Precisão de Campeões – Conheça o cronógrafo Seiko de edição limitada Speedtimer 2022

Olá!

Esperamos que você esteja bem e preparado para a atualização de hoje do Blog da Impala. Estamos em ritmo acelerado, na velocidade de atleta profissional. Hoje vamos à pista de atletismo que foi palco da competição mundial de 2022. A grandiosa Seiko preparou um cronógrafo de edição limitada para ovacionar a precisão de sua tecnologia. Vamos saber todos os detalhes, então, fique conosco, caro leitor. Já agradecemos a sua companhia e desejamos uma ótima leitura.

A história mundial tem registrada relatos de corridas na China e no Egito. Como competição, ganhou força na Grécia antiga, em que os atletas disputavam corridas em pistas de terra, sem nenhum recurso. Algumas modalidades, porém, como a corrida de 200m, eram disputadas em estádios. Não por acaso, ao serem criadas competições (como as Olimpíadas), o atletismo sempre era integrado à grade de modalidades esportivas.

As competições foram ganhando regras, formatos, distâncias distintas, com ou sem barreiras ou obstáculos, individual ou em equipe. Como um dos esportes mais tradicionais, é também um dos mais inclusivos: com treino e dedicação, pessoas de todas as partes do mundo, independentemente da classe social, podem praticar.

Quanto ao desempenho, para um atleta profissional um milésimo determina pódio. A diferença entre o primeiro lugar e o último, por vezes, está em segundos ou menos. E para definir os vencedores, as provas são cronometradas. É neste ponto que o Atletismo e a história da relojoaria se convergem. Exemplo disso é que a Seiko, por mais de meio século, tem apoiado os atletas em seus esforços para serem os melhores, por meio de dispositivos de cronometragem de última geração.

A tradição da Seiko como pioneira em cronometragem esportiva começou na década de 1960, quando a empresa apresentou ao cenário esportivo mundial uma gama de dispositivos de cronometragem que estabeleceram um novo padrão global de precisão. Essa tradição de medir o tempo decorrido continuou. Desde 1985, Seiko é o cronometrista de escolha do Mundial de Atletismo e marcou muitos momentos incríveis nos jogos do campeonato.

Imagine a responsabilidade de definir campeões ou de registrar novas quebras de recordes. Esta é mais uma contribuição Seiko para o Esporte e poucos sabem disso. Mas, aqui no Blog dividimos com você. O Seiko Speedtimer foi destaque no Blog já algumas vezes e vamos, rapidamente, lembra-lo destes modelos.

O relógio de 1964 foi lançado às vésperas dos Jogos Olímpicos de Verão e registrou o pioneirismo da Seiko em produzir o primeiro cronógrafo de pulso em território japonês – alimentado pelo calibre 5179, desenvolvido por Toshihiko Ohki e produzido na fábrica Seikosha da Seiko em Suwa, no Japão. Já o cronógrafo de 1969, foi lançado em meio à uma corrida dentre as fabricantes de relógios suíços para desenvolver o primeiro movimento de cronógrafo automático. Muitos fatos aconteceram ao mesmo tempo e deixavam tudo ainda “mais acelerado e acirrado”: o homem na Lua, reflexos da crise de quartzo e grandes marcas disputando posicionar seus cronógrafos no mercado.

Em 2021, a Seiko apresentou o Prospex Speedtimer Mechanical Chronographs em duas versões (SRQ035 e SRQ037), reverenciando os relógios cronógrafos de alta precisão da década de 1960. O SRQ035, uma edição limitada de 1.000 peças, foi lançado em design minimalista, sendo mostrador branco com marcações pretas, e reproduziu os botões de pistão do relógio de pulso Crown Chronograph de 1964.

Falamos sobre o relógio de referência SRQ037, um Speedtimer com as mesmas características dos anteriores, mas com mostrador preto e os detalhes em branco, em uma caixa impecável de aço inoxidável, design de cronógrafo Seiko e todas as qualidades de um relógio de precisão – incluindo DiaShield. E também do SRQ039J1, apresentado neste ano, uma versão Speedtimer com mostrador azul e pulseira de couro de vitelo preta.

O destaque de hoje é mais uma novidade Seiko para sua coleção Speedtimer. No mês passado (julho), o estado de Oregon, nos Estados Unidos, sediou o Campeonato mundial de Atletismo de 2022. Comemorando sua 17ª vez como cronometrista oficial deste prestigiado evento de atletismo, a Seiko foi perspicaz e criou um relógio para celebrar mais esta contribuição.

Os detalhes deste modelo você confere a seguir:

Seiko Prospex Limited Edition Chronograph Speedtimer (SRQ041)

Não se engane ao achar que é o mesmo relógio de meses atrás, pois não é. Visualmente vemos que a Seiko manteve seu padrão Speedtimer adotado nos últimos anos, mas nesta oportunidade a marca entregou alguns detalhes que você, caro leitor, deve levar em consideração ao comparar os modelos SRQ037 (2021) e o SRQ041 (que trazemos hoje).

Pensando nos 1.800 atletas que obtiveram pontuação e tempo necessários para competir, a Seiko lançou um cronógrafo semanas antes do Campeonato Mundial de Atletismo – que aconteceu em Eugene, em Oregon, nos Estados Unidos, entre os dias 15 e 24 de julho. Toda a herança da Seiko foi imposta para esta nova versão Prospex Speedtimer.

A caixa de 42,5mm de diâmetro e 15,1mm de espessura, é escovada e lisa, sem bisel. A coroa, às 3h, divide espaço com duplos botões que denotam o design de cronógrafo. Tanto a caixa quanto a pulseira (de gomos horizontais) são em aço inoxidável que recebem DiaShiled – lembrando que é tecnologia de revestimento de verniz, super duro, que evita arranhões e protege o relógio de possíveis solavancos da rotina.

O mostrador com padrão de areia tem a cor cinza escuro e acabamento que é uma referência à textura da pista de corrida. O ponteiro dos segundos do cronógrafo e o contador de 30 minutos, às 9h, são em amarelo, a mesma cor de todos os dispositivos de cronometragem e medição da Seiko. Retângulos simétricos substituem os números nos índices de hora, com aplicação de Lumibrite, e este relógio ainda recebe a proteção oferecida pelo vidro de cristal de safira, até mesmo atrás da caixa – onde todo o mecanismo está à mostra e as inscrições foram feitas em cima do vidro.

O Speedtimer Oregon 2022 foi equipado com novo movimento da série 8R do cronógrafo mais avançado da Seiko, o Calibre 8R46. Ele compartilha os mesmos atributos de desempenho do Calibre 8R48, mas incorpora dois submostradores em vez de três e tem ainda a complicação da data do dia, posicionada às 6h. São 28 joias, 28.800bph, reserva de energia de até 45h, precisão de +25 a -15 segundos por dia, cronógrafo com acumulador de até 30 minutos e resistência à água em até 100m.

A marca informa que a embreagem vertical e a roda de coluna garantem a precisão e durabilidade que são as características da série “8R Caliber”. O escape é leve e forte, graças ao uso da tecnologia MEMS que aumenta a estabilidade da precisão do relógio. Com o apertar do botão de reset, os ponteiros voltam a zero instantaneamente e em perfeita sincronização.

E para tornar este modelo SRQ041 ainda mais interessante, a Seiko oferece uma pulseira adicional em couro de vitelo preta, com um detalhe: a costura foi projetada para aumentar a durabilidade da pulseira. Como adiantamos, é um relógio de edição limitada e enumerada em 400 unidades – devidamente enumeradas e evidenciadas em inscrições na parte detrás da caixa. E note ainda os pontos amarelos do mostrador e do mecanismo à mostra no verso, que são uma homenageiam aos dispositivos Seiko usados nas competições.

Este Seiko Prospex Limited Edition Chronograph Speedtimer (SRQ041) é um relógio excepcional e está disponível pela Relojoaria Impala. Visite nossa loja física ou acesse o nosso e-commerce:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é banner-acesse-o-site-1024x289.png

Para mais informações e sugestões, fale diretamente com nossa equipe de atendimento pelo WhatsApp:  

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é banner-chama-no-whats-1024x289.png

E corra! Não perca esta oportunidade. 

Lista VIP - Mundo Relojoeiro

Category:

Share: