Precisão indiscutível – confira os dois novos Seiko Prospex Speedtimer

Olá!

Esperamos que você esteja bem, caro leitor. Nesta semana, continuamos no país do sol nascente e sede da empresa japonesa responsável pela cronometragem das provas internacionais de atletismo. A precisão, neste caso, é indiscutível! Alongue-se e fique conosco para esta leitura – quem sabe uma corrida!

Bom, pensar e falar sobre a Seiko é ter em mente um legado incontestável de contribuições à relojoaria mundial. Muitos de nós, automaticamente, interligamos a marca a modelos de mergulho. Mas, é nosso dever lembrá-lo de que a Seiko é gigante e também detém façanhas memoráveis em terra firme.

Exemplo disso é o seu passado glorioso provindo de sua coleção de cronógrafos apresentados ao mundo em 1969. E seguindo sua receita de sucesso, em investir em homenagens, reinterpretações e até modelos bem fidedignos aos originais, os dois destaques desta atualização do Blog são relógios que inspiram referências vintage.

No entanto, internamente, revelam sofisticação e tecnologia de ponta. Estamos nos referindo ao movimento 8R48 que é projetado com diferenciado sistema de embreagem vertical, que se acopla ao trem de engrenagens do cronógrafo por meio de fricção, ao invés de uma única engrenagem – se assemelhando ao sistema de embreagem de um carro.

Tudo bem se você não tem noção de mecânica veicular e não consegue mensurar o diferencial de engrenagens de um cronógrafo. Estamos aqui para descomplicar isso para você: o referido calibre proporciona um início mais suave do ponteiro dos segundos do cronógrafo. É como se o relógio trabalhasse com mais facilidade, tornando-o ainda mais confiável.

A seguir, confira muito mais destes novos cronógrafos da Seiko.

Seiko Prospex SpeedTimer Mechanical Chronograph (SRQ47J1 / SRQ049J1)

Os relógios anunciados pela Seiko evidenciam, mais uma vez, o legado Speedtimer setentista. Antes de falarmos do design, vamos enaltecer o interior, afinal a Seiko equipou a dupla com o movimento 8R48, cronógrafo mais avançado da marca até o momento. O calibre oferece quatro complicações: dois cronógrafos (às 6h e às 9h, com ponteiros com marcações na cor laranja); subdial de segundos e a complicação da data do dia, posicionados, respectivamente, às 3h e entre às 4h e 5h.

São 28 joias, 28.800bph, reserva de energia de até 45h, precisão de +25 a -15 segundos por dia, cronógrafo com acumulador de até 30 minutos e resistência à água em até 100m. E mais: a embreagem vertical e a roda de coluna do calibre 8R48 garantem precisão e durabilidade, sendo o escape leve e forte graças ao uso da tecnologia MEMS – que oferece mais estabilidade na precisão do relógio. Vale ressaltar que, ao apertar o botão de reset, os ponteiros voltam a zero instantaneamente e em perfeita sincronização.

Estes novos Prospex Speedtimer continuam maiores que o original. Assim como vimos na versão de edição limitada Oregon, em 2023, as caixas têm 42mm de diâmetro e 14,6mm de espessura.

Os dois relógios têm caixas e pulseiras em aço inoxidável com revestimento superduro (tecnologia DialShield da Seiko – que evita arranhões e protege os relógios de possíveis solavancos da rotina) e são protegidos por vidro cristal de safira. Ahh, e, por gentileza, caro leitor, não deixe de notar a disposição dos elos das pulseiras.

Ambos os modelos são inspirados no Seiko 6138-8020 “Panda” de 1972. A combinação de design clássico e tecnologia moderna os tornam relógios únicos e especiais. E há alguns detalhes que os distinguem:

SRQ047J1 

A primeira opção é aparentemente mais luxuosa.

O mostrador é prateado e escovado verticalmente, enquanto as complicações do cronógrafo são pretos – resultando no que muitos atribuem visual de “panda” ao relógio, sendo a parte do bisel um taquímetro de tons em azul degradê.

SRQ049J1

Nesta proposta a Seiko foi audaciosa. Temos um “panda reverso”, com o mostrador preto fosco e as complicações do cronógrafo em prata brilhante, assim como os detalhes dos ponteiros e índices.

Veja que a data do dia segue o padrão do mostrador e os números da data são claros – oferecendo profundidade e visibilidade.

Esta segunda opção tem pulseira adicional em couro preto, com costura estilizada, e tem produção limitada em 1.000 unidades.

Sensacionais, não é mesmo?! Os novos Speedtimers da Seiko são uma excelente opção para quem busca um cronógrafo elegante, funcional e com um toque de história. Os dois modelos Seiko Prospex SpeedTimer Mechanical Chronograph (SRQ47J1 / SRQ049J1) estão disponíveis pela Relojoaria Impala. 

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é banner-acesse-o-site-1024x289.png

Você pode nos acionar pelas redes sociais ou pelo nosso WhatsApp para mais informações. Esteja convidado a visitar nossa loja física no Largo do Cambuci, em São Paulo/SP, para um café e para falarmos do que tanto gostamos. 

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é banner-chama-no-whats-1024x289.png

Ficamos por aqui e retornamos na próxima semana com mais relógios, histórias e curiosidades,

Esteja bem e até mais.

Lista VIP - Mundo Relojoeiro

Category:

Share: