Homenagem a Joseph Bulova – último trecho de uma épica história da relojoaria, com mais modelos limitados da marca

Olá!

Obrigado, caro leitor, que aceitou nosso convite de fazermos juntos uma imersão pela história de um dos ícones da relojoaria mundial. Se você está por fora, nos faça companhia e esteja conosco na última parte que dedicada à coleção Bulova que homenageia o criador da marca.

O tchecoslovaco que foi para os Estados Unidos e iniciou as atividades como relojoeiro, todos nós já sabemos. Mas, o que para alguns ainda é novidade é que Joseph Bulova, antes de fundar sua marca própria, trabalhou na Tiffany & Co., que na época ainda não era conhecida. Em 1875, Joseph deixou a Tiffany para iniciar sua própria empresa – inicialmente com nome de J. Bulova & Co.

No fim do século 18, o que estava no auge eram os relógios de bolso, porém isso foi mudando no século 19 e deixou de ser frente de negócio de várias marcas com a popularização do relógio de pulso e o mercado gradativamente aquecido em período pós Primeira Guerra Mundial. Essa mudança, do bolso para o pulso, foi tendência antecipadamente notada por Bulova, o que lhe garantiu vantagem competitiva no segmento da relojoaria.

Essas inovações e o passo à frente concedeu à Bulova vivenciar um furor no mercado, com pico de design na década de 1920. Nesta época, o movimento Art Deco estava em voga. E para quem não sabe, uma rápida explicação: trata-se de um estilo de arte moderno que convergia arte a objetos comuns – como carros, roupas, edifícios e relógios. E este movimento ajudou a definir a ideia de que objetos esteticamente agradáveis podem ser fabricados em grande escala.

Inspirado na Art Deco, mas ainda com traços clássicos e, hoje, mundialmente reconhecíveis, Joseph criou modelos de relógios distintos – lançados na década de 1940. Os redondos foram nomeados como Commodore; os retangulares são chamados de Breton; e agora você vai saber detalhes dos modelos Banker – que também compõem a coleção que celebra o criador da marca.

Joseph Bulova Collection Banker Automatic Limited Edition

No segmento da relojoaria, o modelo Bulova Banker é conhecido como tonneau – em tradução livre, é uma palavra francesa que significa barril. Esse design de caixa é uma mistura dos modelos Commodore e Breton (estilo tanque), sendo as linhas horizontais na parte superior e inferior, com lados convexos resultando em uma aparência corpulenta (lembrando um barril).

Essa combinação de estilos foi introduzida na relojoaria clássica pela Cartier em 1906. Desde então, tanto Joseph Bulova quanto outros relojoeiros adotaram o estilo e impuseram suas características e assinaturas em dezenas de modelos – estabelecendo inovação e identidade aos relógios. Os Bankers da década de 1940 tinham suas caixas corpulentas, em propostas com mostradores preto ou bege, sendo cada um com uma disposição dos números e índices em padrão que a marca se refere ao raio de sol.

O que, de fato, a Bulova contribuiu de forma pioneira para o estilo tonneau, foi já no século 20. Em 2016, a Bulova apresentou uma coleção denominada Curv, com uma caixa ergonômica fina, projetada para abraçar os contornos do pulso. E a engenharia e técnicas utilizadas foram expendidas para caixas Bankers.

Lembramos que todos os relógios Joseph Collection são modelos exclusivos, com produção limitada em 350 unidades para cada relógio. As peças são equipadas com o movimento automático Selitta SW200, sendo o enrolamento manual e hacking, 28.800bph, 26 joias, reserva de energia de até 38h e com a complicação da data do dia, posicionada às 3h. A parte detrás da caixa revela parcialmente o mecanismo e divide espaço com assinatura de Joseph Bulova e inscrições – sendo uma delas o número de edição do relógio; e todos os modelos são protegidos por vidro de cristal.

A Relojoaria impala destaca três modelos masculinos Joseph Bulova Collection Banker Automatic Limited Edition:

Banker 96B330

Este modelo a caixa, pulseira (em gomos verticais) e ponteiros são de aço inoxidável, o mostrador é preto, sendo os números preenchidos com a cor salmão, com as bordas brancas.

Banker 96B329

Já este relógio tem a caixa e ponteiros em aço inoxidável, o mostrador é preto, sendo os números preenchidos com a cor salmão, as bordas brancas e a pulseira de couro é preta.

Banker 96B328

O último destaque tem mostrador e números brancos, sendo que os números recebem contorno na cor preta e os ponteiros são escuros também. A pulseira é em couro preto.

Estes relógios de hoje e os demais apresentados estão disponíveis em nosso e-commerce e na loja física:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é banner-acesse-o-site-1024x289.png

 Faça-nos uma visita, acesse o nosso site e/ou acione nossa equipe de atendimento pelo WhatsApp:  

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é banner-chama-no-whats-1024x289.png

É um privilégio ter sua companhia no Blog da Impala para compartilharmos o que mais gostamos de fazer: falar de relógios.

Lista VIP - Mundo Relojoeiro

Qualidade, procedência e mais de 47 anos de experiência. Obrigado por fazer parte desta história da Relojoaria Impala.

E volte na próxima semana. Temos muitas novidades e aguardamos você.

Abraços e até breve.

Category:

Share: