No detalhe – confira a edição limitada do Orient Star Moon Phase

Olá!

Bem-vindo ao espaço dedicado para admirar e destacar as contribuições que fizeram, fazem e farão história na relojoaria mundial. Aqui, no nosso Blog, sinta-se à vontade! Toda nossa equipe se dedica a trazer todos os detalhes e curiosidade para enriquecer este momento. E não seria diferente nesta oportunidade. Temos para mostrar a você, caro leitor, um belíssimo relógio mecânico da Orient Star. Tenha uma ótima leitura!

Os relógios com fases da Lua, também conhecidos como “moon phase”, têm uma complicação fascinante que remonta aos primórdios da relojoaria. As primeiras menções a tais mecanismos datam do século 16, com exemplares criados por relojoeiros como Peter Henlein (1485-1542) e Hans Schlottheim (1515-1564).

Hans Schlottheim era um ourives qualificado, relojoeiro, artesão e, acima de tudo, mecânico. Pouco é conhecido do treinamento de Schlottheim, além de que ele passou algum tempo na oficina de Jeremias Metzger, e que ele era um relojoeiro itinerante. Durante sua carreira, os tribunais reais e as classes superiores tiveram interesse em ascensão em máquinas automatizadas e autómatos de relógio, particularmente como peças centrais para mesas de banquete e entretenimento aos convidados. Schlottheim era um produtor popular desses objetos decorativos automáticos; muitas de suas obras sobreviventes e mais conhecidas estão nas formas de galeões. As peças de Schlottheim foram conhecidas por apresentar cenas de vinheta povoadas por figuras animadas, mecanismos de produção de música, sinos de hora em hora e disparos de canhões em miniatura, além de mecanismos que exibiram o tempo.

A origem da função de fases da Lua está intimamente ligada à importância cultural e prática do ciclo lunar. Naquela época, a Lua era crucial para a agricultura, navegação, calendários religiosos e até mesmo crenças supersticiosas. Ter essa informação no dia a dia proporcionava praticidade e um toque de sofisticação.

No início, os mecanismos das fases da Lua eram bastante rudimentares. Utilizava-se discos rotativos – como discos com fases lunares pintadas à mão e sistemas de engrenagens que simulavam o ciclo lunar com maior fidelidade. E, com avanços tecnológicos, os mecanismos têm ficado cada vez menores, mais precisos e complexos.

O relógio das fases da Lua foi inventado em 1925 pela suíça Patek Philippe. Denominado como Perpetual Calendar 97975, foi o primeiro de uma jornada de exuberância e pioneirismo não só pela complicação das fases lunares como também do calendário “perpétuo”. E também tem a Bulova, que foi uma das primeiras marcas a lançar um relógio com fases da Lua – apresentando, em 1947, seu “Moon Phase Bulova”.

Os relógios com fases da Lua continuam a ser populares entre colecionadores e entusiastas da relojoaria. As marcas modernas oferecem uma grande variedade de modelos com essa função, desde modelos simples e acessíveis até peças complexas e luxuosas.

Dois fatos: o primeiro é que a história dos relógios com fases da Lua é um reflexo da constante busca do ser humano por precisão, praticidade e beleza. Essa complicação fascinante continua a encantar e inspirar relojoeiros e amantes da relojoaria em todo o mundo. O segundo fato é que já tem um considerável tempo que, aqui no Blog, não falamos dos modelos mecânicos da Orient Star, em específico os relógios que detêm as fases da Luz no mostrador. Os últimos destaques com esta função da marca falamos em 2021, quando a Orient Star celebrava seus 70 anos.

Mas, vamos contornar isso! A seguir, você confere tudo o que deve saber sobre a proposta da Orient Star para o seu mais recente modelo com as fases da Lua.

Orient Star Moon Phase Automatic Limited Edition (RE-AY0116A00B)

Para descrever este relógio começamos por uma das nossas partes favoritas. O coração deste modelo é o seu movimento automático F7M65, que oferece opções de hacking e enrolamento manual, uma impressionante precisão de + 15 a -5 segundos por dia, 21.600bph, reserva de energia de até 50h – complicações de reserva de energia (às 12h) e fases da Lua e data do dia (em subdial posicionado às 6h).

Protegido por vidro cristal de safira (curvo, duplo e com revestimento antirreflexo) garante uma visão perfeita do mostrador e protege contra arranhões, bem como permite que todos possam admirar o mecanismo todo à mostra na parte detrás. Por isso, a caixa é rosqueada, coroa chanfrada (ás 3h) e resistência à água de até 50m.

A caixa é feita de aço inoxidável resistente à corrosão de alta qualidade (SUS316L), medindo 41mm de diâmetro e 13.2mm de espessura. A pulseira também é de aço inoxidável e tem um fecho de báscula com trava de segurança. O acabamento polido da caixa e da pulseira confere ao relógio um visual elegante e sofisticado.

O mostrador, caro leitor, é um convite para admirarmos a beleza da natureza do Japão. Inspirado na Lua refletida no Lago Tazawa, na província de Akita, o mostrador apresenta uma bela gradação de tons de roxo e lilás – que muitos se referem esta junção de tons como abalone. O curioso é que o abalone é um molusco, que forma uma pequena rocha orgânica e natural assim como as ostras criam as pérolas. A escolha da Orient Star para estes tons no mostrador é intrigante, pois muda de acordo com a luz.

E outros detalhes são meticulosamente elaborados: uma Lua prateada no céu noturno indica a fase lunar, enquanto um anel com números indicam a data do dia – notáveis no subdial às 6h; algarismos romanos impressos em três dimensões proporcionam um toque de elegância e são os indicadores das horas e um anel preto, no entorno do mostrador, indica os segundos; e o logotipo da Orient Star é impresso no mostrador como uma marca d’água, reforçando a sutileza e sofisticação do design.

Este relógio, de referência RE-AY0116A00B, é excepcional! Combina beleza, funcionalidade, oferece precisão, estilo e exclusividade, sendo fabricado no Japão e com edição limitada em 200 unidades. Para loucura dos fãs, entusiastas e colecionadores a Relojoaria Impala disponibiliza o referido modelo. Confira em nossa loja física ou e-commerce. 

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é banner-acesse-o-site-1024x289.png

E, claro, pode nos acionar pelo nosso WhatsApp para mais informações deste e outros relógios formidáveis do nosso portfólio:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é banner-chama-no-whats-1024x289.png

Agradecemos pela companhia. Voltamos na próxima semana com mais novidades.

Lista VIP - Mundo Relojoeiro

Até mais.

Category:

Share: