Bulova recria seu Parking Meter de 1973 – Confira as novidades


Olá!

Hoje, caro leitor, vamos voltar à década de 1970 a convite da Bulova. A marca de relógios recriou um de seus cronógrafos que simbolizam uma das referências do trânsito de Nova York, nos Estados Unidos. Não é preciso já ter visitado a “Big Apple” para reconhecer os parquímetros, pois são figuras presentes em filmes, seriados e em imagens que registram momentos do dia a dia novaiorquino. Esteja preparo para embarcar conosco nesta viagem. E não se preocupe com moedas. O Blog da Impala garante este “estacionamento” e todos os detalhes desta contribuição à relojoaria mundial. Tenha uma prazerosa leitura!

Embora o Bulova Parking Meter tenha sido lançado em momento em que o mundo vivenciava o estilo hippie – com cores marcantes, franjas, camurças, bordados e brilho –, o design da caixa tem a ver com o movimento escolhido e não por tendências de moda e cultura da década de 1970.

O modelo original, lançado em 1973, estava equipado com um movimento ChronoMatic, que foi o primeiro cronógrafo de micro-rotor da época. A base era o movimento automático Buren 1281 acoplado ao módulo Dubois Depraz 8510 – 17 rubis, frequência de 21.600bph, reserva de energia de cerca de 42h. O Buren tinha um micro-rotor onde o módulo era fixado, deixando o arranjo em formato conhecido como “bullhead” (cabeça de touro, em tradução livre).

A palavra “bullhead” na relojoaria mundial se refere aos relógios que têm a coroa e os botões do cronógrafo na parte superior da caixa, lembrando um par de chifres. Esses botões são geralmente maiores e precisavam que a caixa fosse maior na parte onde eram inseridos os botões, mas também oportunizam que o mostrador ficasse inclinado às 6h, facilitando a visualização. Para completar, o arranjo do empurrador do “bullhead” exigia uma moldura de metal azul para conectar a coroa aos demais componentes, resultando em um formato diferente e semelhante a um parquímetro.

Bulova Parking Meter Chronograph Limited Re-Edition (98B390)

A versão original foi um projeto caro e estava em meio a outro cenário: a ascensão dos relógios quartzo. Bem sabemos a revolução que os modelos quartzo fizeram, tanto que estão presentes no mercado até os dias atuais e foi adotado pela Bulova. Pode soar ironia, mas o novo movimento cronógrafo do Parking Meter é de quartzo Miyota 0S21.

A reedição do Parking Meter apresenta o mesmo formato de caixa “bullhead”, com botões superiores (botões do cronógrafo posicionados às 11h e à 1h) e a coroa exclusiva colocada como o original, às 6h. A caixa de 43mm de diâmetro é projetada em aço inoxidável, com acabamento escovado ao estilo Bulova.

Veja que o mostrador continua prateado, mas ganha detalhes em azul e laranja, com um anel externo banhado a íon azul (que vai até os botões) e um anel de taquímetro interno correspondente. O relógio tem ponteiros luminosos, é protegido por vidro cristal de safira e tem resistência à água de 100m.

Esta versão 2022 do exótico modelo de 1973 revela outros detalhes. Note a indicação de segundo fuso horário, em subdial posicionado às 12h (na versão original, era um contador para até 30 minutos) e um pequeno mostrador de segundos, posicionado às 6h (que substitui um contador de 12 horas no relógio dos anos 1970). O modelo atual ainda tem complicação da data do dia, às 3h.E, claro, que você pode conferir que são duas coroas, sendo a colocada às 12h com a função de ajuste de hora e data e a segunda coroa tem a função de girar o bisel interno – enquanto o modelo setentista não tinha bisel interno e foi apresentado com apenas uma coroa.

Este Bulova Parking Meter Chronograph já foi fabricado com pulseira de couro preta e a nova edição a pulseira é de couro marrom – que rendeu um contraste harmonioso. E lembramos que se trata de uma edição limitada em 5.000 unidades.

Este relógio é muito bem recebido por entusiastas Bulova e colecionadores de relógios. Gostou de saber destes detalhes? Somos apaixonados pela relojoaria e adoramos compartilhar curiosidades e novidades do segmento aqui no Blog. Nosso encontro não precisa acabar por aqui! Visite nossa loja física, siga a Impala nas redes sociais e acesse nosso e-commerce:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é banner-acesse-o-site-1024x289.png

Esteja à vontade para nos acionar pelo WhatsApp: 

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é banner-chama-no-whats-1024x289.png

Semana que vem voltamos com mais novidades!

Lista VIP - Mundo Relojoeiro

Até breve!

Category:

Share: