Accutron – Revolucionou a relojoaria, retorna como marca, com mais pioneirismo e inovação

Olá!

Seja bem-vindo ao Blog da Impala! O conteúdo de hoje está recheado de curiosidades que permeiam o histórico da respeitada Bulova. A marca suíça foi responsável por um dos principais desdobramentos da relojoaria mundial. E convidamos você, caro leitor, a dedicar alguns minutos de sua atenção para acompanhar a atualização de hoje e as novidades que estão por vir. Acomode-se e tenha uma ótima leitura!

A Bulova começou a desenvolver pesquisas, na década de 1950, em resposta ao crescente interesse em relógios de quartzo – um mineral que vibra a uma frequência constante, o que o torna ideal para uso em relógios. Uma década depois, o Accutron foi apresentado ao público, como o primeiro relógio de diapasão do mundo. Trata-se de uma pequena peça em forma de garfo que, até então, só tinha sido usada na música, para afinação de vozes e instrumentos. O engenheiro Max Hetzel desenvolveu o mecanimo, trazendo-o à relojoaria e atingindo uma precisão sem precedentes de um minuto por mês. 

Este feito revolucionou a relojoaria mundial! A novidade da Bulova, em 1960, utilizava o diapasão como um oscilador de quartzo, para gerar um pulso elétrico, que era usado para controlar o movimento do relógio. O Accutron era muito mais preciso do que os relógios tradicionais – suscetíveis a erros devido ao desgaste e à variação da temperatura.

Além da precisão, o referido modelo apresentada uma bateria que durava anos e isso foi uma das características que contribuiu à ascensão dos relógios de quartzo e ao declínio dos relógios mecânicos. Por esses motivos, um dos grandes passos dados pela Bulova foi oferecer sua tecnologia para ser usada pelos astronautas da NASA em missões lunares. Embora o Speedmaster da Omega tenha sido eleito o relógio oficial, os dispositivos de sincronismo Accutron da Bulova foram usados em 46 missões – entre as décadas de 1950 e 1960. 

Vale ressaltar: durante a missão Apollo 11, em 1969, quando o homem pisou na Lua, um temporizador Accutron foi inserido em dispositivo de retransmissão de comunicações, para ajudar a controlar transmissões de dados vitais. Um dos astronautas que foi à Lua, David Scott – que viajou para o espaço três vezes e foi o sétimo homem a pisar no satélite natural da Terra –, tinha uma preferência pessoal por um Bulova e o fez viajar longe, pelos 149,6 milhões de quilômetros que dividem a Lua do nosso planeta, em 2 de agosto de 1971. 

Scott usou seu relógio de backup. Era um protótipo, um modelo personalizado, especialmente produzido para se adaptar às condições lunares. Este relógio tinha funções de rastrear (com precisão) o tempo e, assim, garantir que ninguém ficasse sem oxigênio, água ou bateria na mochila portátil do sistema de suporte à vida. Estes recursos foram devidamente usados somente pelo comandante. 

Teve até foto! No registro oficial em que o comandante Scott saúda a bandeira norte-americana, em solo lunar, ele está com o seu protótipo Bulova no pulso. Ele o manteve como seus pertences até 2015, quando vendeu o modelo em um leilão promovido pela RR Auction House. O relógio, na ocasião, foi descrito como um modelo de US$ 500, de propriedade  privada e usado na Lua em 1971, durante a terceira excursão da Apollo 15, com duração de 4 horas, 49 minutos e 50 segundos. O colecionável foi arrematado por US$ 1,625 milhão (mais de oito milhões de reais). 

Accutron – Uma nova marca

O histórico pujante e impulsionador para Bulova não pereceu! Pesquisas foram feitas ao longo dos anos para garantir que o Accutron, em seus parâmetros originais de protótipo que foi à Lua, pudesse ser comercializado. De acordo com a Bulova, a maior dificuldade foi garantir que, devido às características da indução eletrostática, fez-se necessário testá-lo em um ambiente com baixa umidade, onde poeira e sujeira tendem a se acumular, para carregar a eletricidade estática. 

 Resultado: o que temos é uma nova marca, com novos modelos e todas as merecidas atualizações. Modernos e de design futurista, os relógios Accutron têm tudo para oferecer ainda mais possibilidades à relojoaria mundial. São 60 anos de “espera”, com surpresas e entusiasmo.

As peças que integram essa transição de relógios Bulova para uma nova marca são o Accutron Space View 2020 (reinterpretação do modelo de 1960) e Accutron DNA (design futurista e jovial) – duas linhas recém-nascidas e marcantes, com modelos que se distinguem em formidáveis opções.

Estamos vibrantes (claro!) em compartilhar que a Relojoaria Impala, com seus 49 anos de atuação nacional, contribuirá para que modelos “high premium” da Accutron estejam em pulsos exigentes em terras tupiniquins. Ansioso? 

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é banner-acesse-o-site-1024x289.png

Confira nas próximas atualizações do nosso Blog. Até lá, você pode ficar com outros vários conteúdos em nossas redes sociais. E mais: pode nos acionar via WhatsApp:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é banner-chama-no-whats-1024x289.png

 Agradecemos pela visita e voltamos em breve. 

Lista VIP - Mundo Relojoeiro

Esteja bem e até logo!

Category:

Share: