Novidade – Novo Seiko Prospex Speed Timer (SRQ039J1) no detalhe

Olá!

Seja bem-vindo ao Blog a Impala. Não é segredo algum (re)afirmarmos de que somos apaixonados por relógios. Vivemos e respiramos características, curiosidades e diferenciais técnicos que os relógios têm e não deixamos de lado questões como contexto histórico, reputação e também as contribuições socioculturais no decorrer da História mundial. Assim como a moda e a indústria audiovisual estão presentes em nosso dia a dia, a relojoaria também está, mas em proporções bem distintas.

Aqui, na Impala, os relógios estão sempre em destaque. E estamos empolgados! Para este mês queremos falar de uma novidade da linha Prospex. Se o seu melhor momento é de smoking ou de roupa de mergulho, aqui é o seu lugar! Temos um belíssimo clássico esportivo e queremos sua atenção pelos próximos minutos. Continue conosco, acomode-se e tenha uma excelente leitura!

Nossa jornada na relojoaria de hoje nos leva à década de 1960, com uma criação da Seiko para a cronometragem esportiva, mas que detém detalhes de design e recursos mecânicos de cronômetros e cronógrafos de relógio de pulso produzidos há cerca de 60 anos. Dentre os modelos desta época, o relógio Seiko Crown Chronograph de 1964, de corda manual, e o movimento cronógrafo automático do lendário calibre 6139 da Seiko, de 1969, foram usados como referência para que a marca introduzisse o Prospex Speed Timer.

O relógio de 1964 foi lançado às vésperas dos Jogos Olímpicos de Verão e registrou o pioneirismo da Seiko em produzir o primeiro cronógrafo de pulso em território japonês – alimentado pelo calibre 5179, desenvolvido por Toshihiko Ohki e produzido na fábrica Seikosha da Seiko em Suwa. Já o cronógrafo de 1969, foi lançado em meio à uma corrida dentre as fabricantes de relógios suíços para desenvolver o primeiro movimento de cronógrafo automático. Era o homem pisando na Lua e reflexos da crise de quartzo. Muita coisa acontecendo e as marcas Zenith e a coalizão Heuer/Hamilton/Breitling tentando se posicionar como pioneiras, mas foi a Seiko que conquistou este feito, lançando o relógio cronógrafo automático de pulso com calibre 6139 (com roda de colunas e embreagem vertical).

E aí, chegamos em 2021, quando o Speed Timer foi lançado para honrar os relógios sessentistas, mas como não se trata de reprodução e sim de inovação, a Seiko faz isso com maestria: unir o tradicional com a melhor tecnologia desenvolvida até o momento. Resultado disso foi um novo modelo da fabricante japonesa com características que reverenciamos, relógios que captam características de design específicas e a legibilidade impecável dos cronógrafos portáteis da Seiko. E como explicamos acima, é um relógio que simboliza uma disputa velada entre as fabricantes de relógios para lançar o primeiro cronógrafo automático.

Seiko Prospex Speed Timer 2022 (SRQ039J1) Made in Japan

Em 2021, a Seiko apresentou o Prospex Speed Timer Mechanical Chronographs em duas versões (SRQ035 e SRQ037), reverenciando os relógios cronógrafos de alta precisão da década de 1960. O SRQ035, uma edição limitada de 1.000 peças, foi lançado em design minimalista, sendo mostrador branco com marcações pretas, e reproduziu os botões de pistão do relógio de pulso Crown Chronograph de 1964. Já o relógio de referência SRQ037, tem as mesmas características, mas cores invertidas: o mostrador é cinza carvão com acumuladores em preto, os detalhes são brancos e com mesmo material de aço inoxidável usado para a caixa e pulseira:

O modelo de 2022 segue o design apresentado em 2021, porém com exuberante azul que tem sido discutido nos fóruns do segmento. Há quem diga que seja turquesa e outros azul, porém entendemos que seja mais uma escolha da Seiko para reverenciar a década sessentista. Na época, o relógio Tiffany Nautilus da Patek Philippe viveu um boom no mercado. E, em fevereiro deste ano, lançou uma edição limitada em 170 unidades do seu relógio Naitilus 5711, com o mostrador no azul Tiffany, em homenagem aos 170 anos da joalheria – uma unidade custa US$ 6,2 milhões (cerca de R$ 31 milhões).

Voltando ao destaque da Seiko de hoje, temos uma terceira opção de recriação do Crow. Apesar da novidade ser a cor do mostrador, não podemos deixar de notar outros detalhes. A pulseira de aço dos modelos anteriores dá lugar a uma pulseira de couro de crocodilo preta. A caixa de aço inoxidável, de 42,5mm de diâmetro, ainda é escovada e lisa, sem bisel.

A coroa, às 3h, divide espaço com duplos botões que, mesmo se ratando de uma recriação de um clássico da Seiko, viabilizam ares mais contemporâneos ao relógio. A caixa tem 15,1mm de espessura e recebe a tecnologia DiaShiled (revestimento de verniz, super duro, que evita arranhões e protege o relógio de possíveis solavancos da rotina).

Retângulos simétricos substituem os números nos índices de hora e o mostrador acomoda ainda dois subdials. O modelo SRQ039J1 é protegido por vidro de cristal de safira, até mesmo atrás da caixa, em que o mecanismo está parcialmente à mostra. E a marca faz questão de exibir, em meio às inscrições, que é um modelo fabricado no Japão.

O interior deste Speed Timer é tão interessante quanto os componentes visíveis. Equipado com o calibre 8R46, este movimento detém uma roda de coluna de primeira linha e arquitetura de embreagem vertical. Batendo a uma frequência de 4Hz, oferece reserva de energia de 45h, com precisão de +25 a -15 segundos por dia e 28.800 vibrações por hora.

Este movimento permite ainda que o Speed Timer 2022 tenha complicação da data do dia, posicionada às 6h, cronógrafo com acumulador de 30 minutos e resistência à água de 100m.

Este Seiko Prospex Speed Timer 2022 (SRQ039J1) é exemplo de relógio clássico com design esportivo. Esta versão azul está formidável e disponível na loja física e no e-commerce da Relojoaria Impala:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é banner-acesse-o-site-1024x289.png

Entre em contato e fale com nossa equipe pelo WhatsApp:  

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é banner-chama-no-whats-1024x289.png

O destaque de hoje e outras dezenas de relógios disponíveis para todos os bolsos e gostos. Estamos aguardando seu contato. Tenha uma ótima semana e até breve!

Lista VIP - Mundo Relojoeiro


Category:

Share: