Novos Militares Bulova – Uma fração das histórias de guerra

Olá!

Muito bom ter sua presença no Blog da Impala. Seja ouvindo ou lendo, nós temos um compromisso semanal com você para registrar detalhes da história mundial por meio de relógios. Apesar de terem como função mostrar as horas no presente os relógios sempre carregam consigo uma carga inestimável de informações – sejam detalhes tradicionais ou contemporâneos.

Acomode-se e embarque conosco em mais uma aventura pelo mundo da relojoaria. Hoje o assunto é matéria escolar obrigatória: a Segunda Guerra Mundial. Mas, assim como os relógios mais visados, há complicações. Temos três modelos militares Bulova para destacar e curiosidades sobre componentes de relógios. Vamos contar tudo para você nesta atualização do Blog – que está sensacional!

O trecho da história que vamos destacar hoje não inicia em período de guerra, na década de 1940. Voltamos um pouco: meados do século 17. Os relógios, até então, eram artigos de luxo, de bolso, e usado por homens. No fim do século 19, soldados começaram a amarrar seus relógios de bolso no pulso por conveniência.

Estas são algumas das curiosidades dos campos de batalha que influenciaram na formatação dos futuros relógios. Outros detalhes, que poucas pessoas sabem, é que esta amarração no pulso passou a ser feita com tiras de couro para suportar as adversidades. E nascia, no improviso, os primeiros relógios de pulso. Este tipo de registro existe por conta de anotações feitas por oficiais. Uma destas notas foi feita por um oficial alemão em seu diário pessoal, em que consta o uso de um boné para segurar o relógio no pulso e não atrapalhar o manuseio de metralhadora.

Além da Bulova, outras marcas tiveram relógios criados especificamente para uso militar. Rolex, Doxa e Gruen também criaram suas versões. O “boom” dos relógios de pulso no século 20 e as inovações criadas para que os relógios fossem úteis em situações inusitadas impulsionaram as mais diversas marcas do segmento da relojoaria.

Em 1943, foi apresentado ao mundo o Bulova A-11. Embora tenha sido criado para atender a um pedido do governo dos Estados Unidos, para equipar membros do Exército e da Força Aérea, este relógio também foi usado nos pulsos dos soldados aliados na Segunda Guerra Mundial. Um fenômeno!


Bulova A-11 – 1943

O relógio A-11 é conhecido como relógio de “hack”. Recebeu este nome porque os soldados puxavam as coroas e “hackeavam” o ponteiro dos segundos, na posição das 12h, para sincronizar seus relógios durante as batalhas. Assim, conseguiam calcular com mais precisão os reforços de ataque aéreo, por exemplo.

Mais uma curiosidade dos campos de guerra que influenciaram a relojoaria mundial é que aço em tempo de guerra era algo caro e, por vezes, indisponível. Por isso, a Bulova decidiu projetar os modelos do A-11 com caixas de latão cromado, de 32mm de dimensão – considerado pequeno para os padrões atuais, mas atendeu às necessidades e volume de pedidos deste modelo que foi feito pelo governo norte-americano.

E para relembrar este relógio icônico, a Bulova preparou reinterpretações do A-11, em três modelos. Confira!

Bulova Militar Hack Automático

Esta coleção de inspiração vintage da marca foi anunciada em meados de 2020 e tem conquistado o mundo com suas particularidades. É uma das novidades Bulova em 2021! Além de comemorar a herança militar da marca, a coleção também divulga uma organização sem fins lucrativos denominada Veteran’s Watchmaker Initiative, que tem o propósito de ensinar aos veteranos de guerra, especialmente veteranos com deficiência, a arte altamente qualificada da relojoaria. A Bulova garante que 10% do que for vendido com esta coleção será revertida em doação à entidade.

Nestas reinterpretações do A-11 não é necessário hackear os ponteiros. São todos de hack automático, feitos para serem usados em um cenário em que o campo de batalha é a nossa própria rotina. Apesar do tema militar, ainda assim são legítimos Bulova e já têm todo o nosso respeito. 

Para estes novos militares foi escolhido o movimento automático Miyota 8S20-43A, de três mãos, com opção de enrolamento manual, 21 joias, 21.600bph e reserva de energia de 42h. Como o original foi feito para Exército e Força Aérea, a resistência à água não foi o foco, tanto que a resistência é de 30m de profundidade.

A caixa de aço inoxidável tem 37,8mm de diâmetro (SEM COROA) / 40,5mm (COM COROA), sendo 13,6mm de espessura. Os mostradores têm cores e combinações distintas, mas é padrão deste trio os ponteiros e marcadores luminescentes e também apresenta uma trilha secundária: além dos números indicando as horas, de 1 a 12, que são bem destacados, também há uma segunda linha indicando 13 às 24.

A coroa é simples, posicionadas às 3h, e a caixa é protegida por vidro de cristal mineral de dupla curva. É um trio de relógios de design simples, com as características da marca e que muito se assemelha aos relógios A-11 de 1943.

Bulova Militar Hack Automático 96A259

Neste modelo, a Bulova escolheu mostrador de fundo preto, índices com luminescência e a trilha secundária de números é na cor branca. Este relógio pesa 62g e a pulseira é de nylon verde militar – com costura reforçada e acabamento com o primor Bulova.

CLIQUE NA FOTO PARA COMPRAR

No verso da caixa, um detalhe que denota este modelo como vintage: um desenho que mostra um militar hackeando o ponteiro de um relógio e três militares ao lado – incluindo uma mulher, que não era típico da época, mas hoje elas estão em maior número e são figuras presentes nas mais diversas em missões a campo. Acertaram em cheio na homenagem!

Bulova Militar Hack Automático 98A255

CLIQUE NA FOTO PARA COMPRAR

Para este modelo, a Bulova manteve as cores militares. O mostrador também preto, mas a linha secundária, que exibe os números de 13 a 24, é vermelha – assim como a tonalidade do fino ponteiro de segundos. A pulseira é outro diferencial: é de couro natural, verde, de muito bom gosto.

CLIQUE NA FOTO PARA COMPRAR

Este não tem o desenho na parte detrás da caixa. A marca optou por deixar que a pulseira de couro passe por trás da caixa. E a sensação que temos é que lembra a ideia do uso da tira de couro do boné para segurar o relógio, que comentamos no início. Uma sacada genial e que ficará para história e uma opção feita pela Bulova para oferecer mais conforto de uso.

Bulova Militar Hack Automático 98A246

CLIQUE NA FOTO PARA COMPRAR

O último modelo tem viés mais tradicional e menos militar. Tem as mesmas características de design dos dois relógios anteriores, mas ficou mais sutil com as cores escolhidas. O mostrador é creme, os detalhes todos em preto, sendo que as aplicações de luminescência estão em detalhes de preenchimento dos ponteiros de horas e minutos e em pequenos quadrados posicionados logo abaixo dos números que indicam as horas. A pulseira é de couro natural preta, com o detalhe transpassando atrás da caixa, assim como o 98A255. Este aqui é perfeito para homens que preferem relógios com design mais clássicos.

Ressaltamos que esta história é uma fração pequena das inúmeras histórias de guerra que renderam belíssimos relógios. E esperamos que tenha gostado do conteúdo de hoje! Os três relógios da coleção Bulova Militar estão disponíveis em nosso e-commerce.

Entre em contato conosco pelo nosso canal de atendimento e obtenha mais informações para aquisição de um destes relógios. Aproveite e deixe sua sugestão de pauta para próximas atualização do Blog da Impala.

Uma ótima semana e até breve!

Lista VIP - Mundo Relojoeiro

Category:

Share: