Diver da Bulova MIL-SHIPS-W-2181 ressurge com ajuda de colecionador

Olá!

Seja bem-vindo ao Blog da Impala. Hoje temos para compartilhar uma história espetacular em que um colecionador apaixonado por relógios de mergulho dos anos 50 e 1960 descobriu um protótipo Bulova que havia sido perdido. Incrível! Fique à vontade, aproveite nosso conteúdo e boa leitura!

A história da Bulova já contamos aqui em várias oportunidades. Em resumo, Joseph Bulova saiu da Tchecoslováquia para os Estados Unidos, fundou em 1875 sua primeira fábrica de relógios e a transferiu para Suíça, de onde saem (até hoje) peças para o mundo todo. Ele deixou legado na história como uma das referências da relojoaria.

Joseph Bulova

O altíssimo padrão dos modelos criados pela Bulova estão consolidadas e são indiscutíveis. E para celebrar alguns dos ícones já apresentados, a marca criou a coleção Archive Series – que no site oficial está disponível como um museu interativo e rico em detalhes. Na coleção estão reinterpretando designes mais nostálgicos da Bulova, obviamente com inclusão de tecnologias modernas.

São 18 relógios que compõem o Arhcive Series. E dois deles, em específico (nossa pauta de hoje) são provindos de um relógio de mergulho militar, tido como “ultrarraro” por especialistas, que ressurgiu graças a um colecionador.

Voltamos ao tempo: 1950. Esta década foi um momento de experimentação de desenvolvimento para o segmento de relojoaria, principalmente em se tratando de relógios de mergulho. Muitas marcas de relógios, como Rolex, têm participação no referido momento e estão até hoje no mercado. O que nem sempre é falado é que os militares influenciaram efetivamente para adequação de várias tecnologias da época.

A Bulova foi uma das empresas contratadas pela Marinha dos Estados Unidos para desenvolver relógios que atendessem, de fato, às necessidades das equipes de mergulho. Na época, uma das especificidades era de que os relógios mantivessem suas funcionalidades em ações subaquáticas das equipes de munições explosivas (EOD) e de demolição subaquática (UDT). Então, foram apresentados 12 protótipos de Divers e disponibilizados para testes navais.

O pedido para desenvolver protótipos, foi então presidido pelo general aposentado Omar Bradley (sentado ao lado de Arde Bulova na foto), que tinha extensas conexões militares.

O MIL-SHIPS-W-2181 ganhou destaque nas ações experimentais, tendo desempenho registrado até 392 pés (cerca de 119m). Apesar de aprovado por equipes Frogman (militares homens-rãs), o referido modelo foi arquivado. E o que poderia ter sido esquecido para sempre, ressurgiu a partir da perseverança de um único colecionador, fascinado pela história dos relógios militares de mergulho.

O nome de Adam Victor tem sido mencionado em publicações que recontam esta história. Ele reside em Nova Iorque, pesquisa, estuda e adquire relógios de mergulho das décadas de 1950 e 1960. Foi desbravando a coleção Blancpain Fifty Fathoms que ele esbarrou em um dos protótipos Bulova e ficou instigado porque o relógio detinha alguns detalhes singulares e sua busca por informações levou até o contrato da Bulova com a Marinha dos EUA de 1957.

Graças à paixão de Adam, Bulova decidiu não só recriar o protótipo como lançá-lo no mercado pela primeira vez.

Bulova MIL-SHIPS-W-2181 Reissue (98A265 e 98A266) 

Anunciado neste segundo semestre de 2021, o Bulova MIL-SHIPS-W-2181 Reissue é oferecido em duas variantes diferentes: uma limitada, com movimento Sellita automático (98A265), e edição em série, com movimento Miyota 82S0 (98A266). No pulso, os dois relógios se distinguem pelas cores da pulseira – o limitado é padrão OTAN, na cor preta, e o de série tem pulseira de nato azul ardósia.

A intenção da Bulova com os novos modelos MIL-SHIPS era trazer o design original de volta à vida da maneira mais precisa possível. As dimensões da caixa são quase idênticas, com 41mm de diâmetro e o cristal do vidro foi atualizado para safira, porém tem uma cúpula dupla como o design dos anos 1950.

De diferenciais, o que se tem são atualizações inovadoras que não descaracterizam o protótipo Bulova para Marinha norte-americana. Há um disco de umidade, com uma tira de papel exclusiva no mostrador, que indica se a umidade entrou no relógio – se isso ocorrer, mudará de cor caso a resistência à água de até 200 metros falhar.

Segundo detalhe que é novidade para modelos MIL-SHIPS-W-2181 é que o bisel do original foi feito com acrílico e rádio, os lançamentos atuais são de alumínio com tecnologia Bulova Super LumiNova. E a última característica exclusiva é que o anel superior girará apenas quando for pressionado para baixo.

O mostrador preto fosco tem índices e detalhes do relógio são em tom pastel e a parte detrás tem o capacete de mergulhador desenhado, o ano de fabricação do protótipo (original de 1957) e inscrições que revelam o quanto estas peças são especiais.

O relógio de edição especial é enumerado e acompanha um box em formato de capacete vintage de mergulho, enquanto o modelo de produção em série acompanha um box azul brilhante.

Bulova 98A265
Bulova 98A266

Para Adam Victor, o lançamento do Bulova MIL-SHIPS-W-2181 é o resultado de anos e anos de coleta e estudo, deixando a entender de que há muito a ser explorado na história dos relógios e que, por motivos variados, tem se perdido ao longo do tempo. Victor emprestou seu Bulova MIL-SHIPS-W-2181 por meses para que a Bulova pudesse estudá-lo e propor uma nova versão. A marca, durante lançamento, informou que não tinha mais os desenhos do original.

Estes Bulova MIL-SHIPS-W-2181 Ressue são os últimos lançamentos do Archive Series.

Bulova 98a265 “Swiss Made”

O modelo 98A265, que recebe o calibre Sellita, é limitado e enumerado em 1000 peças.

.

Bulova 98A266

O modelo 98A266, tem calibre Miyota 82S0 e produção em série.


Estes dois relógios, caro leitor, estão disponíveis no e-commerce da Relojoaria Impala.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é banner-acesse-o-site-1024x289.png

Obtenha mais informações destes modelos destaques de hoje e de outras dezenas de relógios pelo nosso  WhatsApp. Vamos conversar! Aguardamos seu contato.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é banner-chama-no-whats-1024x289.png

Ficamos por aqui e agradecemos pelo privilégio de sua companhia. Semana que vem voltamos com mais curiosidades do segmento.

Lista VIP - Mundo Relojoeiro

Category:

Share: