Motocicleta Super Cub da Honda é homenageada pela Seiko em relógio limitado


Olá!

Muito bem-vindo ao Blog da Impala. Este espaço é reservado para nós, apaixonados por histórias e curiosidades da relojoaria mundial. Para hoje, temos duas grandes poderosas marcas japonesas que, juntas, lançaram uma colab para homenagear uma motocicleta que ganhou destaque mundial. Prepare-se para mais uma aventura e tenha uma excelente leitura!

Quando se fala da terra do sol nascente sempre pensamos em relógios, claro. Mas, das ilhas japonesas, o mundo conhece uma vasta variedade de artigos de artesanato, gastronomia e cultura – tradições milenares dos samurais, gueixas, cerimônia do chá, lutadores de sumô, tapeçaria, cerâmica e quimonos aos mangás, animes, pets (akita, shibas maneko e munchkin), karaokê etc. Poderíamos passar um bom tempo listando tudo o que temos no ocidente que é reflexo dos costumes japoneses. Mas, o nosso foco será sobre motos.

Uma das marcas mais aclamadas do automobilismo mundial é a Honda. A marca surgiu no Japão, em cenário pós-segunda guerra mundial, em que o país passava por reconstrução e se reerguia. O, então, jovem Soichiro Honda, aspirante à piloto, tinha dificuldade de consertar veículos por falta de componentes. E, da necessidade nascia a inovação: ele passou a estudar e criar as próprias peças.

Carros e motos foram criados do zero. Honda fundou a marca com seu nome e sua frase: “The power of the Dreams” (o poder dos sonhos). Um dos itens criados pela marca foi projetado para ser leve, barato e com objetivo principal de viabilizar transporte à classe proletariada do Japão. Trata-se da Honda Super Cub, uma das motocicletas mais produzidas no mundo em toda a história.

Na década de 1970, enquanto a Honda despontava no setor com sua Honda Super Cub, sacudindo os mercados europeu e o norte-americano, a Seiko desbrava a relojoaria mundial ganhando notoriedade, principalmente na Europa, pela precisão de seus relógios e aproveitando o “boom” dos modelos de quartzo.

Em 2022, a Honda, no Brasil, bateu seu melhor resultado de vendas em sete anos. Com 32 motos, um quadriciclo e seis modelos de carros no portfólio atual, a fabricante japonesa detém números consistentes em território nacional e em vários países do mundo. No último mês de outubro, Honda e Seiko apresentaram uma coleção limitada de relógios, produzidos em uma colaboração espetacular e acessível. Confira os detalhes a seguir:

Seiko 5 Sports Automatic Honda Super Cub

A popularidade da motocicleta Super Cub foi tremenda. Estimativas do segmento automobilístico indicam que foram, pelo menos, 100 milhões de unidades vendidas desde 1958. Aos 64 anos, a Super Cub ainda é produzida pela Honda.

Com estilo retrô, tem a estrutura “underborn” – escondida sob um exterior de plástico, e também é chamada de “step-through” (que não precisa “passar a perna” por cima do banco). A Super Cub detém alguns recursos semelhantes às Vespas (produzidas originalmente na Itália) e a outros modelos denominados “scooters” (que ganham cores, design e apetrechos conforme cada marca fabricante prefere). Na versão Honda, a motocicleta é mais estreita, prática e econômica.

Na relojoaria, destacamos uma Super Cub projetada pela Seiko, com o conceito de manter a essência das primeiras motos lançadas no fim da década de 1950, com cores exaltadas na época, farol dividido e grandes indicadores de direção. Por isso, a caixa de aço inoxidável mede 42,5mm de diâmetro (e 13,4mm de espessura), com superfície escovada e polida, bisel unidirecional feito em alumínio, coroa com gravação de medidor de combustível na superfície, posicionada às 4h e proteção de vidro de cristal Hardlex.

Há indicadores às 11h, 12h e 1h que arremetem aos faróis e às setas da motocicleta, índices geométricos e preenchidos com Lumibrite. Note os detalhes em laranja – como eram pintados os indicadores de direção; e uma faixa de corrida, que percorre todo o cumprimento do relógio (inclusive a pulseira de nylon padrão OTAN – reforçada e que recebe inscrição “Super Cub”), nos tons do mostrador.

Para o funcionamento destes emblemáticos Super Cub em relógios, a Seiko optou por equipá-los com o calibre 4R36, movimento automática (com opção de enrolamento manual), complicação do dia da semana e data no mesmo subdial (posicionada às 3h), reserva de energia de até 41h e resistência à água de 100m.

O modelo Seiko Honda Super Cub foi inserido na linha 5 Sports, com a referência SPRJ49. Sua produção é limitada em 6.000 unidades e tem a gradação de cor definida como “Tasmania Metallic Green” (verde e bege). Este relógio está disponível na Relojoaria Impala.

Acesse o e-commerce ou visite nossa loja física. 

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é banner-acesse-o-site-1024x289.png

Você também tem a opção de obter mais informações destes e outros modelos da Seiko e grandes marcas de relógio pelo nosso WhatsApp:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é banner-chama-no-whats-1024x289.png

Sensacional esta colab Honda e Seiko,não é? Esperamos que tenha gostado. Voltamos em breve com mais conteúdo para você, caro leitor.

Lista VIP - Mundo Relojoeiro

Até mais!

Category:

Share: