ponteiro de segundos arremete a uma cauda de tubarão branco; e, à direita do marcador de 8h, é possível ver a barbatana como se tivesse na água).
Tem também os modelos mais populares: Seiko Prospex Samurai SRPB49 (azul texturizado); o SRPB51 (preto texturizado, com marcações brancas); o SRPB53 (azul texturizado com marcações em branco); o relógio SRPB55 (preto texturizado, com marcações em braço; gravações em dourado e ainda tem detalhe em marrom, do 1 ao 15); e o Seiko Prospex Samurai SRPC07 (laranja com marcações em preto, idêntico ao modelo SRPB97, mas não foi vendido com exclusividade e não acompanha a pulseira extra de silicone);
Curiosidades
Os modelos SNM011 e SNM033, da primeira geração Samurai, têm inscritos em seus mostradores as frases “Movt Malaysia” e ‘Movement Malaysia”, respectivamente, por questões de legislação dos Estados Unidos. Por lá, obrigatoriamente, os produtos importados têm que ter inscritos, em algum lugar do produto, o nome do pais de origem – o que na maioria dos itens que conhecemos está como “Made In China”.
Todos os modelos limitados e de edição limitada e enumerada da primeira geração Samurai (2004-2008) foram fabricados apenas em 2006. Já os modelos de edição limitada da segunda geração foram fabricados em 2017.
Em alguns modelos Seiko Samurai há a presença da textura “Clous de Paris”. Trata-se de um estilo de acabamento único, em que permite que a cerâmica tenha brilho perpétuo, antirriscos e inalterável. Denota elegância, sem limitar o contexto esportivo, sofisticado e informal atribuído aos relógios Seiko Samurai. Este acabamento é tido como uma arte de alta horologia, em que consiste no uso da técnica chamada de guilhoché – linhas precisas, com delicadeza, que se cruzam, formando pequenas “unhas” piramidais.
Esperamos que tenha gostado do conteúdo de hoje. Os modelos Seiko Samurai são relógios excepcionais, independentemente se são mais comuns ou raros. São peças que todo fã de relógio merece ter. Concorda? Deixe seu recado para nós e continue a acompanhar os conteúdos exclusivos do Blog da Impala. Visite nosso site e confira os vários modelos disponíveis. Temos certeza de que um deles é perfeito para seu pulso e combinará com seu estilo de vida e sua personalidade.
Até a próxima!