Especial Seiko nas telas do cinema – Parte I

Olá!

Hoje estamos inspirados pelas Artes! Temos a música, as artes cênicas (teatro, dança, coreografia), pintura, escultura, arquitetura, literatura e a sétima arte, por meio de trabalhos audiovisuais – o cinema. Estes termos foram criados por Ricciotto Canudo em “Manifesto das Sete Artes”, concebido em 1912 e publicado em 1923. As artes foram enumeradas a fim de distingui-las, sendo que hoje até os quadrinhos são considerados uma forma artística.

O cinema faz parte da nossa vida em nuances que se diferenciam de acordo com nossa criação e cultura. Para nós na Impala o cinema é entretenimento, seja aquele filminho a dois, com a turma de amigos mais próximos e até com a família é uma excelente ideia de programação para se fazer em casa, em segurança. Pipoca, uma boa seleção de filmes ou quem sabe aquele super lançamento no streaming. Soa perfeito, não é?

Cena do Icônico  “De Volta para o Futuro”

O que você deve estar se perguntando é o que o Blog da Impala pretende falar quando o assunto é filmes. Bom, caro leitor, somos apaixonados por relógios e temos muito a compartilhar. Todo filme deve levar o público para frente, ou seja, a história deve evoluir, caminhar… Uma cena pede outra e outra e outra e outra com certa cadência e ritmo… Assim como o movimento de um relógio. Por isso, nos inspiramos na Seiko e em toda sua tradição em inovar e estar à frente do tempo para listar filmes que levaram um pouco do segmento da relojoaria à sétima arte. 

Pouca gente sabe (ou se dá conta) que a Seiko, ao lado da Rolex e da Omega, é uma das marcas que mais estão presentes nas telonas. Hoje listamos os principais filmes de ação e relógios sensacionais que estão na história da Seiko. Para a maioria mero detalhe. Para nós, entusiastas do segmento, os relógios fazem toda diferença. E não vamos apenas indicar, como também apontar várias curiosidades que estão além das telas do cinema e que fazem uma contribuição tremenda ao enredo do filme, à caracterização dos personagens e muito mais. Então, fique conosco e confira esta lista de filmes com relógios Seiko. Boa leitura!

Apocalipse Now (1979)

O primeiro filme desta lista é um clássico dos cinemas e tem um estimado personagem que não tem seu nome nos créditos, mas nós o reconhecemos muito bem. No início da década de 1970 o modelo 6105 estava em seu melhor momento, tido como “pai” do Turtle – um divisor de águas para a Seiko porque foi o responsável por difundir os relógios de mergulho. O referido relógio foi lançado em 1968, em duas versões, e foi fabricado até 1977. Hoje “vintage”, naquela época era a sensação e se tornou tão popular que faz parte da História Mundial e da ficção.

Seiko 6105-8000

O Governo dos Estados Unidos adquiriu centenas do relógio 6105-8000 e 8009 como parte de equipamento para as tropas do Exército. Os modelos estiveram na Guerra do Vietnã, nas bases do Sudeste da Ásia. E o 6105 se saiu bem, visto que outros relógios não resistiram aos rigores de combate, mas o Seiko não falhou em meio à selva e os modelos até voltaram no pulso dos soldados sobreviventes (e continuaram a ser usados mesmo depois da dispensa militar).

Seiko 6105-8009

A nível mundial, o relógio ficou conhecido nas telas do cinema, com o longa Apocalipse Now. Lançado em outubro de 1979, o filme usa a Guerra do Vietnã como enredo e tem uma ficha técnica de peso: Martin Sheen foi protagonista, que deu vida ao Capitão Willard; Marlon Brando, como coronel Kurtz, e direção de Francis Ford Copolla. No filme, assim como os soldados norte-americanos, o Capitão Willard aparece em todas as cenas usando o relógio Seiko. Vale registrar que as tropas dos EUA compraram os modelos 6105-8000 / 8009. Na ficção, o Capitão Willard usa um 6105-8110.

Um relógio histórico! O 6105-8000, em específico, tinha calibre com a mesma numeração (6105), uma capa de 41mm, 17 joias, 21.600bph, resistência de 150m de profundidade e a coroa era assinada, às 4h – uma raridade para os modelos Seiko na época. Já a caixa assimétrica do 6105-811X (outro modelo da série) é extremamente emblemática, e a Seiko fez uso deste modelo, como um padrão a ser seguido, para a série de relógios Turtle lançados posteriormente.


Predador (1982)

Este é um dos filmes de ação mais famosos dos anos 1980 de Arnold Schwarzenegger e se você reparar atentamente ao pulso do ator verá que ele usa o relógio de mergulho Seiko Hybrid Diver de 1982. O filme original traz a história de “Dutch” Schaefer (Schwarzenegger), um major do exército americano que vai com seu esquadrão em uma missão na América Central. O que eles não esperavam era encontrar um Yautja (o Predador), espreitando a mesma selva.

Seiko H558 – 1982

O Seiko Solar Arnie é uma atualização do Seiko H558, lançado em 1982 e fabricado até meados de 1990. O modelo fez história no segmento tanto por ser o primeiro relógio de mergulho híbrido (digital e analógico), que tinha ainda cronógrafo e alarme; quanto por estar presente no pulso do ator Arnold Schwarzenegger durante filmagens dos filmes que gravou na época. Em cenas de O Predador, o Seiko H558 surge na tela em alguns momentos – para delírio dos fãs de cinema e de relógios.

A Seiko relançou o relógio, eles tiveram o cuidado de manter o design igual ao original usado por Schwarzenegger, mas agora ele apresenta interiores modernos e agora é chamado de Seiko Prospex SNJ025 também conhecido como “Relógio Arnie” – que tem uma célula solar embutida e garante bateria por meses. 

A Seiko originalmente projetou o relógio para ser adequado para mergulho, resistente à água até 200 metros e segue os padrões ISO, garantindo que seja adequado para uso autônomo. Este modelo tem uma luneta preta rotativa de tempo decorrido para mergulho (ou controle de parquímetros – bem urbano!) e tem um ousado mostrador analógico projetado para torná-lo claramente legível em condições de pouca luz e debaixo d’água. Também tem display digital inserido que pode mostrar um fuso horário diferente, data, níveis de bateria e operar as funções de alarmes e cronômetro.

.

Caça Fantasmas 1984

O filme é 1984, mas o relógio Seiko que ganhou os pulsos dos caça-fantasmas foi lançado no ano anterior. O modelo visto no filme é o Seiko Voice Note, que combina com o traje dos “ghostbusters” e todo o equipamento que caracterizam os personagens. Três membros do quarteto podem ser vistos usando o Seiko Voice Note no pulso.

E haja gadgets! O principal deles é o dispositivo de gravação de voz. Não soa novidade para quem tem smartwatch, mas estamos falando de quase 30 anos atrás. Naquela época isso parecia impossível. Mas, não para Seiko – que desenvolveu o modelo M516-4009, com design preto e uma barra vermelha sob o mostrador indicando que o relógio é capaz de gravar mensagens de oito ou quatro segundos, simplesmente falando diretamente no microfone embutido. Tudo isso graças à memória RAM interna de estado sólido de 16kb que armazena mensagens verbais.

.

De Volta Para O Futuro (1985)

Este é outro clássico do cinema mundial. Carros e skates voadores, em cenário da década de 1980 e viagens para o futuro. O Doc Brown (Christopher Lloyd) é visto em todo o filme com dois relógios: no pulso esquerdo ele tem um relógio prata, que é uma super calculadora; já no pulso direito ele ostenta o Seiko A826 Training Timer.

Este relógio tem uma luneta giratória exclusiva que ativa os diferentes modos, acompanha pulseira de velcro ajustável com fivela assinada pela marca. O recurso mais exclusivo é o gatilho remoto, usado para definir tempos parciais. E este relógio ainda é visto à venda para colecionadores.

.

Comando para Matar (1985)

O primeiro Arnie, de 1982, surgiu em cena no pulso do astro Arnold Schwarzenegger, no filme O Predador (já evidenciado acima). O relógio foi o primeiro modelo de mergulho digital e analógico (híbrido), com complicações de cronógrafo e alarme, equipado com o calibre H558 – o primeiro solar da Seiko.

Este modelo voltou ao pulso do ator em Comando para Matar, lançado em 1985. E não bastasse o vislumbre o passado em forma de relógio, a Seiko se superou e, em 2019, apresentou o Seiko Solar Arnie – que a Impala disponibilizou dois modelos (SNJ025 e SNJ027).

SNJ027

.

007 – Na Mira dos Assassinos (1985)

James Bond (Roger Moore) usa um relógio Seiko 7A28-7020 Quartz Chronograph (SPR007). Há até um erro de sequência porque ele é visto usando este cronógrafo no pré-título, quando ele está se acomodando no submarino, mas na perseguição de esqui (que acontece um pouco antes) ele está com outro relógio. Bom, o importante é deixar claro que ele usa um Seiko de mostrador branco, com três complicações, sendo caixa e pulseira de aço inoxidável.

.

Quanta informação, não é mesmo?! Vamos ficar por aqui para que você assimile as informações e assista ou reveja estes filmes. Voltamos em breve com esta continuação de relógios Seiko nas telas de cinema. Até lá, visite nosso e-commerce e confira dezenas de opções de relógios. Você pode também entrar em contato com nossa equipe para sugerir pautas e ter uma consultoria para aquisição de algum dos nossos relógios:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é banner-acesse-o-site-1024x289.png

Mais informações pelo nosso WhatsApp.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é banner-chama-no-whats-1024x289.png

Tem muito por vir ainda! Até breve.

Lista VIP - Mundo Relojoeiro

Category:

Share: