História dos Seikos de mergulho

Se preferir, ouça o conteúdo desse post na íntegra.

A História relata vários episódios em que os relógios de pulso foram divisores de água. A disseminação do uso do relógio no pulso se deu por Santos Dumont, ao solicitar ao amigo joalheiro Louis Cartier um relógio que pudesse ser conferido sem o uso das mãos. Feito! Cartier fez uso de um modelo feminino, mas em tiras de couro. Foi adotado por Dumont e, posteriormente, por algumas tropas da Primeira Guerra Mundial. Assim, os relógios de pulso passaram a ser vistos de outra forma: como peças para o dia a dia.

A marca Seiko, sempre em contraste com o tradicional e o inovador, imprime ao longo dos anos criações pioneiras no que diz respeito à adaptação de relógios. Mais do que oferecer um item de qualidade e precisão, a Seiko buscou se diferenciar ao disponibilizar relógios para serem usados onde nenhuma outra empresa do segmento havia apresentado solução. Mais populares e presentes até no ar, os relógios ganharam novos modelos fabricados pela Seiko específicos para águas profundas.

Desde a década de 1960, a Seiko apresenta modelos que têm sido difundidos não somente entre mergulhadores, mas também por quem trabalha em condições extremas e precisam de um relógio de pulso resistente e confiável.
Neste post listamos modelos para mergulho memoráveis da Seiko. Confira:

Seiko Diver 150M
Em atitude empreendedora, a empresa se arriscou e apresentou ao mundo o primeiro relógio de pulso específico para mergulho: o Seiko Diver 150M. Trata-se de uma peça criada para solucionar as necessidades de um mergulhador profissional que atuava pela prefeitura de Hiroshima. Uma peça com 38mm de diâmetro e 13,4mm de espessura, equipado com calibre especial e automático (6217). Foi usado também na 8ª Expedição Japonesa de Pesquisa na Antártica, em que membros da tripulação fizeram uso do referido modelo Seiko para suas atividades entre os anos de 1966 e 1969.

Seiko Diver 300M
Em 1967, a Seiko lançou relógio com o dobro de resistência e no ano seguinte presentou modelo inovador: calibre hi-beat com os mais elevados padrões da época – de 10 vibrações por segundo. Um mecanismo de corda manual foi adaptado ao novo sistema de alimentação, que garante, desde então, precisão e autonomia a 300 metros de profundidade.

Seiko Professional Diver’s 600M
O primeiro relógio de mergulho profissional até 600M, com caixa de titânio e resistente a choque e à corrosão. Foi lançado em 1975, mesmo ano em que a Seiko licenciou os relógios de mergulho até 300M para mais de 20 patentes.

Seiko Professional Diver’s 600M Quartz
O modelo é um upgrade do modelo de 1968. Lançado em 1975, era feito de quartzo e foi testado em mais de 1000m abaixo do nível do mar.

Seiko Hybrid Diver’s 150M
O primeiro relógio de mergulho híbrido para 150 metros, sendo lançado em 1982. Tinha sistema de alarme, cronógrafo e visor bilíngue. Apresentava um sistema que tornava possível comunicação debaixo d’água.

Seiko Diver 200M
Este modelo foi criado com movimento de quartzo e se tornou o modelo mais vendido em todo mundo da Seiko. Lançado em 1985, oferecia precisão para mergulhos de até 200 metros de profundidade.

Seiko Professional Diver’s 1000M
Em 1986, a Seiko inovou mais uma vez: apresento modelo para mergulho de até um quilômetro de profundidade, com a caixa exterior toda em cerâmica, estrutura de estanque em peça única e a caixa interior em titânio leve e resistente à corrosão.

Seiko Computer Diver (“Scuba Master”)
Já em 1990, A Seiko uniu as tecnologias dos relógios de mergulho com os modelos mais tecnológicos. Este casamento rendeu o modelo Scuba, o primeiro relógio de mergulho computadorizado. Este relógio passou a oferecer aos mergulhadores dados essenciais à prática segura da modalidade, por meio dos sensores de água e profundidade.

Seiko Kinetc Diver’s 200M
Um relógio de mergulho, com autonomia para até 200 metros de profundidade e capaz de gerar energia de maneira automática. Estas são as descrições inovadoras do modelo Kinect da Seiko, lançado em 1992, que primava pela ecologia e segurança.

Seiko Spring Drive Diver’s 600M
Este modelo de 2005 da Seiko tinha vidro de safira, titânio de alta intensidade, mola principal com maior precisão e eficiente ao suportar saturação em profundidades de até 600m.

Lista VIP - Mundo Relojoeiro

Linha Prospex
A Seiko lançou uma linha com 30 modelos de relógios de mergulho. Denominadas de Prospex, a coleção foi lançada em 2017, com releituras de modelos apresentados pela marca, em formatos, cores, materiais e autonomias distintas.

São obras de arte legítimas, adaptadas às necessidades cotidianas de pessoas exigentes e profissionais que atuam em ambientes nada convencionais. Por isso, a Impala Relojoaria mantém em seu portfólio dezenas de modelos de relógios da Seiko.

Acompanhe em nosso blog esta e outras notícias do mundo dos relógios. Visite nosso site e vejas os modelos Seiko e de outras grandes marcas que você pode adquirir.

Category:

Share: