Relógios ‘hackeados’ da Bulova – Confira reedição do icônico A-15 e mais

Olá!

Como foi de feriado? Esperamos que esteja tudo bem e pronto para mais um conteúdo do Blog da Impala. Por aqui defendemos que os relógios são muito mais que acessórios e carregam consigo histórias que merecem ser compartilhadas. Uma delas é a relação da Bulova com seus relógios “hackeados”, militares que já contamos por aqui, mas desta vez temos mais um modelo reeditado pela marca. Fique conosco, caro leitor, e aproveite!

Na História mundial há registros de pelos menos quatro momentos de guerra no século 17, com seis disputas que movimentaram a política, economia e cultura de países na Europa e na Ásia. Nesta época, relógios eram artigos de extremo luxo, mas há relatos de soldados e comandantes – homens que foram convocados ou já seguiam carreira militar – que usaram relógios na rotina repleta de adversidades da guerra em que estavam inseridos.

Os relatos contados por histórias de guerra, registros oficiais e diários pessoais revelam que alguns combatentes improvisavam formas de usar seus relógios. Mas, foi no século 19 que vários relógios foram vistos em amarrações no braço e no pulso de militares. A conveniência se tornou uma curiosidade de guerra e influenciou na formatação de relógios de pulso – incluindo pulseiras feitas em nylon e couro. Oficialmente, o relógio convencional de pulso foi inventado por Antoni Patek e Arien Phillipe, fundadores da relojoaria Patek & Phillipe, em 1868.

Aos poucos, os relógios foram ganhando notoriedade, com opções produzidas por várias marcas, mas ainda sim caros. A Bulova se destacou dentre as grandes marcas da relojoaria em oferecer modelos específicos para uso militar e ficou famosa entre soldados por ser a marca atendia ao exército americano (US Army) – já no século 19. Porém Rolex, Doxa, Gruen, Hamilton, Elgin e Waltham são algumas das marcas conhecidas da época que também lançaram modelos militares.

Em 1943, foi apresentado ao mundo o Bulova A-11. Embora tenha sido criado para atender a um pedido do governo norte-americano, para equipar membros do Exército e da Força Aérea, este relógio também foi usado nos pulsos dos soldados aliados na Segunda Guerra Mundial. Um fenômeno!

O relógio A-11 é conhecido como relógio de “hack”. Recebeu este nome porque os soldados puxavam as coroas e “hackeavam” o ponteiro dos segundos, na posição das 12h, para sincronizar seus relógios durante as batalhas. Assim, conseguiam calcular com mais precisão os reforços de ataque aéreo, por exemplo. E outra curiosidade é que a Bulova decidiu projetar os modelos do A-11 com caixas de latão cromado, de 32mm de dimensão – considerado pequeno para os padrões atuais, mas atendeu às necessidades e volume de pedidos deste modelo.

A marca criou a série Hack Watch Archive, que é uma reedição destes relógios militares fabricados entre as décadas de 1960 e 1970. E no século 20, veio o “boom”: criações, cocriações ou reedições destes relógios estruturados para ambientes de guerra. E o que esperar de um relógio como o A-11, com design atemporal, novas tecnologias, e lançado em dias atuais? Bom, isso você confere agora!

Bulova Militar Hack Automático

Anunciada em 2020 e com novos modelos em 2021, esta coleção de inspiração vintage foi lançada para comemorar a herança militar da marca e divulgar uma organização sem fins lucrativos denominada Veteran’s Watchmaker Initiative, que tem o propósito de ensinar aos veteranos de guerra, especialmente veteranos com deficiência, a arte altamente qualificada da relojoaria.

Militar sim e hack só no nome. As reinterpretações mais recentes do A-11 não precisam de ter os ponteiros “hackeados”, pois são automáticos, feitos para serem usados em um cenário em que o campo de batalha é a nossa própria rotina.

Para estes novos militares foi escolhido o movimento automático Miyota 8S20-43A, de três mãos, com opção de enrolamento manual, 21 joias, 21.600bph e reserva de energia de 42h. Como o original foi feito para Exército e Força Aérea, a resistência à água não foi o foco, tanto que a resistência é de 30m – apropriada apenas para lavar as mãos.

Bulova Militar Hack Automático (96A282)

Neste modelo, uma reinterpretação do A-11, a Bulova escolheu mostrador de fundo azul naval, índices com luminescência, a trilha secundária de números é na cor branca e o ponteiro de segundos na cor vermelha. Este relógio pesa 72g e a pulseira é de nylon marrom militar, de costura reforçada.

A caixa de aço inoxidável (de 36,1mm de diâmetro e 14,4mm de espessura) é polida e tem acabamento chanfrado nas extremidades (onde ficaria o bisel), sendo a coroa simples (às 3h) e protegida por vidro de cristal mineral.

No verso da caixa foram inscritos os códigos de modelo, coleção e especificações do relógio. Sem complicações, com design mais clean e vemos como uma opção mais clássica oferecido pela Bulova para esta coleção Militar Hack.

Bulova Militar Hack Automático (96A245)

Esta opção Bulova é uma reinterpretação do A-15 Pilot. O mostrador é preto, mas a linha secundária, que exibe os números de 13 a 24, é verde. Este Bulova 98A245 tem a caixa de aço inoxidável polida e totalmente lisa, medindo 42mm de diâmetro e 14mm de espessura – e pesa 97g.

Não tem bisel, mas foi equipado com três coroas – que funcionam como hora, dual time e compressor. Protegido por vidro de cristal de safira, este relógio recebe pulseira de couro natural na cor marrom, com a costura da mesma cor. E, no verso da caixa, apenas especificações do modelo.

Estes são os dois destaques de hoje, mas no e-commerce e loja física da Relojoaria Impala estão disponíveis mais modelos Bulova Militar. Faça uma visita e confira estes e outros vários relógios icônicos da Bulova e de outras grandes marcas da relojoaria mundial. 

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é banner-acesse-o-site-1024x289.png

Fale com nossa equipe! Esclareça dúvidas, negocie e faça sua sugestão para próximas pautas do Blog pelo WhatsApp:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é banner-chama-no-whats-1024x289.png

Aguardamos você! Tenha uma excelente semana e até mais.

Lista VIP - Mundo Relojoeiro

Category:

Share: