Preciosidade: Seiko celebra seu legado com novo King, em edição limitada

Olá! Seja bem-vindo ao Blog da Impala, nosso espaço dedicado a trocas de conteúdo recheado de curiosidades e novidades da relojoaria mundial. Hoje, trazemos mais uma sensacional notícia, principalmente aos queridos que somam os fãs e entusiastas da Seiko. Acomode-se e esteja à vontade para conferir os detalhes do mais novo modelo King Seiko.

A Seiko é uma das marcas de relógios mais renomadas do mundo, e sua linha King Seiko é um dos seus modelos mais emblemáticos. Lançada pela primeira vez em 1961, a linha King Seiko foi construída para ser a melhor que a Seiko poderia oferecer e se tornou um dos relógios favoritos de colecionadores, entusiastas da alta relojoaria e fãs das contribuições da fabricante japonesa à relojoaria.

Os relógios King Seiko (também chamados de KS) foram produzidos até 1975, com produção voltada principalmente para o mercado japonês. Já falamos aqui em outras oportunidades e vale salientarmos àqueles que não estão a par de uma rivalidade que havia dentro da Seiko entre as equipes que projetavam o Grand Seiko e o King Seiko. Embora sejam relógios de excelência, com acabamentos impecáveis, a coleção KS teve a produção interrompida.

No entanto, a Seiko não deixou o modelo de lado ao planejar todos os relógios que integraram a coleção comemorativa dos seus 140 anos. Em 2021, depois de longos 47 anos sem um modelo novo se quer, a Seiko lançou dois modelos que rememoram alguns dos primeiros KS lançados na década de 1960.

Neste ano de 2023, a Seiko apresentou vários modelos King Seiko – sendo alguns de coleção permanente e outros de edição limitada. Falamos um pouco deles neste post aqui e destacamos a nova coleção com os modelos SPB387J1, SPB389J1 e SPB391J1 – que foram projetados com acabamentos escovados e mostradores inspirados na cultura Pop de Tóquio da década de 1975.

Para o relógio de hoje, a Seiko não poupou detalhes e refinamento. Confira a seguir!

King Seiko Kiku Limited Edition (SJE095J1)

Este modelo recebeu o nome de “Kiku Tsunagi Mon”, inspirado na arte da horticultura do período Edo, que se aproxima da relojoaria em termos de precisão e requinte. Kiku, em japonês, significa crisântemo. Embora, aqui no Brasil, essa flor esteja ligada, principalmente, a homenagens póstumas, no Japão o crisântemo tem como significado a simplicidade e a perfeição, sendo muito utilizado para dar sorte a pessoas que vão realizar alguma atividade de risco.

Sua imagem está presente no artesanato japonês, sobretudo em vitrais do período Edo – conhecido também como Edo Bakufu, Período Tokugawa e como Idade da Paz Ininterrupta, que foi um trecho da história do Japão, governado pelos xoguns da família Tokugawa, de março de 1603 a maio de 1868. E mais: o crisântemo é uma flor típica do outono japonês (de setembro a dezembro) e também considerada o selo oficial da Família Imperial Japonesa. Este SK Kiku, em inglês, tem sido chamado por “chrysanthemum dial” – mostrador de crisântemo em português.

Historicamente, o polimento de espada japonês era levado muito a sério. Embora a maioria presuma que o ferreiro também é o único a polir uma lâmina, esse trabalho era na verdade tão especializado que a lâmina geralmente era dada a um “togishi” que executava essa tarefa exclusivamente. Por que isso importa? Bem, o polimento de zaratsu é uma técnica derivada precisamente disso – a fina arte de fazer espadas. Quando você compra um Grand Seiko, todas as superfícies do case são polidas – manualmente – usando essa técnica.

Este King Seiko combina um mostrador branco, plano, com índices facetados e ponteiros “Diamond Cut”. Segundo a própria Seiko, os elementos foram dispostos assim para reproduzir com precisão as características essenciais do design do original da década de 1960. Com design novo e mais fino – sendo a caixa de aço inoxidável de 38,6mm de diâmetro e 10,6mm de espessura –, é um retorno ao design original da KSK, nítido e angular, com saliências largas e acabamentos deslumbrantes.

Um desses acabamentos é o zaratsu. Esta técnica é utilizada há séculos, criada por artesãos em espadas e adotada pela Seiko como polimento para os seus mostradores KS. Note, caro leitor, que os crisântemos estão representados por todo o mostrador, em relevo, com extrema elegância.

Protegido por vidro de cristal de safira, com antirreflexo, por dentro, este KS foi equipado com o calibre 6L35 – movimento automático, +15 segundos a -10 segundos por dia de precisão, 28.800bph, reserva de energia de até 45h, complicação da data do dia (posicionada às 3h, assim como a coroa simples) e resistência à água de 50m. Na parte detrás da caixa, há o com emblema King Seiko, ao centro, e inscrição do número de série.

O King Seiko Kiku Limited Edition (SJE095J1) recebe pulseira em aço inoxidável, com elos pequenos e entrelaçados, e também acompanha uma pulseira adicional em couro cinza. O modelo foi recentemente apresentado pela Seiko, com produção limitada em 600 unidades, e está disponível pela Relojoaria Impala.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é banner-acesse-o-site-1024x289.png

Se você procura por um clássico, mas com o melhor da tecnologia Seiko, este é “o relógio”. Para mais informações, visite nossa loja física ou entre em contato conosco pelo nosso WhatsApp. Estamos a postos para falar sobre este e outros relógios sensacionais que temos disponíveis:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é banner-chama-no-whats-1024x289.png

Para esta atualização, ficamos por aqui. Mas, continue conosco em nossas redes sociais e confira nossos vídeos.

Lista VIP - Mundo Relojoeiro

 Esteja bem e Boas Festas!

Category:

Share: