Saiba como guardar seu relógio em 4 dicas

Esta semana vamos falar de conservação dos relógios. Alguns cuidados nas férias e em como manter as pulseiras em bom estado ao longo do tempo já foram assuntos abordados no Blog da Impala ano passado. Nesta oportunidade, vamos atender à solicitação feita por cliente-leitor, para ressaltar alguns cuidados básicos ao guardar o relógio e, assim, você manter seus modelos e tê-los em excelente estado de conservação por muitos anos.

Sabemos que os relógios são itens, às vezes, inestimáveis: têm seu valor de mercado, mas os colecionáveis, os mais raros e antigos têm uma carga histórica e emocional que cada um atribui a um modelo. E, independentemente, do seu real valor para o segmento, todos os modelos exigem cuidados até mesmo na hora de guardar.

Todos os cuidados que vamos enfatizar hoje são para oferecer maior durabilidade e bom desempenho do relógio mesmo a longo prazo.

DICA #1

Esteja com a manutenção em dia. A nossa sugestão é que você guarde o seu relógio e o tenha pronto para uso quando quiser. Caso tenha um risco ou mau funcionamento de algum dispositivo, leve-o a uma relojoaria para manutenção. Além de estar pronto para uso sempre que quiser, é mais fácil você armazená-lo em excelente estado e manter a guardá-lo como está e não poder usar ou ter algumas surpresas desagradáveis. Os relógios mecânicos, por exemplo, precisam de lubrificação de seus componentes internos e as pulseiras de couros podem durar décadas quando hidratadas profissionalmente. E entenda: não existe relógio velho e, sim, subvalorizado ou sem devida manutenção.

DICA #2

Preste atenção à temperatura! Em todo o Brasil temos vários regiões e fatores climáticos que se diferenciam. Esteja em local de clima mais árido ou úmido, os cuidados servem para todos. Prefira gavetas menos usadas, espaços que não tenham atrito ou até mesmo cofres. E não abra mão das caixas dos relógios. Mesmo não sendo original do modelo ou da marca, não abra mão de proteger seu relógio. Cofres podem ser frios e úmidos e gavetas podem ser movimentadas e nestes casos as caixas ajudam a proteger os relógios. Os locais com exposição ao sol, mesmo indireta, não são indicados, pois as mudanças de temperatura podem afetar a condensação dos relógios.

DICA #3

Guarde o relógio longe de aparelhos magnéticos! Se o relógio foi modelo Quartz (à bateria), o cuidado deve ser redobrado. Utensílios eletrônicos como TV, computadores, micro-ondas, equipamentos hospitalares e até subestações de energia elétrica podem gerar campos magnéticos e interferirem no funcionamento regular do seu relógio. Por isso, no dia a dia muito cuidado tanto ao usá-los como ao guardá-los. E caso você não tenha em mente a próxima vez que vai usar um determinado modelo ou você já tenha a intenção de mantê-lo bem guardado, remova a bateria, assim evita corrosão dos componentes internos e possíveis interferências.

Porta Relógios Caixa Estojo 20 Relógios CBRN10479

DICA #4

Certifique-se quanto á posição do seu relógio! Assim como as pulseiras de couro devem ser mantidas esticadas (e hidratadas), os relógios mecânicos devem ser armazenados enrolados. Alguns precisam de corda manual e outros já são automáticos e não precisam ser enrolados manualmente porque usam o movimento natural do seu corpo para aproveitar a energia. Se você guardá-lo envolto em uma espuma, almofada ou objeto que pareça o pulso, os relógios automáticos têm melhor desempenho se continuarem funcionando e têm a durabilidade prolongada.

Acreditamos que adquirir um relógio seja um investimento. Para que não haja prejuízos, é preciso atenção. E a Impala, com mais de 45 anos de história, atua como família. Zelamos pelos nossos clientes e seus relógios. Este foi um conteúdo indicado e o próximo assunto poderá ser uma sugestão sua. Entre em contato conosco!

ERRATA
No texto da última semana havíamos comparado os tamanhos dos First Divers 2020 com outros modelos que foram destaque da linha. O referido trecho foi ajustado em nossa postagem do Blog e reforçamos nesta mensagem que o quarteto 2020 Prospex First Divers tem 40,5mm e a versão 62MAS de 2017 (SLA017) é menor um pouco: tem 39,9mm. Já os modelos de mergulho Seiko Captain Willard SPB151 e SPB153, que têm caixas de 42,7mm.

Tenha uma excelente semana e até breve.

Lista VIP - Mundo Relojoeiro

Compartilhe conteúdos do seu interesse. Clique aqui para entrar em contato e nos sugerir algum assunto.

Category:

Share: