Nas profundezas do oceano qual diver da Seiko mais se destaca? Turtle Deep Blue ou Turtle Padi ?

Olá!

Este é o Blog da Impala e você, que nos ouve ou nos lê, tem um compromisso semanal conosco para imersões fantásticas no universo da relojoaria. Neste espaço sempre compartilhamos detalhes de relógios e curiosidades por trás de cada modelo apresentado. E nesta oportunidade voltamos a falar de dois Seiko Turtle. Preparado?! Vamos lá!

A Seiko é uma empresa que amamos falar. Uma das marcas mais tradicionais do mundo e a mais antiga do segmento no Japão, a Seiko é a única empresa que oferece as cinco tecnologias relojoeiras: Mecânica, Quartzo, Kinetic, Spring Drive e Solar.

Os divers da marca fizeram história pelo pioneirismo e pela qualidade dos relógios apresentados. Ainda na década de 1970, a Seiko lançou o modelo 6105 que é tido como o “pai” dos Turtles e foi o relógio que difundiu a fabricante japonesa como referência em relógios de mergulho.

6105

Este sucesso não é mera publicidade. Os divers da Seiko estavam nos pulsos de soldados norte-americanos durante a Guerra do Vietnã, esteve nas telas do cinema e tornaram-se referências para futuros modelos da própria Seiko e de grandes marcas da relojoaria.

O primeiro modelo denominado como Turtle foi lançado em 1976, pela referência 6306-7000, e inspirado no modelo 6105. Este Turtle 6306 tem 45mm e diâmetro, 13mm de espessura, pulseira de borracha (de 22mm de largura) e plástico semirrígida. A resistência à água é de 150m, as ligas são tidas como normais e com movimento “workhorse”, automático de 17 joias. Ficou conhecido como Turtle porque o bisel bidirecional, de 60 cliques, tem detalhe em alumínio preto, acabamento fosco e a coroa posicionada às 4h. E muitos atribuíram o design do relógio à uma tartaruga. Para completar, o mostrador é composto por trapézios que parecem a casca.

6306-7000

Em 2016, no Basel World, a Seiko presenteou o mundo com outros modelos Turtle – que retornou com tudo na linha Prospex da fabricante. Depois de um hiato sem lançamentos Turtle, desde então são modelos divers muito visados e que têm ganhando novas versões em menor espaço de tempo.

Os dois relógios destaques de hoje são bem parecidos e muito comparados. Como nosso papel aqui no Blog da Impala é sanar dúvidas e adicionar curiosidades, trouxemos as informações completas de cada relógio e detalhes que podem ajudá-lo na hora de distinguir e até eleger o seu preferido.

Seiko Prospex Automático Turtle Deep Blue SRPC25B1 D1SX

CLIQUE PARA MAIS INFORMAÇÕES

Este diver da Seiko foi apresentado no segundo semestre de 2019. Resistente e com garantia de total funcionalidade até 200m de profundidade, este relógio foi equipado com o calibre 4R36 – movimento automático, com mecanismo de corda manual, 21 joias, coroa rosqueada, oferece reserva de energia de 41h, complicações de data e dia da semana, função de parada de segunda mão e detalhes do mostrador com aplicação da tecnologia Lumibrite da marca. Todo este aparato é protegido ainda com vidro cristal Hardlex.

CLIQUE PARA MAIS INFORMAÇÕES

Pesando 195g, é um Turtle de respeito: 45mm de diâmetro. A caixa e pulseira são feitas de aço inoxidável e o mostrador recebeu revestimento em azul profundo. Detalhe para o bisel, que parcialmente também é azul, sendo a coroa posicionada às 4h – que é uma característica da série Turtle; e os trapézios presentes nos índices às 6h, 9h e 12h – sendo os demais em formato de círculos. Já os ponteiros são bem espessos para visualização em locais de pouca luminosidade ou nas profundezas do mar.

CLIQUE PARA MAIS INFORMAÇÕES

Seiko Prospex Automático Turtle PADI SRPA21B1 D1SX

CLIQUE PARA MAIS INFORMAÇÕES

Não é de se espantar que os destaques de hoje sejam constantemente confundidos. Este relógio Turtle Padi SRPA21B1 tem as mesmas características do que descrevemos anteriormente, o Turtle Deep Blue SRPC25B1. Mas, há sim detalhes e curiosidades que os diferem.

A começar pelo fato de que este modelo PADI foi lançado no primeiro trimestre de 2020. Com o mesmo calibre e design, visualmente se diferencia do primeiro modelo pelas cores do bisel – que recebeu as cores “Pepsi” que indicam o relógio como PADI, sendo vermelho das 12h às 4h e o restante do bisel no mesmo azul do mostrador.

CLIQUE PARA MAIS INFORMAÇÕES

Este jogo de cores do bisel é feito para facilitar que a pessoa acompanhe o tempo de oxigênio nas atividades subaquáticas. E para ajudar, o ponteiro de segundos tem as extremidades na cor vermelha – para melhorar ainda mais este acompanhamento durante o mergulho.

Estas edições Turtle PADI são tidas como especiais e muitos não sabem que a denominação PADI não se dá apenas pelas cores azul e vermelho que a Seiko utiliza. Mas, trata-se também de uma certificação atribuída ao relógio. PADI é a sigla, em inglês, da Associação Profissional de Instrutores de Mergulho. Estamos falando da principal e mais respeitada organização da classe de mergulhadores a nível mundial. São mais de 6.300 Centros de Mergulho e Resorts PADI e aproximadamente 137 mil profissionais associados. E a entidade é uma das parceiras da Seiko e, por isso, para identificar que o relógio é certificado, a marca faz uso da sigla para alguns dos seus Prospex.

Então, o que concluímos é que os dois relógios se assemelham, porém o Turtle PADI SRPA21B1 tem especificação profissional e o Turtle Deep Blue SRPC25B1 não, sendo ambos utilizados por profissionais, amadores, entusiastas por mergulho e fãs dos relógios Seiko.

Chegou a hora de você adquirir seu Turtle com condições diferenciadas!

Disponíveis em nossa loja, estes dois divers têm hoje o melhor custo-benefício do mercado. Mesmo com as variações cambiais, principalmente do dólar, mantivemos os valores sem alterações, ficando, inclusive, muito próximo aos preços do exterior.

E aí, bora conferir no detalhe e garantir a sua peça?

Tem interesse em ver mais fotos e até vídeos destes modelos? Entre em contato com a nossa equipe. Mande sua mensagem!

Aguardamos seu contato e agradecemos pela sua companhia. Esta foi mais uma atualização do nosso Blog e na próxima semana tem muito mais.

Lista VIP - Mundo Relojoeiro

Cuide-se e até breve.

Category:

Share: