Descubra os diferenciais dos relógios Grand Seiko

Olá para você que visita o Blog da Impala. Seja muito bem-vindo ao nosso espaço, totalmente dedicado ao universo da relojoaria. Dos questionamentos mais feitos neste segmento e, principalmente, por aqueles que começam a conhecer um pouco mais sobre a Seiko estão as comparações sobre os relógios Grand Seiko e King Seiko. Ambos são relógios formidáveis e queremos falar sobre a história de cada um deles.

Acomode-se e fique à vontade. A você que nos lê ou nos ouve, já agradecemos pela companhia. Hoje é a vez do Grand Seiko. Vamos nessa!

A Seiko deu início às suas atividades no fim do século 19, com relógios de parede, e teve ascensão com a criação do Seikosha Timekeeper, um relógio de bolso desenvolvido por Kintaro Hattori, fundador da marca.

Conhecida mundialmente pelos relógios de quartzo de baixo custo, a Seiko é muito mais do que fabricante de relógios. A marca sempre esteve à frente do seu tempo, unindo tradição com inovação. Suas coleções carregam uma história, que permite que os clientes, ao adquirirem um relógio Seiko, não só o consumam como mero produto, mas também façam um verdadeiro investimento e adicionem um elemento em seu dia a dia que represente sua personalidade.

Em mais de 100 anos de história, a Seiko produziu relógios que se tornaram icônicos pelos inúmeros diferenciais. Um deles foi o primeiro modelo de pulso da marca, lançado em 1924. A peça foi criada em momento de recomeço da Seiko, após ter todas as fábricas destruídas por forte terremoto que o Japão sofreu no ano anterior.

Assim como em toda história de sucesso, a Seiko se reinventou. Tornou como âmago da empresa o desafio de unir estética e simplicidade, elementos tradicionais do Japão em convergência com a tecnologia, resultando em relógios que ora são esportivos, casuais, ora sociais ou de extremo requinte. Em todos eles, ano após ano, a Seiko busca imprimir respeito, qualidade e, principalmente, precisão.

Determinada a se sobressair no segmento, em 1960 a equipe Seiko criou o Grand Seiko. Com o lema que podemos interpretar como “honrar nossas origens abraçando o futuro”, este relógio foi concebido por meio de um ideário em apresentar um modelo com padrões de precisão, durabilidade e beleza sem precedentes.

Desde a década de 1950, a Seiko já estava em crescente ascensão com modelos mais acessíveis. Mas, o primeiro Grand Seiko, com o calibre 3180, foi lançado na década seguinte para um público mais exigente, que tinha como referência o conhecido padrão dos Bureaux Officiels de Contrôle de la Marche des Montres – ou em português direto: o padrão dos relógios suíços.

Os anos “60” foram de várias mudanças para o Grand Seiko – uma modificação, aperfeiçoamento e/ou novidade a cada relógio lançado. O relógio se tornou uma coleção homônima. Em 1960 o primeiro Grand Seiko, robusto para sua época e com precisão de 12s. Em 1964, foi lançado o Grand Seiko Self-Dater – mais prático, desenhado para ser usado de dia ou á noite, com maior resistência à água e complicações de calendário no mostrador. E foi em 1967 que a Seiko “descobriu” a essência dos Grand Seiko, a partir da apresentação do 44GS. Pois, os aspectos de design deste modelo, como proporção, acabamento e ângulos, são utilizados até hoje.

No mesmo ano, em 1967, a marca apresentou seu primeiro Grand Seiko automático, o 62GS. E não pararam: em 1968 teve o lançamento do automático 10 batidas, o 61GS, e o relógio manual 10 batidas, denominado como 45GS. Foi neste ano que a Seiko desbancou as demais marcas do segmento e ganhou o prêmio de melhor calibre em competição promovida em Genebra – a “meca” da relojoaria.

Estas competições de testes de cronômetros e precisão do relógio eram uma febre na época. E elevou consideravelmente a relojoaria a nível mundial, incluindo a Seiko que parecia distante geograficamente, mas estava lado a lado com os principais fabricantes europeus.

