Entenda o que são os relógios meca-quartzo

Se preferir, ouça o conteúdo desse post na íntegra.

Muitos já devem ter se perguntando como os relógios mecânicos funcionam sem bateria. O relógio mecânico tem como característica o uso de uma corda que é responsável por gerar energia motriz. As engrenagens transportam esta energia. No segmento de relojoaria, quando se refere a estas engrenagens fala-se em rodas. E além da corda e das rodas, há outros elementos básicos necessários para o funcionamento de um relógio mecânico – como o regulador e o escapamento.

Dentre os relógios mecânicos, existem os manuais e os automáticos. O primeiro requer que o usuário acione a corda manual periodicamente. Já o relógio automático, a corda é acionada pelo movimento do pulso – pois tem sistema que é ativado pelo peso, chamado de massa oscilante ou rotor.

A corda do relógio mecânico é uma mola em espiral. Enrolada em torno de um eixo (chamado de árvore) ela é capaz de armazenar energia e, ao tentar retornar a forma original – devido à sua característica elástica –, produzirá energia capaz de ser convertida em rotação.

O som do “tic-tac” é feito quando a corda é estimulada, afixada ao eixo e em contato com outra peça, chamada de tambor. Quando o usuário “dá corda”, a mola fica tensionada ao máximo e, em seguida, produz energia tentando voltar ao seu estado original, movimentando as rodas. A duração da corda de um relógio varia de um mecanismo para outro – em geral, tem funcionamento contínuo de 40h a 50h.

Na década de 1960, a Seiko inovou ao lançar relógios com o uso de cristal de quartzo. A referência dos relógios deste tipo é o modelo lançado em dezembro de 1969: o onipotente Seiko Quartz Astron, uma preciosidade, modelo colecionável, que foi divisor de águas no universo dos relógios. No entanto, a Seiko investiu em relógios mais acessíveis, com design diferenciados e que atendem a todos os gostos – inclusive modelos femininos. Dentre este modelos mais acessíveis estão os meca-quartz.

Meca-Quartz Seiko

Os chamados meca-quartz são relógios em que suas bases são feitas de cristal quartzo. Tanto o quartzo quanto outros cristais têm uma propriedade que se chama piezoeletricidade, que gera tensão elétrica em resposta a uma pressão mecânica. Então, o quartzo foi adaptado, com corte preciso, pela Seiko para gerar energia necessária para maior autonomia de um relógio.

Por isso, a reverência da Impala Relojoaria à Seiko não é por acaso. A longa tradição em inovação atingiu um dos seus ápices quando a marca japonesa apresentou ao mundo o primeiro relógio quartz e revolucionou a indústria de relógios. Os mecanismos nomeados de VK63, 67 e 83 têm alimentando todos os tipos de relógios, tanto da Seiko quanto de outras marcas – a exemplo dos modelos Seiko SSB025PC, Belmoto Track Day e o Autodromo Prototipo.

Confira alguns modelos disponíveis na Impala

Os cronógrafos de meca-quartz usam movimentos de uma construção híbrida. Esses movimentos se juntam a um mecanismo eletrônico de cronometragem regulada por quartz e a um módulo de cronógrafo mecânico. Os cronógrafos meca-quartz têm um pacote fisicamente compacto: a precisão e a estabilidade do quartz e o manuseio de um cronógrafo mecânico.

A maior desvantagem desses movimentos é a dependência de uma bateria, mas não ofusca a qualidade e design dos relógios, pois o meca-quartz oferece confiabilidade e precisão incomparáveis, bem como o deleite visual de cronógrafo mecânico. São modelos mais finos e têm maior durabilidade.

Lista VIP - Mundo Relojoeiro

A Impala Relojoaria, há 45 anos, oferece os melhores modelos de relógio e mantém em seu portfólio dezenas de relógios Seiko. Trata-se de qualidade, precisão e a experiência adquirida ao longo dos anos para proporcionar as melhores aquisições e oportunizar histórias por meio dos relógios.

Visite o nosso site. Avalie, eleja e adquira o seu modelo de relógio na Impala Relojoaria.