Edição limitada do Seiko Tuna 1000m – Um Relógio excepcional!

Olá!

Esperamos que você esteja bem e preparado para mais uma aventura pelo segmento da relojoaria. Nosso convite hoje é para um mergulho profundo por meio de mais um belíssimo Seiko de edição limitada. Acomode-se e boa leitura!

O começo desta história está presente em águas profundas e frias. Com exceção do Mar Mediterrâneo e no Atlântico Ocidental, o atum está presente em todos os oceanos, sendo um dos peixes mais consumidos do mundo por ter características nutricionais interessantes e por ser acessível em forma de produto enlatado – tal como a sardinha.

Falar do atum no segmento da relojoaria é entender a inspiração do nome escolhido pela Seiko para nomear uma das séries mais importantes e notáveis da marca: o Tuna, que é atum em inglês. Enquanto o peixe pode atingir 3,65m de cumprimento, pesar até 680kg e viver por 30 anos, o Seiko Tuna tem especificações que o torna um dos melhores relógios de mergulho do mercado.

6217-8000 – 62MAS

Desde 1965, quando a fabricante japonesa apresentou seu primeiro relógio de mergulho, que conhecemos como 62MAS – embora a referência seja 6217-8000 – outros modelos foram sendo criados sempre com aprimoramentos dos mecanismos, com mais resistência e funcionalidades específicas. Este primeiro modelo, por exemplo, era automático, mas tinha resistência de apenas 150m de profundidade. Três anos depois, a Seiko conseguiu dobrar este valor para 300m. Até que em 1975 apresentou a primeira versão Tuna, com resistência de 600m de profundidade e um dos relógios mais estimados por colecionadores da marca.

Em 2020, para celebrar o 55º aniversário deste primeiro modelo de mergulho, a Seiko lançou três modelos de relógios para celebrar os três ícones de mergulho da marca: o SLA037J1, que é uma recriação do 62MAS original de 1965, mas com resistência à água em até 200m; o SLA039J1, uma reinterpretação do modelo de 1968, sendo o modelo atual com resistência estendida a 300m de profundidade; e a estrela desta postagem: o SLA041J1, um novo relógio baseado no conceito do modelo de mergulho com saturação Tuna de 1975, porém com capacidade para mergulhos de até 1000m.

Seiko Prospex Tuna 55th Anniversary Limited Edition (SLA041J1)

Este SLA041J1 compõe o trio Prospex que a Seiko apresentou para a coleção comemorativa dos 55 anos do lançamento de seu primeiro mergulhador. O design foi aprimorado, mas a essência do Tuna foi mantida pelo tradicionalismo e reverência às tradições que a Seiko perpetua. No entanto, estamos no século 21, com mais tecnologia e excelentes recursos que tornam reinterpretações como o SLA041J1 tão estimados.

Um dos diferenciais está no movimento escolhido pela Seiko para este Tuna: o 8L35, desenvolvido e montado no Shizukuishi Watch Studio. Específico para relógios de mergulho, este calibre está presente em outros modelos da marca, como o Seiko Marinemaster. Para receber a classificação de resistência à água de 1000m e também por se tratar de mergulhos de saturação, o relógio foi montado em uma única peça, que na relojoaria denomina-se como monobloco e, por isso, o movimento não é visível.

E o que os olhos não podem ver, a gente explica: 8L35 tem a mecânica de engenharia proficiente, com precisão avaliada em -10 / + 15 segundos por dia em condições climáticas de 5 a 35°C de temperatura. É um movimento automático, com capacidade de enrolamento manual, equipado com 26 joias, oferece complicação da data do dia, função de parada de segunda mão, 50h de reserva de energia e resistência magnética (de 40.000 A/m).

Outro detalhe que não é visível, que já foi tópico do Blog, e não podemos deixar de mencionar é que os primeiros modelos de mergulho de saturação tinham a válvula de Hélio, para despressurização dos relógios em mergulhos muito profundos. Sempre à frente, a Seiko desenvolveu dispositivo que resolve essa “explosão” (por conta da pressão) ao equipar os relógios da marca com uma gaxeta em forma de L e um cristal ultra forte, que são protegidos pela caixa. E por esta junção de tecnologias que o modelo SLA041J1 tem classificação de 1Km de resistência e faz jus aos modelos de mergulho emblemáticos da Seiko.

Para suportar o movimento e todas as exigências necessárias para mergulhos profundos, este Seiko Tuna tem uma caixa enorme: são 52,4mm de largura, sendo 17,2mm de espessura. Feita totalmente em titânio com aço “sempre brilhante”, da tecnologia Ever Brilliant Steel da marca, que não só oferece mais brilho do que o aço normal e também, de acordo com a Seiko, permite que o relógio tenha resistência à corrosão ou degradação aumentada em 70% – apropriado para ser usado em ambientes marinhos hostis. E não podemos deixar de mencionar que esta caixa do Tuna SLA041J1 recebe cobertura em cerâmica de Zircônia e proteção de vidro de cristal mineral de safira.

Detalhe para o bisel unidirecional, que é preto na superfície, chanfrado na lateral e feito do mesmo aço “sempre brilhante”. Note também a parte preta no exterior da caixa, em que quatro parafusos estão à mostra, estes que reforçam a caixa monobloco, sendo a coroa posicionada às 4h.

O mostrador é um show à parte! A marca escolheu um tom de azul profundo para ser a cor deste mostrador feito em ferro puro – por isso a necessidade de ter resistência magnética de 40.000 A/m, como já mencionamos.

Os índices são de metal polido e circulares, com exceção às 12h – que é um triângulo invertido – e às 3h, em que o índice dá lugar ao calendário do dia, em formato retangular. Ao fundo, o mostrador ainda recebe inscrições padrões da marca e outras em vermelho, estas que frisam a resistência magnética oferecida pelo SLA041J1. Todos os índices e os ponteiros de horas e minutos recebem uma boa porção de Lumibrite, que permite excelente legibilidade durante os mergulhos. Já a pulseira deste Tuna é azul tal como o mostrador, feita em silicone.

Todas as peças desta coleção Prospex comemorativa de 55 anos dos mergulhadores da Seiko são limitados em 1.100 peças. Os modelos foram apresentados ao longo de 2020.

Nós temos orgulho dos mais de 47 anos de história da Impala e temos o privilégio de anunciar que temos este exclusivo Seiko Tuna SLA041J1 em nosso portfólio. Relógio excepcional, belíssimo e desejo de colecionadores e entusiastas dos Divers Seiko. Para mais informações sobre este modelo ou das dezenas de relógios do nosso e-commerce, entre em contato com a nossa equipe. Faça isso pela palma de sua mão, via WhatsApp:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é banner-chama-no-whats-1024x289.png

Agradecemos pela sua companhia e voltamos em breve com mais novidades.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é banner-acesse-o-site-1024x289.png

Até mais!

Lista VIP - Mundo Relojoeiro

Category:

Share: