As gerações Seiko Monster

Se preferir, ouça o conteúdo desse post na íntegra.

Ao contrário dos dispositivos móveis – que deixam os modelos anteriores desvalorizados e até obsoletos – os relógios não perdem o valor de investimento. Tendem a ficar mais valorizados, mesmo quando existe uma sequência de lançamentos do mesmo modelo. Para frisar esta ideia de que o relógio é uma relíquia, nesta semana voltamos a falar da grandiosa Seiko.

Em seu portfólio há uma coleção chamada Monster, que tem modelos muito visados e procurados. Esta linha está dividida em gerações, com lançamentos feitos a partir de 2000. São relógios que surpreendem pelo tamanho, pelos detalhes e, às vezes, inseridos em edições especiais, que deixam muitos apaixonados por relojoaria eufóricos. Os modelos são distintos, mas com traços que fazem jus ao nome Monster: são grandes, resistentes, com mecanismos confiáveis e que não exigem manutenção complexa. Também é necessário registrar que não são modelos mais baratos, mas também não são os mais caros – estão numa faixa de preço mais acessível ao público em geral.

Os primeiros modelos têm detalhes e movimentos à altura da tecnologia da época em que foram lançados. Os mecanismos mais usados nos relógios Seiko Monster são 7S36, 7S26, 6R15 e 4R36. Todos eles são bastante confiáveis e fáceis de manter devido à sua simplicidade e disponibilidade de peças de reposição. A precisão oferecida é de +/- 25s por dia.

A Seiko apresentou o primeiro Monster em sete versões. Especialistas do segmento afirmam que o primeiro modelo não oferecia tanta precisão como os sucessores (mas, eram vendidos a preços convidativos) e não tinha design agressivo – a exemplo do Seiko SRP311 (que vamos falar a seguir). Atualmente, os relógios da primeira geração não são mais fabricados, porém a aparência é bem similar ao modelo Seiko SRP483 (que faz parte da terceira geração). Uma coleção com pouquíssimas unidades! E outros quatro modelos foram apresentados apenas no Japão, compondo o portfólio do que chamam de primeira geração Seiko Monster.

São todos automáticos, com resistência de 200m de profundidade, feitos em aço inoxidável e projetados para o dia a dia. Cada relógio tem um fundo de cor diferente (preto, laranja, amarelo, azul claro, branco com a borda azul, vermelho e verde), com detalhes mínimos que distingue um modelo do outro e atende a vários gostos e personalidades. Os mais procurados foram o chamado Monster Negro (SKX779), que excepcionalmente, tinha a pulseira de borracha preta, e o modelo Seiko Monster Laranja. No decorrer dos anos, na década 2000, a Seiko fez lançamentos de que podemos chamar de releituras dos modelos da primeira geração. Visualmente, as alterações foram mínimas, mas os movimentos estavam bem mais precisos.

A segunda geração Monster surgiu anos depois, em meados de 2012. Caracterizado por um design mais agressivo, com marcadores em formato de dentes, triangulares, que tornaram esta geração inesquecível. Destaque também à coroa, moldada para melhor aderência. Os mecanismos foram atualizados e foram montados com pinças da série 4R36 – que oferecem mais atribuições aos relógios, como carregamento manual.

Estes modelos da segunda geração são mais fáceis de encontrar. A primeira geração ganhou força nos anos anteriores e a Seiko instigou os fãs com mais modelos Monster, aprimorados e também a preços acessíveis. Foram seis modelos lançados a partir de 2012 e outros seis em edição limitada – com destaque para o Zamba Monster, de pulseira vermelha, e os demais modelos que fazem alusão ao sol e à lua. O Seiko Monster Laranja, desta segunda geração (SRP311K1) e o Monster Marine, que é preto, (SRP581K1) foram os modelos mais vendidos e ainda é um dos mais procurados – frisando a preferência global pelos modelos nas cores preta e laranja, que são as cores que melhor representam todas as gerações Monster da Seiko.

A terceira geração surgiu em meados de 2018 com modelos em tamanhos menores. São os chamados Babies Monsters: relógios não tão robustos nem extravagantes e também não têm a resistência dos demais relógios Monster – podem ser usados até 100m de profundidade. Outra notável diferença é que os relógios desta geração levam a inscrição de “Seiko 5 Sports”. No mundo da relojoaria são tidos como mais econômicos. Destaque para os modelos SRPB33 e SRPB37 que estão disponíveis em nosso site.

Neste ano de 2019, a Seiko lançou a quarta geração dos relógios Monster. A apresentação foi tida como informal e com quatro modelos – que se diferenciam das gerações anteriores com notáveis alterações feitas no design. A caixa em aço inoxidável ganhou formas estruturais que arremetem a entalhes, com se fossem presas. E, não por acaso, os formatos assimétricos, em alusão a dentes, retornam aos relógios, mas com linhas amenizadas – o design menos agressivo.

Uma das carências da Seiko é tornar uniformemente global seus lançamentos. Alguns modelos lançados no decorrer de sua história demoram anos para chegar ao mercado brasileiro. Alguns modelos são comprados apenas fora do país. A Impala Relojoaria entende que nossos clientes desejam alto padrão e excelência em atendimento e pensando nisso oportuniza a aquisição de dois dos modelos lançados recentemente – SRPD25 (preto) e SRPD27 (azul). Basta entrar em contato com nossa equipe de vendas e ter mais informações.

Esta e outras curiosidades do mundo da relojoaria você encontra aqui, no Blog da Impala. Na próxima semana tem mais informação sobre outra reedição lançada pela Seiko, uma adorável surpresa em pleno evento Baselworld 2019. Consegue adivinhar de qual modelo vamos falar?

Até breve!

Lista VIP - Mundo Relojoeiro

 

Gostou de saber mais sobre relógios? Neste post falamos do Seiko Monster e o próximo pode ser um detalhe de seu interesse. Clique aqui para entrar em contato e nos sugerir algum conteúdo. Esta e outras curiosidades você encontra aqui.

 

Category:

Share: