Bulova Computron: Reeleitura dos modelos digitais com design para o dia a dia no mundo físico e no metaverso

Olá!

É muito bom tê-lo de volta ao nosso Blog. Se você é novo por aqui, seja bem-vindo. Este é o Blog da Impala e semanalmente temos um novo conteúdo para compartilhar. A regra é se acomodar e aproveitar alguns minutos de imersão em fragmentos da história da relojoaria mundial. Hoje temos um convite diferente a fazer: que tal voltar ao passado para ter a oportunidade de fazer uma releitura do futuro? Presunçoso, mas possível com o tema desta atualização. Fique à vontade e boa leitura.

Quem curtiu, tem algumas lembranças ou ao menos referências da década de 1980 consegue visualizar uma década recheada de mudanças sociais, culturais e políticas. Na relojoaria, esta época registrou consideráveis evoluções – ora iniciadas, ora continuadas –, e também marcou um belo salto para os relógios digitais.

No caso do destaque de hoje, trata-se de uma evolução contínua, de crescimento da Bulova, em momento que a marca “saiu da caixa” e se arriscou. Isso porque ela sempre foi reconhecida pelos relógios de design clássico, com riqueza em requinte e detalhes. Porém, a Bulova se viu obrigada a mudar porque o segmento vivia uma fase ruim, eu se arrastou desde a década de 1950 – em meio à Revolução Digital (ou também reconhecida como Terceira Revolução Industrial), marcada pela preferência popular por relógios de quartzo.

A “sacudida” da relojoaria mundial se deu, principalmente, porque os relógios estavam cada vez mais precisos, porém, gradativamente mais acessível (com preços menores). A exemplo dos modelos Astron da Seiko, lançado em dezembro de 1969.

Deste momento em diante, a relojoaria mais tradicional (no caso, a suíça) perdeu fatias do mercado para fabricantes como Seiko, Citizen e Casio – note: todas asiáticas e já apostando em novas tecnologias e se adaptaram às mudanças de consumo, em que a procura por calibres mecânicos caiu diminuiu ao passo que a movimentos de quartzo com mostradores digitais ganharam espaço.

Hamilton Pulsar (1972)

Basicamente, o que o mercado passou a ter foi relógios digitais com LED (diodo de emissão de luz) ou LCD (cristal líquido arduíno), sendo o modelo Hamilton Pulsar (1972) o primeiro a ter LED. E a Bulova já avançada no desenvolvimento de um relógio que fosse inovador e atendesse às expectativas das novas preferências. Foi também usando LED no mostrador que, em 1976, lançou o seu primeiro modelo Computron.

A coleção original vinha com duas opções, em cromo e tom de ouro, de design com bordas angulares afiadas, oferecendo ao usuário a sensação de que estava usando no pulso uma pequena barra de ouro. Para os parâmetros da época, foi o desejo de aquisição de milhares de pessoas.

Além do requinte, Bulova Computron ficou mais conhecido como “trapézio” porque seu design não exigia que o usuário girasse o pulso para visualizar o mostrador ao dirigir, por exemplo.

Em 2021, nesta mesma época, a Bulova anunciava novidades em que se resgatou os sentimentos setentistas. Dentre os lançamentos, aqui no Blog falamos de dois modelos: o Bulova Computron 96C139 (cromo) e 98B135 (preto). Digitais e retrôs, as características se somaram às qualificações de excelência Bulova. E a Bulova anunciou uma edição especial Computron, que você confere os detalhes a seguir.

Relógio Bulova Computron Quartz D-Cave Special Edition (98C140 e 96C140)

A Bulova retoma os ares futurísticos, mas em um convite especial de retorno às décadas de 1970 e 1980 (nesta última década foi quando a tendência futurística ganhou força em outros segmentos também). Fazendo uso das especificações dos modelos Computron anteriores, a marca lança duas releituras do consagrado relógio digital:

98C140 – Esta opção tem o circuito interno à mostra, como referência ao universo digital, mas com vislumbre mais próximo aos primeiros modelos lançados. Um design que lembra uma placa de memória para arremeter, de forma literal, à lembrança do momento em que as inovações passadas se cruzam como as atuais, resultando em relógio colecionável, com design retrô e moderno ao mesmo tempo. Veja os detalhes na lateral da caixa e o revestimento de IP black que a pulseira de aço inoxidável recebe.

98C141 – Já a segunda opção é uma edição em que a parte da frente é fechada, com design que faz alusão a um gabinete de computador. O revestimento de IP black nesta opção está na caixa, em que, para os tempos atuais, deve empolgar os jovens que gostam de eletrônicos e jogos on-line. Este Computron surge com novos ares, apresentado com a pulseira de silicone na cor preta, sendo na parte da extremidade interna e a estreita lateral da pulseira com linhas finas na cor verde – lembrando elementos do mundo dos “gamers”.

Com exceção dos detalhes do mostrador e as pulseiras, ambos os modelos tem todo o restante de suas estruturas idênticas. As caixas são de aço inoxidável, com 31mm de diâmetro e 14mm de espessura – sendo o “lug to lug” de 40mm. Inseridos na coleção Archive Series da Bulova, os novos Computron, têm mostradores na cor preta e são movidos, claro, por quartzo, com funções de hora, os segundos corridos, o dia, a data e um fuso horário alternativo, sendo o LED na cor verde, protegidos por vidro cristal mineral e têm resistência à água de 30m. Vale enfatizar que as caixas em trapézio facilitam a visualização do mostrador, estando o usuário com o braço inclinando enquanto dirige ou em meio à uma partida on-line.

E se o assunto é inovação, a Bulova deu um passo além: a reinterpretação do Computron para a designação de “D-CAVE”, como uma evolução dos designes originais e com novos conceitos introduzidos, desafia a Bulova a estar no mundo físico e também no metaverso. A marca está com espaço todo estruturado em Decentraland, em que os usuários têm acesso ao relógio físico por meio de um drop NFT exclusivo que concederá vários outros utilitários, uma versão vestível para usar em seus avatares e acesso a todos os drops futuros de NFT do D-CAVE.

Estes Bulova Computron Quartz D-Cave Special Edition (com referências 98C140 e 96C140) estão sensacionais e disponíveis na Relojoaria Impala. Entre em contato com nossa equipe pelo WhatsApp, pelo número 11.97469-1032. Acompanhe nossas redes sociais e não deixe de acessar nosso e-commerce para conferir estes modelos Computron e outras novidades da relojoaria.

Esperamos que tenha gostado destas novidades. Semana que vem tem mais.

Cuide-se e até mais!


O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é banner-acesse-o-site-1024x289.png

Você também pode nos acionar via WhatsApp:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é banner-chama-no-whats-1024x289.png

Um grande abraço e ótima semana.

Lista VIP - Mundo Relojoeiro

Um grande abraço e ótima semana.

Até breve!

Category:

Tags:

Share: