Desbrave o céu italiano com Porco Rosso by Seiko

Olá para você que visita o Blog da Impala. O conteúdo de hoje está recheado de curiosidades que permeiam mangá, Disney, Primeira Guerra Mundial e um dos personagens mais queridos mundialmente, criado pelo Studio Ghibli. A soma destes elementos resulta na concepção de dois belos modelos de edição limitada da linha Presage da Seiko.

Os quadrinhos japoneses, conhecidos como mangá, são considerados parte integrante da cultura contemporânea do Japão e atingem a todas as faixas etárias. Um dos personagens mais conhecidos do mangá é o Porco Rosso, desenhado originalmente em aquarela por Hayao Miyazaki.

Em 1992, personagem Rosso ganhou o mundo ao estrelar um filme do Studio Ghibli, que apresenta um piloto do início do século 20, transformado em um porco e que leva uma vida repleta de aventuras. O cenário utilizado é a Itália da década de 1930, período entre guerras mundiais, marcado por recessão económica e ascensão do fascismo.

Porco Rosso é um ex-piloto emérito da Força Área Italiana, com a cabeça e traços suínos, mas mente humana e com várias artimanhas. Ele inicia sua aventura perdido numa ilha deserta, em algum lugar do mar Adriático. A bordo de seu hidroavião, Porco ganha a vida perseguindo bandidos no céu italiano e se envolvendo em esquemas que reservam drama, aventura e romance em uma única animação.

O longa metragem tem o nome original de “Kurenai no Buta” e, em português, recebeu o nome de “Porco Rosso: O Último Herói Romântico”. Originalmente de 1992, o filme chegou a ser relançado e distribuído pela Disney em 1995. E, 28 anos depois, o Porco Rosso adentra o segmento de relojoaria, por meio da Seiko.

Seiko Porco Rosso Collaboration Limited Edition

A Seiko expande sua coleção Presage com duas novas edições limitadas inspiradas no filme de animação japonês Porco Rosso. Com mostradores esmaltados feitos à mão e referências ao antigo hidroavião vermelho de Rosso, um relógio é movido por tecnologia Spring Drive e o outro é um cronógrafo automático.

Conheça os dois novos modelos que a Seiko revelou em 2020 para a coleção Presage, inspirados no personagem Porco Rosso.

Seiko Presage Porco Rosso Spring Drive Limited Edition (SNR047J1) 

Este modelo é um Spring Drive, equipado com calibre 5R65, que confere precisão média de ± 1 segundo por dia / ± 15 segundos por mês; além de reserva de energia de três dias (aproximadamente 72h), 30 joias, parada de segunda mão e resistência de 100m de profundidade.

O mostrador branco é feito de esmalte para criar a beleza quente que ecoa a sensação e a textura dos materiais usados em uma aeronave dos anos 1920. Vale lembrar que os aviões do filme não são novos, são de “piratas do ar” e “caçadores de recompensa”, como o Porco, por isso os dos aviões são anteriores ao momento retratado no filme (já meados da década seguinte – 1930).

Não por acaso, o branco do mostrador é inspirado no painel de instrumentos do avião com ponteiros e números claros e em negrito, bem como marcadores detalhados e intrincados. A data do dia está posicionada às 3h, emblema “R” (presente na cauda do avião do Porco) é exibido na posição das 6h; e o indicador de reserva de energia (que recebe um pequeno ponteiro verde) está posicionado entre às 7h e 8h. Os ponteiros de hora e minuto recebem a mesma tonalidade cinza de alguns dos elementos dos painéis de avião e a cor vermelha foi escolhida para o ponteiro de segundos – para integrar sutilmente as cores da bandeira italiana.

A caixa é de aço inoxidável, tem 40mm de diâmetro, e a coroa está posicionada às 3h. Detalhe na lateral da coroa deste modelo Seiko que recebe o R de Rosso e o nome do seu avião, Savoia S-21, na lateral da caixa. Na parte da frente, a caixa recebe vidro de cristal safira, de dupla curva. Já o caseback é um show à parte. Com o rosto do Porco Rosso ao centro, inscrições de “Made in Japan”, edição numerada (xxx/500) e “Spring Drive” na parte inferior e ainda há inscrição destaque, no contorno do relógio, a frase “Um maiale che non vola è solo um maiale” – que significa “um porco que não voa é apenas um porco”.

Este Presage ainda recebe pulseira vermelha, em couro de crocodilo, na mesma tonalidade da fuselagem do Savior S-21, sendo as costuras nas cores verde, branca e vermelha; e acompanha uma segunda opção de pulseira, na cor preta, também em couro, com as costuras nas cores da bandeira da Itália.

Seiko Presage Porco Rosso Chronograph Limited Edition (SRQ033J1)

Este Porco é um cronógrafo com 12 horas e de 30 minutos, sendo automático e com capacidade de enrolamento manual. Equipado com o calibre 8R48 – que oferece precisão de +25 a -15 segundos por dia e reserva de energia de 45h – este modelo tem 34 joias e resistência de 100m de profundidade. É denominado como Presage Tri-compax SRQ033 – sem defeitos!

O mostrador esmaltado também é inspirado no painel de instrumentos do avião, mas a Seiko optou pela cor preta para este modelo. Este aqui, porém, visualmente parece estar mais próximo de um verdadeiro avião vintage: marcações brancas e botões de pistão, além de recortes harmoniosos nos subdials, com grandes algoritmos árabes brancos e marcadores retangulares às 3h, às 6h, 9h e triângulo às 12h.

A bandeira italiana está em evidência ao fundo do subdial de segundos, que recebe ponteiros que parecem hélices. Há também uma escala de telêmetro na extremidade superior do mostrador, e um ponteiro central vermelho brilhante para as funções do cronógrafo. E também recebe o “R” do avião de Rosso.

A caixa é um pouco maior: este Seiko Porco tem 42mm de diâmetro, feito em aço inoxidável e revestido coma tecnologia “super duro”. Para o vidro, a Seiko também fez aplicação de cristal de safira de dupla curva. E no caseback, a sutileza do movimento 8R48 é ainda mais visível, pois neste modelo é totalmente transparente e ainda recebe os mesmos detalhes do Porco Spring Drive, com a diferença de que alguns elementos são destacados em dourado.

A pulseira é preta com as linhas da costura nas cores da bandeira italiana, em couro de crocodilo na cor preta. E também há uma segunda opção na vermelha, também com as costuras coloridas em verde, branco e vermelho.

A Seiko preparou um box especial, que acompanha alça alternativa em tecido de couro, com direito a mensagem de Hayao Miyazaki – do diretor do filme. Todos os detalhes fazem jus ao fato de ser uma edição colaborativa e limitadíssima: são 500 unidades para o modelo Spring Drive (SNR047J1) e 600 relógios para o modelo cronógrafo automático (SRQ033J1) – todos enumerados e fabricados no Japão.

Hoje fomos de pinturas de aquarela do Sudio Ghibli, no Japão, ao céu italiano repleto de aventuras vividas pelo personagem Porco Rosso. Estas e outras inúmeras curiosidades do universo dos relógios você confere aqui, semanalmente no nosso Blog da Impala.

Um grande abraço!

Lista VIP - Mundo Relojoeiro

Compartilhe conteúdos do seu interesse. Clique aqui para entrar em contato e nos sugerir algum assunto.

Category:

Share: