Por Ramon | SeikoPhD
Se tem um setor da indústria que costuma explorar com perfeição as reedições de peças clássicas, sem dúvida alguma é o dos relógios. A Seiko, claro, passa longe de ser uma exceção e isso se dá tanto pelo fato de o público simplesmente amar esse tipo de produto, quanto pela abundância de material disponível no catálogo dessa prolíficaempresa japonesa.
Os relógios que hoje analisamos, apesar de se encaixarem perfeitamente no tema, têm uma distinção bastante marcante se comparados aos relançamentos que acompanhamos nos últimos anos. Ocorre que, desta vez, a Seiko optou por relançar um modelonpraticamente idêntico ao clássico dos anos 80, evitando ao máximo quaisquer modificações estéticas e veremos como tal atitude foi benéfica para os novos Seiko Rotocall.

Os modelos Rotocall 2025 descendem do clássico Seiko digital de calibre A829 que recebeu o apelido de “Rotocall” após apresentar um inovador aro externo giratório,capaz de permitir o acesso às diversas funções do relógio ao, simplesmente, rotacionar o aro.
Foi uma sacada genial da Seiko. A possibilidade do usuário visualizar todos os modos do relógio ao observar o decalque do aro e poder acessar a opção desejada de forma tão descomplicada, foi revolucionária para a época.
Tenho certeza de que, em algum momento de sua vida, você já se pegou olhando para aquele relógio digital que precisava de ajuste, seja ele um modelo de pulso, um instalado no micro-ondas ou mesmo sobre sua mesa e pensou: “como que ajusta isso aqui mesmo”?

Pois é, o Rotocall simplificou a vida de seus proprietários desde os já distantes anos 80, enquanto passávamos uma semana tentando lembrar como ajustar o bendito relógio do aparelho de videocassete.
A distinção do modelo clássico foi tamanha que acabou caindo no gosto de astronautas de diversas nações. Se os botões da maioria dos relógios digitais já são meio chatos de se acionar estando de mãos livres, imagine quando se utiliza luvas e não qualquer luva, estamos falando de materiais realmente espessos.
Ao possibilitar o acesso rápido às suas funções através do simples rotacionar do aro externo bidirecional, o Rotocall facilitou a vida dos astronautas e, assim, caiu no gosto de muitos deles, mesmo não tendo sido um modelo oficial da NASA ou de qualquer outra agência espacial.

Voltando aos relançamentos, sem dúvida a Seiko acertou ao manter a estética altamente funcional do Rotocall. Claro que melhorias foram feitas e os novos modelos contarão com um calibre mais moderno e robusto, além de incorporarem funções inéditas.

Trazendo modos como alarme, cronômetro, segundo fuso horário, contador e outros, osnovos Rotocall garantem a continuidade da interessante experiência tátil de “saltar” facilmente entre suas funções e, o melhor, sem interromper a exibição das horas que permanecem sendo mostradas na tela inferior do relógio.

O inesquecível som de “bip” dos anos 80, emitido após o acionamento de algum dos botões, também está de volta, entretanto agora é possível desativá-lo caso o proprietário queira. Uma outra novidade extremamente bem-vinda é a exibição da duração da bateria, essencial para um relógio a quartzo não nos deixar na mão quando mais precisarmos.



Falando um pouco mais do “design” geral dos novos modelos, observamos que suas dimensões certamente agradarão à maioria dos entusiastas, pois apesar do mostrador ser bastante amplo e de o projeto focar no destaque do distinto e colorido aro externo, a Seiko optou acertadamente por uma caixa de 37 mm de diâmetro, apenas 10,6 mm de espessura e 43,5 mm de comprimento.

Vale observar que a caixa é um pouco menor que o aro giratório, o que facilita seu manuseio e destaca o que, de fato, precisa ser destacado por ali. As pulseiras serão em aço inoxidável, estilo “jubilee” e fecho com liberação por trava e botões.
Mesmo não sendo o maior entusiasta dos relógios digitais, gostei bastante dos novosmodelos que prometem não apenas renovar esse nicho de mercado da Seiko, como também bater de frente com alguns dos relógios mais legais, em aço, da líder de vendas no seguimento, a Casio.

As 3 cores estão disponíveis na Relojoaria Impala, claro. Acione a equipe nos canais de atendimento e WhatsApp para garantir sua peça:

E aí, curtiram? Vale a pena conferir pessoalmente essas peças e continuem acompanhando o Blog da Impala, vez ou outra também estarei por aqui.
Forte abraço!

