Enamel, Shippo, Urushi e Arita – Os acabamentos impecáveis do artesanato japonês

Olá! Não é novidade alguma para nós, apaixonados por relógios, que há no segmento da relojoaria preciosidades capazes de marcar e “parar” o tempo pelas lembranças, pelas histórias, por serem joias que transcendem o status de objeto ou teor de usabilidade.

Há quem cultue a tecnologia, a tradição, as funcionalidades e/ou ainda tenha uma seleção de relógios prediletos por terem um valor sentimental. Neste post vamos dar evidência à estética, aos belíssimos tratamentos que são feitos a alguns relógios e que os tornam ainda mais especiais.

Não há como descrever todas as características de alguns tipos de acabamento, visto que temos a premissa que relógios são obras de artes e cada um tem uma impressão diferente. O que vamos tentar é evidenciar alguns detalhes que são a essência de alguns modelos.

Características como caixa, tamanho e pulseira são sempre notadas. O movimento é levado em consideração, claro. Mas, os mostradores detêm detalhes que vão além da cor: carregam uma carga histórica, um tema e um tipo de acabamento.

Estes “dials” (que chamamos de mostradores, mas, em livre tradução, são atribuídos como discadores) são o rosto do relógio, a parte frontal que indica as horas, minutos, segundos e outras funções adicionais – que variam como data, dia/semana, fases da lua, contadores e outras complicações.

Anos de testes, de técnicas milenares e tradições que são incorporados aos mostradores. A soma disso resulta em relógios únicos e a marca referência deste feito é a Seiko – que tem incluído preciosidades da horologia em sua linha Presage.

A fabricante japonesa domina o segmento no quesito artesanato. Falaremos de quatro acabamentos que são oferecidos pela Seiko. Confira!

ENAMEL

Enamel é “esmalte” em inglês (enameru em japonês). Já falamos desta técnica recentemente ao apresentar as especificações do Seiko Riki Enamel. Então, como exemplo da série enamel da Seiko, vamos exemplificar a referida técnica com outro belíssimo relógio da marca: Seiko Presage Edição Limitada Green Enamel SPB111J1.

Este modelo tem um mostrador enamel diferenciado. Além de fortalecer e deixar o mostrador mais vívido, o acabamento esmaltado preserva a cor utilizada por muito mais tempo. Esta técnica é supervisionada pelo artesão Mitsuru Yokosawa. Foi ele o responsável por apresentar este acabamento em um verde que arremete ao cedro japonês – presente nas florestas do país.

Como é uma técnica artesanal, requer tempo de produção e este modelo SBP111J1 tem edição limitada em 2.000 peças. E é um relógio automático, com capacidade de receber corda manual, equipado com movimento 6R35 e outros detalhes bem diferentes: pulseira de pele de crocodilo e vidro de safira de dupla curvatura e com tratamento interno antirreflexo.

SHIPPO

Também há uma vertente dos mostradores “Seiko Enamel” que leva a nomenclatura de Shippo – desenvolvido no Japão no século 17. Trata-se de um tipo específico de esmalte que se diferencia da porcelana por sua transparência e também pela maneira que é feito, já que é polido após a queima, em um minucioso processo em que o mostrador fica com 1mm de espessura.

Outra característica do Shippo é a aplicação de ranhuras, conhecidas como “guilhochês”. Esta técnica permite que o mostrador fique com esmalte translúcido e receba detalhes em sua superfície a exemplo destes acabamentos dos dois modelos do Seiko Shippo Enamel Limited Edition SPB073J1 e SPB075J1. São 2.500 unidades de cada, feitos à mão pelo artesão Ando Cloisonne, em Nagoya, e pintados por Wataru Totani, outro consagrado profissional em artesanato japonês.

Os mostradores SPB073J1 e SPB075J1 são azuis, de longa duração. O esmalte Shippo representa o azul do oceano e os detalhes são as ondas que se quebram nas ilhas japonesas. Uma obra de arte sem defeitos!

URUSHI

Introduzida na Seiko em 2016, a coleção Presage foi apresentada com uma edição limitada com mostradores de esmalte e Urushi. Esta técnica é um estilo de envernizado feito à mão. Urushi é “laca” em japonês.

Trata-se de um acabamento semelhante ao esmalte, mas permite que o relógio fique impermeável e com longevidade sem precedentes. Um exemplo deste trabalho artesanal é o Seiko Presage Urushi SARX029. Este modelo tem um mostrador envernizado e esta aplicação permite uma coloração preta vítrea.

Todos os relógios SARX029 passaram pelas mãos do mestre artesão Tamura Ichifune. Ele é de Kanazawa e aplicou a técnica urushi em todos os relógios, manualmente. Esta complexidade em oferecer acabamento para que as cores fiquem profundas e brilhantes precisa de tempo. Por isso, os relógios Seiko Urushi tem uma média de 15 modelos fabricados por dia.

ARITA

A porcelana é respeitada por remontar uma linha do tempo da história da Ásia para o mundo. O que foi do Oriente para o Ocidente também foi incorporado em outras culturas asiáticas, como a japonesa. Historicamente, as primeiras peças de porcelana surgiram na China. No entanto, numa pequena cidade da ilha Kynshu, a terceira maior ilha do Sudoeste do Japão, a argila foi trabalhada e adequada para a fabricação de uma porcelana única e também reverenciada mundialmente.

Esta cidade se chama Arita e por isso a porcelana feita lá recebe este nome. É um dos patrimônios culturais do Japão, com uma longa tradição de artesanato – respeitada e mantida ao longo das gerações.

As porcelanas Arita ganharam o mundo e a Seiko registra, em modelos de relógio, a junção harmoniosa de qualidade, tecnologia e tradição em mostrador com acabamento Arita (imari ware em japonês).

No evento Baselworld de 2019, a Seiko apresentou dois modelos com mostradores de porcelana Arita. Estes dois relógios são o Seiko Presage Arita Porcelain Dial SPB093 e SPB095, em que seus mostradores são fabricados manualmente, com queima em alta temperatura.

O curioso deste processo é que o mostrador pode ficar com pequenos pontos irregulares, tidos como ondulações, e que podem influenciar nas cores. Isso torna o relógio ainda mais singular. Este trabalho de criação é feito sob a supervisão do artesão Hiroyuki Hashiguchi, especialista em porcelana Arita.

Estes Seiko Arita SPB093 e SPB095 têm todas as especificações de um legítimo Presage, com alguns diferenciais. O primeiro é tem 40,6mm de diâmetro, superfícies escovadas e polidas. É equipado com movimento 6R27 (visível pelo fundo da caixa), com 29 joias e protegido com vidro duplo de cristal de safira. No mostrador há visores para a data do dia e a reserva de energia – com frequência de 4Hz e reserva de 45h. O segundo modelo é um pouco menor, com 40,5mm, equipado com movimento 6R35, com 24 joias, e tem visor para da data do dia (às 3h). E a melhor parte: estão disponíveis na Relojoaria Impala.

A Seiko tem apresentado uma nova linha de relógios da série Presage destacando o tradicional e respeitado artesanato japonês. Hoje falamos do Enamel (esmalte) e Shippo, o Urushi (laca) e do Arita (porcelana).

Esperamos que tenham gostado destas técnicas e dos relógios que foram agraciados com estes acabamentos. São curiosidades genuínas do artesanato japonês que ganham o mundo e fazem história no segmento da relojoaria.

Agradecemos pela visita e por estar conosco em mais uma atualização do nosso Blog. Até a próxima!

Lista VIP - Mundo Relojoeiro

Compartilhe conteúdos do seu interesse. Clique aqui para entrar em contato e nos sugerir algum assunto.

Category:

Share: