Conheça as novas reinterpretações de clássicos Seiko de 1965/1970 para linha Prospex

Olá, caro leitor! Muito obrigado por estar conosco curtindo mais um conteúdo do Blog da Impala. Como você está hoje? Nós, aqui, estamos bem saudosistas e entusiasmados com mais novidades Seiko. Nesta oportunidade vamos oferecer um mergulho diferente. Vamos falar de duas reinterpretações de clássicos Seiko Prospex Diver 1965 e 1970, que tiverem seus designs projetados para uma experiência de retorno ao passado. Pronto? Boa leitura!

O termo vintage é utilizado para referir-se a algo clássico e antigo, que foi usado e está em bom estado de conservação. É bem abrangente, pois estamos falando de um estilo que se relaciona representado em peças de decoração, vestuário e também em acessórios. Itens estes que são catalogados entre as décadas de 1920 e 1960.

Como nosso papo sempre é voltado aos relógios, eis que temos os primeiros mergulhadores da Seiko como referência. Desde o lançamento do primeiro modelo de mergulho, em 1965, a Seiko deu seus primeiros passos para escrever o que hoje tem consolidado: sua reputação em fabricar modelos aquáticos robustos, de alto desempenho e tecnicamente avançados – a exemplo dos relógios que têm sido inseridos na linha Prospex e os inúmeros modelos de edição especial.

Primeiro modelo de mergulho – 1965

O que vimos muito ao longo dos anos foram relógios em que a tecnicidade por vezes prevalecia o design – claro que não temos como falar de defeitos ou “erros”, apenas apontamos como uma característica da marca o fato de que a maioria dos modelos apresentados é lembrada pela qualidade e inovação, sendo o design uma qualidade importante, porém secundária.

Seiko Prospex 1965/1970 Diver’s Modern Re-interpretation (SPB237J1 e SPB239J1)

Os novos lançamentos da fabricante japonesa não só fazem jus ao legado de qualidade como apresentam novos olhares para os designs escolhidos. Toda a excelência a Seiko é incontestável. E o que encontramos nestes dois modelos que destacamos hoje foi uma charmosa combinação entre qualidade e estética.

As reinterpretações dos modelos de mergulho têm suas respectivas peculiaridades. Porém, ambas compartilham de detalhes e modernizações similares. Os modelos SPB237J1 e SPB239J1 foram equipados com o calibre Seiko 6R35 – movimento automático, com complicação da data do dia, opera em 3Hz de frequência e, além de mais precisão, este calibre oferece reserva de energia de até 70h.

Os dois modelos são protegidos com vidro cristal de safira e dividem uma audaciosa e feliz escolha da Seiko, que optou por apresentar reinterpretações com pulseiras feitas em alças de tecido, com cores quentes para realçar ainda mais o estilo vintage.

Para a Seiko nada é simples! As alças, caro leitor, são inspiradas nas tiras de nylon padrão OTAN, mas estas são especiais – feitas a partir de uma técnica tradicional japonesa conhecida como Seichu, que oferece uma rica textura e cores que são tradicionais no Japão. Podemos ver esta técnica difundida mundialmente a partir dos “obijimes” – aqueles cordões que são decorativos e mantém a faixa do quimono no lugar.

Esta escolha de balancear estética com funcionalidades excepcionais está bem evidente nestas pulseiras dos relógios SPB237J1 e SPB239J1. Bonitas, versáteis e são especialmente fabricadas para oferecer resistência à tração quase quatro vezes maior que as tiras de tecido Seiko normais, permitindo que as pulseiras tenham força e sejam resistentes à degradação causada pela exposição à luz do Sol e oferecem flexibilidade, permeabilidade e conforto durante uso no dia a dia e embaixo d’água. E as pulseiras recebem complemento de partes metálicas, que seguem o padrão de detalhes contemporâneos dos relógios Prospex.

Seiko Prospex 1965 Diver’s Modern Reinterpretation (SPB239J1)

Este primeiro modelo de hoje é uma reinterpretação do relógio 62MAS de 1965. Já vimos outros modelos semelhantes, tais como os relógios SPB143, SPB147 e SPB213. Este Prospex tem um novo esquema de cores, sendo o mostrador marrom escuro, com acabamento escovado e detalhes que arremetem ao Sol; os índices e ponteiros prateados e preenchidos com a tecnologia Lumibrite desenvolvida pela Seiko. Note que as bordas dos índices são beges, assim como as inscrições que estão no bisel – que é todo polido e a circunferência externa é chanfrada.

A caixa de aço inoxidável tem 40,5mm de diâmetro, sendo o vidro de cristal de safira abobadado no topo, coroa rosqueada e posicionada às 3h, e oferece resistência à água de até 200m. Esta reinterpretação SPB239J1 acompanha duas pulseiras – uma marrom escura, que combina com o mostrador, e uma segunda que tem o mesmo tom bege aplicado nas bordas dos índices e detalhes do bisel.

Seiko Prospex 1970 Diver’s Modern Reinterpretation (SPB237J1)

Já esta segunda reinterpretação apresentada pela Seiko foi inspirada na versão Turtle de 1970, que nós conhecemos como “Capitão Willard”, personagem do longa Apocalipse Now. Trata-se do descente direto do Seiko 6105-8110, que foi popularizado pelos soldados norte-americanos e é um dos modelos lembrados na história do Japão por ter sido usado pela exploradora Naomi Uemura – que já foi pauta aqui do nosso Blog.

A coroa posicionada às 4h faz alusão à família dos Turtles, mas também recebe um esquema de cores diferenciado. Neste SPB237J1 o mostrador é texturizado e recebeu um tom de cinza desbotado. E para arremeter aos detalhes vintage, a Seiko também fez uso do bege nos detalhes, seguindo o mesmo padrão da reinterpretação SPB239J1 do relógio de 1965. Porém, este relógio em questão tem mais contrastes de cores. O bisel é mais escuro que o mostrador e o esquema de cores das duas opções de pulseiras são mais claras – sendo uma cinza desbotada e outra verde oliva. Já a caixa de aço inoxidável tem 42,7mm de diâmetro.

Sensacionais estes relógios! Esportivos com aparência de relógios clássicos, bom para quem prefere modelos tradicionais, mas busca por especificações mais resistentes. A oportunidade de ter estes belíssimos relógios Seiko Prospex 1965/1970 Diver’s Modern Re-interpretation, de referências SPB237J1 e SPB239J1, está bem aqui, pois os dois modelos estão disponíveis pela Relojoaria Impala.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é banner-acesse-o-site-1024x289.png

Você pode conferir estes e outros modelos em nossa loja física e também em nosso e-commerce. Obtenha mais informações pelo WhatsApp.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é banner-chama-no-whats-1024x289.png

Aguardamos seu contato e agradecemos pela sua companhia.

Até a próxima e cuide-se!

Lista VIP - Mundo Relojoeiro

Category:

Share: