Especial Seiko nas telas do cinema – Parte I
Olá!
Hoje estamos inspirados pelas Artes! Temos a música, as artes cênicas (teatro, dança, coreografia), pintura, escultura, arquitetura, literatura e a sétima arte, por meio de trabalhos audiovisuais – o cinema. Estes termos foram criados por Ricciotto Canudo em “Manifesto das Sete Artes”, concebido em 1912 e publicado em 1923. As artes foram enumeradas a fim de distingui-las, sendo que hoje até os quadrinhos são considerados uma forma artística.
O cinema faz parte da nossa vida em nuances que se diferenciam de acordo com nossa criação e cultura. Para nós na Impala o cinema é entretenimento, seja aquele filminho a dois, com a turma de amigos mais próximos e até com a família é uma excelente ideia de programação para se fazer em casa, em segurança. Pipoca, uma boa seleção de filmes ou quem sabe aquele super lançamento no streaming. Soa perfeito, não é?
O que você deve estar se perguntando é o que o Blog da Impala pretende falar quando o assunto é filmes. Bom, caro leitor, somos apaixonados por relógios e temos muito a compartilhar. Todo filme deve levar o público para frente, ou seja, a história deve evoluir, caminhar… Uma cena pede outra e outra e outra e outra com certa cadência e ritmo… Assim como o movimento de um relógio. Por isso, nos inspiramos na Seiko e em toda sua tradição em inovar e estar à frente do tempo para listar filmes que levaram um pouco do segmento da relojoaria à sétima arte.
Pouca gente sabe (ou se dá conta) que a Seiko, ao lado da Rolex e da Omega, é uma das marcas que mais estão presentes nas telonas. Hoje listamos os principais filmes de ação e relógios sensacionais que estão na história da Seiko. Para a maioria mero detalhe. Para nós, entusiastas do segmento, os relógios fazem toda diferença. E não vamos apenas indicar, como também apontar várias curiosidades que estão além das telas do cinema e que fazem uma contribuição tremenda ao enredo do filme, à caracterização dos personagens e muito mais. Então, fique conosco e confira esta lista de filmes com relógios Seiko. Boa leitura!
Apocalipse Now (1979)
O primeiro filme desta lista é um clássico dos cinemas e tem um estimado personagem que não tem seu nome nos créditos, mas nós o reconhecemos muito bem. No início da década de 1970 o modelo 6105 estava em seu melhor momento, tido como “pai” do Turtle – um divisor de águas para a Seiko porque foi o responsável por difundir os relógios de mergulho. O referido relógio foi lançado em 1968, em duas versões, e foi fabricado até 1977. Hoje “vintage”, naquela época era a sensação e se tornou tão popular que faz parte da História Mundial e da ficção.
O Governo dos Estados Unidos adquiriu centenas do relógio 6105-8000 e 8009 como parte de equipamento para as tropas do Exército. Os modelos estiveram na Guerra do Vietnã, nas bases do Sudeste da Ásia. E o 6105 se saiu bem, visto que outros relógios não resistiram aos rigores de combate, mas o Seiko não falhou em meio à selva e os modelos até voltaram no pulso dos soldados sobreviventes (e continuaram a ser usados mesmo depois da dispensa militar).
A nível mundial, o relógio ficou conhecido nas telas do cinema, com o longa Apocalipse Now. Lançado em outubro de 1979, o filme usa a Guerra do Vietnã como enredo e tem uma ficha técnica de peso: Martin Sheen foi protagonista, que deu vida ao Capitão Willard; Marlon Brando, como coronel Kurtz, e direção de Francis Ford Copolla. No filme, assim como os soldados norte-americanos, o Capitão Willard aparece em todas as cenas usando o relógio Seiko. Vale registrar que as tropas dos EUA compraram os modelos 6105-8000 / 8009. Na ficção, o Capitão Willard usa um 6105-8110.
Um relógio histórico! O 6105-8000, em específico, tinha calibre com a mesma numeração (6105), uma capa de 41mm, 17 joias, 21.600bph, resistência de 150m de profundidade e a coroa era assinada, às 4h – uma raridade para os modelos Seiko na época. Já a caixa assimétrica do 6105-811X (outro modelo da série) é extremamente emblemática, e a Seiko fez uso deste modelo, como um padrão a ser seguido, para a série de relógios Turtle lançados posteriormente.
Predador (1982)
Este é um dos filmes de ação mais famosos dos anos 1980 de Arnold Schwarzenegger e se você reparar atentamente ao pulso do ator verá que ele usa o relógio de mergulho Seiko Hybrid Diver de 1982. O filme original traz a história de “Dutch” Schaefer (Schwarzenegger), um major do exército americano que vai com seu esquadrão em uma missão na América Central. O que eles não esperavam era encontrar um Yautja (o Predador), espreitando a mesma selva.
O Seiko Solar Arnie é uma atualização do Seiko H558, lançado em 1982 e fabricado até meados de 1990. O modelo fez história no segmento tanto por ser o primeiro relógio de mergulho híbrido (digital e analógico), que tinha ainda cronógrafo e alarme; quanto por estar presente no pulso do ator Arnold Schwarzenegger durante filmagens dos filmes que gravou na época. Em cenas de O Predador, o Seiko H558 surge na tela em alguns momentos – para delírio dos fãs de cinema e de relógios.
A Seiko relançou o relógio, eles tiveram o cuidado de manter o design igual ao original usado por Schwarzenegger, mas agora ele apresenta interiores modernos e agora é chamado de Seiko Prospex SNJ025 também conhecido como “Relógio Arnie” – que tem uma célula solar embutida e garante bateria por meses.
A Seiko originalmente projetou o relógio para ser adequado para mergulho, resistente à água até 200 metros e segue os padrões ISO, garantindo que seja adequado para uso autônomo. Este modelo tem uma luneta preta rotativa de tempo decorrido para mergulho (ou controle de parquímetros – bem urbano!) e tem um ousado mostrador analógico projetado para torná-lo claramente legível em condições de pouca luz e debaixo d’água. Também tem display digital inserido que pode mostrar um fuso horário diferente, data, níveis de bateria e operar as funções de alarmes e cronômetro.
.
Caça Fantasmas 1984
O filme é 1984, mas o relógio Seiko que ganhou os pulsos dos caça-fantasmas foi lançado no ano anterior. O modelo visto no filme é o Seiko Voice Note, que combina com o traje dos “ghostbusters” e todo o equipamento que caracterizam os personagens. Três membros do quarteto podem ser vistos usando o Seiko Voice Note no pulso.
E haja gadgets! O principal deles é o dispositivo de gravação de voz. Não soa novidade para quem tem smartwatch, mas estamos falando de quase 30 anos atrás. Naquela época isso parecia impossível. Mas, não para Seiko – que desenvolveu o modelo M516-4009, com design preto e uma barra vermelha sob o mostrador indicando que o relógio é capaz de gravar mensagens de oito ou quatro segundos, simplesmente falando diretamente no microfone embutido. Tudo isso graças à memória RAM interna de estado sólido de 16kb que armazena mensagens verbais.
.
De Volta Para O Futuro (1985)
Este é outro clássico do cinema mundial. Carros e skates voadores, em cenário da década de 1980 e viagens para o futuro. O Doc Brown (Christopher Lloyd) é visto em todo o filme com dois relógios: no pulso esquerdo ele tem um relógio prata, que é uma super calculadora; já no pulso direito ele ostenta o Seiko A826 Training Timer.
Este relógio tem uma luneta giratória exclusiva que ativa os diferentes modos, acompanha pulseira de velcro ajustável com fivela assinada pela marca. O recurso mais exclusivo é o gatilho remoto, usado para definir tempos parciais. E este relógio ainda é visto à venda para colecionadores.
.
Comando para Matar (1985)
O primeiro Arnie, de 1982, surgiu em cena no pulso do astro Arnold Schwarzenegger, no filme O Predador (já evidenciado acima). O relógio foi o primeiro modelo de mergulho digital e analógico (híbrido), com complicações de cronógrafo e alarme, equipado com o calibre H558 – o primeiro solar da Seiko.
Este modelo voltou ao pulso do ator em Comando para Matar, lançado em 1985. E não bastasse o vislumbre o passado em forma de relógio, a Seiko se superou e, em 2019, apresentou o Seiko Solar Arnie – que a Impala disponibilizou dois modelos (SNJ025 e SNJ027).
.
007 – Na Mira dos Assassinos (1985)
James Bond (Roger Moore) usa um relógio Seiko 7A28-7020 Quartz Chronograph (SPR007). Há até um erro de sequência porque ele é visto usando este cronógrafo no pré-título, quando ele está se acomodando no submarino, mas na perseguição de esqui (que acontece um pouco antes) ele está com outro relógio. Bom, o importante é deixar claro que ele usa um Seiko de mostrador branco, com três complicações, sendo caixa e pulseira de aço inoxidável.
.
Quanta informação, não é mesmo?! Vamos ficar por aqui para que você assimile as informações e assista ou reveja estes filmes. Voltamos em breve com esta continuação de relógios Seiko nas telas de cinema. Até lá, visite nosso e-commerce e confira dezenas de opções de relógios. Você pode também entrar em contato com nossa equipe para sugerir pautas e ter uma consultoria para aquisição de algum dos nossos relógios:
Mais informações pelo nosso WhatsApp.
Tem muito por vir ainda! Até breve.