Neste ponto da história, ressaltamos que todos os componentes utilizados na montagem dos relógios Seiko são fabricados por ela mesma. Com os reconhecimentos recebidos pelo Grand Seiko, a marca elevou os padrões globais da relojoaria ao apresentar peças exclusivas, como as ligas utilizadas nos movimentos, o torque e a durabilidade das molas principais – estas que últimas que permitiram o aumento da taxa de oscilação da roda do balanço para 10 batidas por segundo, o que aumenta a precisão dos relógios e a Seiko chegou ao que chamamos de “hi-beat”.

Não por acaso, os modelos 61GS e o 45GS são lendários. O nível de precisão tinha uma variação de menos de ± 2 segundos por dia (ou ± 1 minuto por mês). Para os padrões da época era algo excepcional e receberam o nome de Grand Seiko Very Fine Adjusted.

Com precisão de ±10 segundos por ano, a Seiko lançou em 1988 o primeiro relógio de quartzo – conhecido como Grand Seiko 95GS – que além de mais preciso, era mais resistente à temperatura, umidade e a choque. Já em 1993, a Seiko apresentou um novo Grand Seiko com calibre 9F83, um relógio de quartzo que incorporou quatro novidades: mecanismo de ajuste automático de folga, o sistema de controle de pulso duplo, o mecanismo de mudança instantânea de data e a construção de escudo de proteção.

Em 1997, a Seiko apresentou a série 9F6, com um nível superior de design de caixa que tornou os relógios de quartzo Grand Seiko ainda mais confortáveis de usar. E em época que as concorrentes entregavam relógios com reserva de energia de 40h, a Seiko apresentou uma geração de Grand Seiko com calibres 9S que surpreenderam com reserva de 50h. São os calibres 9S51 e o Calibre 9S55, criados em 1998 e, em 2006, o Grand Seiko foi equipado com calibre 9S67 com uma reserva de marcha de 72h.

Um mergulho na história

Estamos contando a história do Grand Seiko ao longo dos anos, mas neste ponto voltamos um pouco ao tempo. Retornamos lá em 1977, para contarmos a história um jovem engenheiro de relógios, que decidiu colocar à prova sua crença de que poderia ser criado um relógio para vida toda. Seu nome era Yoshikazu Akahane, de brilhantismo e persistência únicas, teve ideia e muita coragem para criar um relógio tradicional, movido por uma mola principal, capaz de oferecer precisão de um segundo por dia – algo que só se via em relógios eletrônicos.

Falamos em persistência, não é?! Foram 20 anos, centenas de contratempos, mais de 600 protótipos, e dezenas de pessoas dedicadas a fazer com que a ideia se tornasse realidade. E conseguiram! Yoshikazu e sua equipe apresentaram, em 1999, o Spring Drive. Mas, só em 2004 que esta tecnologia foi incorporada ao Grand Seiko.

Podemos dizer o que muitos especialistas defendem: com o calibre 9R65 a Seiko conseguiu o melhor de dois mundos. Seja em terra firme ou na água, o Spring Drive Grand Seiko consegue ser mais preciso e mais confiável. E com o calibre 9S67, o Grand Seiko foi lançado, em 2006, com 28.000bph, com mola principal mais larga e com reserva de energia de 72h.

E daí por diante surgiram outros relógios com a essência Grand Seiko e super tecnológicos: o Grand Seiko Spring Drive GMT, em 2005 – precisão em qualquer fuso horário (calibre 9R66), o

E o Grand Seiko Hi-Beat, que recebeu o calibre 9S85 – que recebe uma nova liga para a mola principal, 55h de reserva de energia e durabilidade que pode atravessar gerações.

Falar em Grand Seiko é elevar suas expectativas, ir além do que já foi apresentado ao mercado e pensar em sinônimos como luxo e eterno. E o que torna estes relógios Grand Seiko ainda mais desejados são as edições limitadas e que são disputados em todo o mundo.

Hoje vamos ficar por aqui com esta história magnífica dos relógios Grand Seiko. Na próxima semana você já sabe: vamos falar do King Seiko e você poderá compará-los com as próprias referências. Nós confessamos que adoramos todos! São relógios que têm cargas históricas indescritíveis e temos o privilégio de ter a Seiko como uma das marcas carro-chefe da Relojoaria Impala.

Ahh, quer falar conosco? Entre em contato pelo nosso WhatsApp. Anote aí: 11.97469-1032.

Na próxima semana voltamos com mais histórias e mais relógios.

Um grande abraço e até lá.

Lista VIP - Mundo Relojoeiro

Category:

Share: