Retorno lendário: Seiko reinterpreta seu Marinemaster e apresenta três versões com novo calibre

Olá!

Por aqui, sempre que revisitamos um tema que aborde sobre mergulho profissional, temos que mencionar o Marinemaster. Hoje, temos um conteúdo especial para falarmos de três novas versões deste modelo aclamado da Seiko. Por isso, convidamos você, caro leitor, a permanecer conosco e ficar por dentro destas novidades. Tenha uma ótima leitura!

Descobertas mostram que o primeiro relógio de mergulho da Seiko, conhecido como não-oficial, foi o Seiko Cronos Sea Horse. Este tinha 21 joias, corda manual, uma caixa rosqueada e era resistente a profundidades de até 50 metros. No início dos anos 1960, a Seiko introduziu quatro modelos chamados Seikomatic Water Prof, com uma vedação melhor, porém resistência de apenas 30 metros.

Convenhamos que mencionar um relógio de mergulho com uma resistência de apenas 30 metros não parecia adequado diante da autonomia e outros modelos disponíveis para uso debaixo d’água da época. Por isso, esses modelos são considerados “não-oficiais”. Nos anos seguintes, a Seiko aprimorou os componentes e se tornou líder no mercado de relógios para mergulho profissional.

Se você tiver algum conhecimento sobre a fabricante japonesa, certamente encontrará alguns apelidos bastante peculiares associados aos seus modelos. “Tartaruga” (Turtle), “Atum” (Tuna), “Sumo” e “Monstro” (Monster) são apenas alguns exemplos. Esses apelidos foram inicialmente criados por entusiastas da Seiko para descrever características específicas do design, como a caixa em formato de lata, no caso do Tuna ou o bisel serrilhado como do Monster. Esses apelidos se popularizaram tanto que agora até a própria Seiko os adota.

Outro apelido amplamente reconhecido da linha Prospex Diver’s da Seiko é o Marinemaster. Esse nome foi introduzido pela primeira vez em 2000 com o lançamento do modelo de referência 6159-7001 (SBDX001). Na época, o relógio foi considerado um dos mais avançados da marca em termos de relógios de mergulho, oferecendo uma robusta e prática caixa de aço com 44 mm de largura e resistência à água de 300 metros, além de ser construído em monobloco, uma vedação especial conhecida também como “L-seal” – para resistir à pressão do hélio, estabelecendo assim os padrões para todos os futuros modelos Seiko Prospex.

Os três novos modelos Seiko Prospex Marinemaster não são os primeiros da linha desde o modelo original; houve várias variações ao longo dos anos, incluindo uma edição especial de aniversário em 2015 (SBDX012). Ainda se trata de relógios de mergulho premium com diversas características modernas, mas também incorporam detalhes claramente inspirados no visual retro do primeiro relógio de mergulho da Seiko, o famoso 62MAS lançado em 1965. O trio, anunciado pela Seiko no último bimestre de 2023, demarca uma nova fase do modelo original e a definição do nome da série como Marinemaster. E todos os detalhes, você confere a seguir.

Seiko Prospex 1965 Diver’s Modern Re-interpretation (SJE097J1, SJE099J1 e SJE101J1)

O primeiro movimento da família 6L Slim (fino) desenvolvido especialmente para relógios de mergulho foi apresentado pela Seiko em uma proposta de edição limitada do Marinemaster em 2023 (SJE093). Felizmente, a marca optou por este movimento para projetar as novas propostas.

Trata-se do calibre 6L37, introduzido em julho de 2023. Ele mantém a precisão e a reserva de energia do movimento 6L35, que é a base da família 6L. O calibre 6L37 foi projetado para oferecer maior durabilidade e resistência ao choque, atendendo aos exigentes padrões de um relógio de mergulho Seiko Prospex.

Ambos os calibres compartilham a mesma estrutura e o mesmo Seiko Diashock, e as especificações do 6L37 são: opções de enrolamento manual e hacking, precisão de +15 a -10 segundos por dia, reserva de energia de 45 horas, 26 joias, 28.800bph, com complicação da data do dia (em subdial posicionado entre às 4h e 5h), com movimento parcialmente aparente atrás da caixa (na parte inferior, com mecanismo em dourado e joia em destaque); e ainda com resistência à água de 200m e proteção de vidro feito com cristal de safira (mais resistente a arranhões e é antirreflexo).

Inspirados no pioneiro 62MAS, os novos modelos combinam elementos clássicos e modernos para oferecer uma experiência de mergulho profissional. Especialistas os denominam como “babies” na relojoaria, devido aos tamanhos – de 39,5mm de diâmetro e 12,3mm de espessura. Temos, então, perfis compactos e versáteis, com caixas e pulseiras feitas em aço inoxidável, garantindo desempenho confiável nas situações mais exigentes.

O design dos mostradores exibe ranhuras horizontais – que estão em alta também em elementos de decoração, sobretudo em propostas amadeiradas, com acabamento denominado “ripado”. Às pulseiras, a Seiko apresenta um novo design com elos triplos arredondados e acabamentos polidos e escovados. Todos dispõem de fechos com botão e extensão para uso sobre a roupa de mergulho. Note, caro leitor, que essas características conferem ao trio toque contemporâneo mesmo se tratando de uma reinterpretação que completa 59 anos neste ano.

Os três modelos se distinguem por detalhes:

SJE101

Proposta com mostrador e bisel pretos, sendo o modelo mais próximo do original;

SJE099

Nesta opção, o mostrador é azul claro, sendo o bisel azul escuro;

SJE097

Para a terceira opção, o mostrador é prateado, sendo o bisel no mesmo tom do aço inoxidável da caixa e pulseira. E para celebrar este retorno do MM. a Seiko preferiu limitar este modelo em 1.000 peças.

Opções atraentes, que perfeitamente atendem às especificações exigidas por mergulhadores profissionais, assim como atende aos entusiastas que primam por relógios sofisticados e funcionais.

Este trio que marca o retorno do lendário Marinemaster em três versões equipadas com o calibre 6L37, o Seiko Prospex 1965 Diver’s Modern Re-interpretation (SJE097J1, SJE099J1 e SJE101J1), está disponível na loja física da e no e-commerce da Relojoaria Impala:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é banner-acesse-o-site-1024x289.png

Entre em contato e fale com nossa equipe pelo WhatsApp:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é banner-chama-no-whats-1024x289.png

Esperamos que tenha gostado do conteúdo. Este é o Blog da Impala feito para nós, que somos fãs de histórias, curiosidades e as contribuições da relojoaria para a História mundial. 

Lista VIP - Mundo Relojoeiro

Tenha uma excelente semana e até mais!

Category:

Share: