Seiko se rende ao Sumo e lança mais dois modelos – Confira os novos relógios GMT
Olá!
Era novembro e vibrávamos ao anunciar o retorno do grandioso Sumo. Se ano passado a Seiko apostou em versões King, para este segundo bimestre de 2023 a fabricante anunciou mais dois exuberantes modelos Sumo, mas agora em versões equipadas com calibre solar. Junte-se a nós e aproveite este momento em que detalharemos estes relógios e vamos te contar o porquê o Sumo é um investimento certo para fãs, entusiastas e apaixonados por relógios esportivos da Seiko. Boa leitura!
Quem já está habituado a nos visitar está ciente de que temos o costume de compartilhar informações úteis e curiosidades. Embora algumas aparentemente não têm qualquer ligação com a relojoaria, mostramos que é possível e plausível conectar o nosso segmento favorito a milhares de capítulos da História. Lá vamos nós em busca de mais uma conexão!
No Brasil, as artes marciais são muito influenciadas pela cultura japonesa. Temos uma lista de modalidades para todos os gostos: o judô, karatê, aikidô e kendô. O jiu-jitsu ainda detém controvérsias de onde realmente foi criado, mas há quem defenda que foi inicialmente difundido no Japão e ganhou destaque pela família Gracie – de Belém/PA para o mundo.
Outro exemplo bacana é, acredite, o beisebol. O esporte não é criação japonesa, mas foi trazido ao Brasil com a migração nipônica. E junto veio o sumô – que é uma das artes marciais mais tradicionais do Japão –, apesar de não ser popular por aqui, é muito estimado do outro lado do planeta.
E foi esta popularidade do sumô a inspiração para Seiko criar, em 2007, o primeiro modelo Seiko Sumo – produzido até 2015. O apelido de “Sumo”, que aqui no Brasil fala-se sumô, foi uma homenagem aos lutadores de sumô (os sumotoris) com uma caixa em aço inoxidável de proporções generosas.
No decorrer das gerações, a Seiko tem apresentado relógios de contraste, esportivos, com funções essenciais para uma ótima experiência de mergulho, mas sem perder charme e elegância.
Meses após apresentar os modelos King Sumo (SPB321J1, SPB323J1 e as versões PADI SPB181J1 6R35 e o SSC795J1 de calibre solar), a Seiko lançou versões Sumo GMT e com detalhes que vão te surpreender. Confira!
Seiko Prospex Sumo GMT
Os novos Sumo têm várias novidades. Eles mantêm as funcionalidades de um legítimo Diver Seiko, porém foram equipados com tecnologia capaz de oferecer diferenciais bem lá do alto. Isso porque a fabricante japonesa apresenta o novo movimento 5k65. Feito de quartzo solar, o calibre oferece uma reserva de energia máxima de nove meses, precisão de +/- 15 segundos por mês e a complicação da data do dia, posicionada às 3h.
Os modelos 2023 Seiko Sumo têm também um ponteiro GMT adicional, que promoveu uma ligeira modificação no mostrador. Também destacamos que a função GMT é controlada pela coroa e o movimento da data está vinculado ao ponteiro das horas local, ao mesmo tempo em que tem a capacidade de corrigir a data, se necessário, em qualquer direção.
E preste bem atenção a estes detalhes: às 12h, o índice arremete ao mawashi, aquele cinto (não é cueca, hein!) que tem a função de proteger o sumotori; os mostradores são texturizados, os biseis são de alumínio (que recebem revestimento para proteção) e levemente recuados em relação aos modelos do ano passado; entre parte polidas e escovadas e vidro de cristal de safira, você, caro leitor, deve notar que a Seiko manteve a coroa às 4h como muitos de seus mergulhadores, mas como se trata de um GMT, há marcações de escala entre o mostrador e o bisel.
A caixa de aço inoxidável é vigorosamente de um Sumo: 45mm de diâmetro e 13,2mm de espessura. Na parte detrás, é possível ver onde foi aparafusada para mais resistência à agua (de 200m), o desenho da onda ao centro e o “X” indicando que se trata de um relógio da linha Prospex.
Ambos modelos têm combinações de cores que dão jovialidade aos relógios. Sendo todos os índices e ponteiros preenchidos com LumiBrite, o que temos são duas propostas que criam efeito de raio de sol. Veja:
SFK001J1
Mostrador e bisel são azuis, as horas do dia demarcadas com tom índigo e o ponteiro GMT que recebe um tom de laranja bem marcante.
SFK003J1
Na segunda opção de Sumo, a Seiko manteve o mostrador azul, mas optou por bisel na cor verde, detalhe da escala 24h (na extremidade do mostrador) ganhou um verde claro e o ponteiro GMT continuou com o laranja bem vívido.
Cabe a você, caro leitor, escolher o seu predileto. Os dois Seiko Prospex Sumo GMT (SFK001J1 e SFK003J1) estão disponíveis pela Relojoaria Impala. Confira em nosso e-commerce ou visite nossa loja física.
Você também pode entrar em contato conosco pelo WhatsApp e obter mais informações sobre estes e outros modelos que temos. Aproveite e deixe sua sugestão de pauta. Sua indicação pode ser um dos próximos temas do Blog:
Estamos aqui, em equipe, tentando eleger qual Sumo ficou mais bonito – está difícil. E se você ficar na dúvida, leve os dois! Temos 49 anos de mercado e condições especiais para pagamento. Vamos conversar!
Você também tem a opção de nos acompanhar nas redes sociais e mandar sua mensagem. Seja por comentário ou direct, estamos à disposição.
Um grande abraço e agradecemos pela companhia.
Até a próxima semana!