Seiko lança edição limitada para comemorar seus 110 anos do primeiro relógio de pulso

Olá

Seja bem-vindo ao Blog da Impala! Nós somos apaixonados por relógios e temos o prazer em contar com sua presença por aqui. Este é o nosso espaço, em que você, caro leitor, sempre encontrará conteúdo sobre os relógios que foram tendência e as novidades que o segmento revela para o mercado. Hoje, o que temos é uma super novidades da Seiko. A marca está celebrando os 110 anos de sua relojoaria e está com uma edição limitada para comemorar em grande estilo. 

Nós, fãs e entusiastas da marca, principalmente àqueles que são apaixonados por modelos mais clássicos – mas não abrem mão de qualidade, tecnologia e precisão –, estamos encantados com a proposta que reverencia a trajetória de 110 anos de relojoaria da Seiko. As contribuições feitas pela marca em todo este período são impressionantes. E nem ousaremos em listar favoritos ou os “must have”. Nesta atualização o espaço está reservado para o falarmos um pouco do Laurel. 

O relógio Laurel da Seiko foi lançado pela primeira vez em 1913. Ele se destacou na época por sua precisão e por ser um dos primeiros relógios mecânicos da marca. Desde sua concepção, Laurel foi projetado para se tornar mais atrativo e popular. Deu tão certo que, até hoje, os modelos Laurel são desejados por colecionadores e entusiastas devido a sua história e ao seu design icônico – não por acaso, é considerado uma peça valiosa na relojoaria. O design clássico no mostrador, coroa chanfrada e caixa polida recebe reforço de uma pulseira de couro de formato único, mais larga e que segue a curva do pulso.

Comentamos há algum tempo sobre uma onda de “neo-vintage”, dado ao volume considerável de reinterpretações ou novas versões inspiradas em modelos icônicos da relojoaria. A Seiko é praticamente especialista nisso. Está em seu DNA manter a “velha escola”, evidenciar as tradições japonesas por meio de técnicas adaptadas para alguns dos seus relógios – em especial a linha Presage, que tem como propósito “combinar o sentido de estética do Japão com a maestria do artesanato tradicional e habilidades relojoeiras Seiko”. 

E não pense você que verá “mais do mesmo”. Seiko investe em testes, desenvolvimento e aprimoramento de técnicas milenares incorporando tradição e tecnologia aos mostradores. Destas técnicas temos Urushi, Shippo, Arita e Enamel. E foi justamente esta última mencionada que a marca escolheu para aplicar na proposta comemorativa. 

Enamel é “esmalte” em inglês (enameru em japonês). Já falamos desta técnica em relógios Seiko Riki Watanabe Enamel (SPB163J1) e Seiko Presage Green Enamel (SPB111J1) –  da coleção que a marca lançou em 2019, composta de modelos incríveis de mostradores esmaltados em variados tons. Além de fortalecer e deixar o mostrador mais vívido, o acabamento esmaltado preserva a cor utilizada por muito mais tempo. Esta técnica é supervisionada pelo artesão Mitsuru Yokosawa.

Como se trata de uma técnica artesanal, que exige tempo maior de produção, é utilizada em edições especiais. E agora, você confere os detalhes do primoroso relógio que celebra o primeiro relógio de pulso da Seiko, o Laurel de 1913.

Seiko Watchmaking 110th Anniversary Limited Edition (SPB359J1)

Este relógio celebra toda a história da criação e desafios da relojoaria Seiko. Em 1881, Kintaro Hattori, aos 21 anos, abriu a loja de relógios K. Hattori. Foi no distrito de Kobayashi, em Tóquio, que ele deu início a uma rede de construção e reparo de relógios. Dez anos depois, fechou uma parceria com um engenheiro chamado Tsuruhiko Yoshikawa, para montar a fábrica que se chamaria Seikosha, em 1892, antecessora da atual Seiko. Depois de muitos anos produzindo relógios de parede de alta qualidade, Seikosha lançou seu primeiro relógio de bolso – o Timekeeper. 

O primeiro Laurel surgiu em 1913, em meio às dificuldades de se encontrar as peças para montagem dos relógios. Deste ponto em diante, Seikosha passou a produzir todos os componentes, e a inovar com mostradores esmaltados. E uma curiosidade a mais: em 2014, a Sociedade Japonesa de Engenheiros Mecânicos designou o Laurel como uma de suas “heranças da engenharia mecânica” em reconhecimento à sua contribuição para o desenvolvimento da tecnologia mecânica.

E há um motivo para que os primeiros Laurel da Seiko figurem resistência por parte do fundador da marca. Em 1923, a fábrica pegou fogo e todo estoque foi destruído. Mas, seu design, desempenho e qualidade persistiram e marcam não só a retomada e continuidade das atividades, como também registram um novo capítulo, o início de uma história bem sucedida na relojoaria mundial.

O modelo Seiko Laurel é descrito pela marca como “um companheiro na jornada de sua vida, um parceiro que compartilha sua experiência da passagem do tempo”. Em 2023, a empresa celebra o 110º aniversário de seu primeiro relógio de pulso e o SPB359J1 é o primeiro lançamento de uma série de relógios comemorativos.

O destaque de hoje revive a forma e o design do Laurel de 110 anos atrás em cada detalhe. A caixa redonda é cuidadosamente construída para manter a elegância do original. A grande coroa chanfrada (em forma de cebola) também foi recriada para enfatizar a nostalgia do primeiro Laurel.

E o mostrador também remonta o modelo centenário, sendo Enamel (esmaltado), os ponteiros azuis e os mesmos algarismos arábicos característicos marcam as horas – note que o design peculiar do número quatro (4) e o número 12 em vermelho foram mantidos para seguir o estilo retrô.

A reverência ao passado é só mesmo estético. Por dentro da caixa de aço inoxidável, de 37,5mm de diâmetro e delicadamente polida, nós podemos conferir o movimento 6R27, automático, 29 joias, vibração de 28.800bph, precisão de +25 a -15 segundos por dia, reserva de energia de 45h, com resistência à água de 50m e duas complicações de ponteiros no mostrador – sendo, às 6h, a data do dia indicada, e às 9h, com marcador de reserva de energia.

O relógio recebe a proteção de vidro de cristal de safira, tem em seu verso a inscrição do modelo comemorativo e edição limitada e enumerada. E temos ainda a pulseira Laurel. Inconfundível, assim como a original, a pulseira é feita com couro de crocodilo.

Muito conteúdo, informação e detalhes, não é? Pois gostamos assim, caro leitor. E você pode seguir a nossa loja nas redes sociais e acionar nossa equipe para mais informações pelo WhatsApp:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é banner-chama-no-whats-1024x289.png

A Relojoaria Impala tem este modelo Seiko Watchmaking 110th Anniversary Limited Edition (SPB359J1) e vários outros da Seiko e grandes marcas.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é banner-acesse-o-site-1024x289.png

Aguardamos seu contato. Tenha uma ótima semana.

Lista VIP - Mundo Relojoeiro

Até breve!

Category:

Share: