Gambito da Rainha – Conheça o relógio Bulova American Girl Limited Edition 2022

Olá!

Bem-vindo a mais uma atualização do Blog da Impala. A novidade de hoje tem uma alta carga cultural, passando por capítulos da história mundial (por meio do xadrez e da moda) somados a uma boa porção de ficção e que resultou no sensacional relógio da Bulova. Bom, caro leitor, estamos diante de um dos ícones da relojoaria feito e pensado para elas. Fique conosco e tenha uma ótima leitura.

Para começar, vamos até a Índia, século 5, em que foi criado o shaturanga, nome em sânscrito que significa “os quatro elementos de um exército”. Trata-se de um jogo embasado na tradição da estratégia guerreira dos kshatryia, a casta dos guerreiros que inspirou a grande obra épica Bhagavad-Gita. O jogo simboliza a luta em duas interpretações (a primeira entre os gigantes Asura e os deuses Deva; e a segunda entre o rei Wu-yi e o céu), numa temática constante de disputa pelo domínio total.

O shaturanga percorreu outros países e foi recebendo características adaptadas, como na China. Quando chegou à Pérsia, foi disseminado, mas com outro nome: a palavra persa shah, que significa rei, que provêm o nome xadrez. O jogo, então, passou por um “boom” no século 15, na Europa durante o Renascimento, e ganhou o mundo com a expansão marítima (colonizações).

A adaptação do shaturanga viabilizou a criação do xadrez. O objetivo da partida é dar um xeque-mate no rei adversário, que resumidamente é atacar o rei adversário de forma que ele não possa se defender. Um xeque-mate acontece quando o rei atacado não pode se movimentar para outra casa, não pode capturar a peça que o ameaça ou bloquear o ataque com outra peça.

Considerado por muitos como esporte, o xadrez tem um controverso surgimento (sim, divide opiniões). O que é indiscutível é que a prática do xadrez promove o desenvolvimento cerebral, pois “desafia” o cérebro, estimula o crescimento de dendritos – organismos que enviam sinais a partir das células neurais; quanto mais dendritos, mais a comunicação neural (dentro do cérebro) melhora e fica mais rápida.

Pulamos para a década de 1980, anos em que Walter Tevis se dedicou a escrever um romance que, em entrevista para New York Times da época, declarou que era uma história fictícia em homenagem às mulheres inteligentes. Estamos falando da obra The Queen’s Gambit (O Gambito da Rainha), lançado em 1983, que conta a história de Beth Harmon.

A história foi adaptada pela Netflix e ganhou o mundo em 2020. E resumindo, Beth Harmon perde os pais e vai para um orfanato. Por lá, dentre tantas experiências de adolescente, tem contato com o xadrez por meio do zelador – que a ensinou a jogar e também identificou nela um talento único e bem raro. O nome escolhido por Tevis para sua obra é um movimento do xadrez, feito pelas peças brancas logo no início da partida. Nela, o peão da rainha é sacrificado para se conquistar o estratégico domínio territorial do meio do tabuleiro – daí o nome Gambito da Rainha.

Com o decorrer da história (que é uma excelente indicação para assistir, caso ainda não tenha visto), Beth viaja com a mãe adotiva, Alma, para campeonatos. Em dado momento ela e é presenteada pela mãe com um relógio American Girl da Bulova. E aí temos uma pausa para darmos alguns detalhes deste presente.

A Bulova garante que não foi acionada para ceder a peça. Concluiu-se que a ideia de inserir o American Girl em O Gambito da Rainha foi da própria produção da minissérie. Uma sacada sensacional de usar o relógio, ícone da época em que a história é contada, para situar o momento cultural da época – dentre outros inúmeros detalhes destacados pela Netflix nesta produção recorde de audiência em todo o mundo.

O relógio da Bulova, na ficção, foi um divisor de água para a Beth. Desde que ganhou o seu American Girl, a personagem sempre aparece com ele no pulso e é muito bacana de notar que ela vai amadurecendo em todos os aspectos: suas roupas, comportamento e até sua forma de jogar xadrez.

Os modelos com o nome American Girl foram usados ao longo da história da Bulova. Foi lançado pela primeira vez em 1933; depois foi relançado em produções feitas entre 1957 e 1960. O modelo original de American Girl “K” que a Beth ganha da Alma é de 1957 – sendo a corda manual, que ostenta movimento de 17 joias, com uma mola principal robusta para a época; a pulseira com design diferente, que oferece ao relógio conforto e elegância; e acompanha um box azul de veludo.

Bônus: você pode ver o American Girl em outro streaming. Na série The Marvelous Mrs. Maisel, da Amazon Prime, a personagem Midge Maisel é vista usando um American Girl no episódio cinco da terceira temporada. Este episódio remonta o ano de 1955 e para esta série a Bulova foi acionada e emprestou o relógio vintage para compor o figurino.

Neste ano, a Bulova resgatou a essência do American Girl e lançou uma edição limitada desta joia da marca. Confira!

Bulova American Girl The Queen’s Gambit Limited Edition 2022 (97L170)

Um relógio que atinge um delicado equilíbrio entre feminilidade e charme. O modelo Bulova 97L170 de 2022 é inspirado no design feminino original de 1957. Na época, o American Girl foi denominado como “um soberbo relógio Bulova e uma pulseira magnífica em um conjunto glamouroso”.

A Bulova, a partir de seus próprios arquivos, permitiu-se reimaginar o relógio e denotar uma nova elegância. Resultado disso é um sensacional modelo com todos os traços de um legítimo Bulova, feito em aço inoxidável e PVD dourado facetado, com uma caixa em formato “tonneau”, de 16mm de diâmetro e 8,3 de espessura.

Note que a pulseira facetada recebe fecho estilo de joalheira, com um extensor de corrente de 65 mm. Além de deixar o relógio ainda mais primoroso, esta corrente garante um seguro ajuste para todos os tipos de pulsos femininos.

Equipado com movimento Quartz e pesando 87g, este relógio 97L170 tem mostrador de fundo prateado, com índices em bastonetes e números arábicos às 3h, 6h, 9h e 12h, com o nome da marca inscrito acima dos ponteiros – sendo todos os detalhes com revestimento PDV dourado e protegido por vidro de cristal de safira de dupla curvatura.

De Gambito da Rainha para mulheres de personalidade, em produção limitada e enumerada em 2.000 unidades. Um belíssimo relógio para presenter a pessoa amada, de todas as idades. E o melhor: a Relojoaria Impala tem este Bulova American Girl The Queen’s Gambit Limited Edition 2022 (97L170) disponível. 

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é banner-acesse-o-site-1024x289.png

Confira na loja física ou pelo e-commerce e obtenha mais informações pelo WhatsApp:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é banner-chama-no-whats-1024x289.png

Muita informação, não é mesmo, caro leitor?! Temos um imensurável prazer em compartilhar estas histórias. E ficamos por aqui, aguardando seu contato e sua visita.

Lista VIP - Mundo Relojoeiro


Category:

Share: