Seiko Age of Discovery – uma homenagem às grandes navegações

Se preferir, ouça o conteúdo desse post na íntegra.

No post desta semana temos mistério, navegações, homenagem e, claro, relógios. O primeiro ponto misterioso do assunto de hoje é ligado ao desconhecido. A expressão “um mar de possibilidades” cairia muito bem. Entre os séculos 15 e 17 houve um crescimento considerável das navegações. A “Era do Descobrimento” é uma designação que resume a época em que países europeus, principalmente Portugal e Espanha, investiram em explorações em busca de novas rotas de comércio. Eram movidos pela possibilidade de muito ouro, prata e especiarias.

Um dos nomes mais lembrados desta época é de Cristovão Colombo (1451-1506). Italiano de Gênova, ele cresceu entre navios e marinheiros. A vida em zona portuária fez com que, naturalmente, fosse um entusiasta nas questões relacionadas às rotas marítimas. Ele não conseguiu subsídios da Itália nem de Portugal para navegar. Foi na Espanha que o rei Fernando V de Aragão ofereceu a Colombo três navios: Nina, Pinta e Santa Maria. E, em 1492, zarpou em busca de riquezas (e as conseguiu).

Colombo hoje é lembrado por ter sido o responsável por ligar o Velho ao Novo Mundo. Descobriu as Américas, desenvolveu novas rotas e deixou seu nome na História. E para lembrar deste feito, a Seiko lançou, na década de 1980, o “Age of Discovery”.

Eis o segundo mistério desta postagem: pouco se sabe deste relógio. A Seiko tem em seu histórico um legado que permeia o tradicional e a inovação, mas marketing não foi um dos seus pontos fortes. O referido modelo Seiko foi lançado em unidades desconhecidas, somente no Japão. Na década seguinte ganhou uma atualização e no ano passado, em lançamento mundial, a marca anunciou uma terceira edição.

Embora as informações sejam escassas e nem conste no portfólio do site oficial da Seiko, o Age of Discovery é emblemático. Detém um calendário perpétuo de 500 anos da descoberta das Américas, feita por Cristovão Colombo – equipado para mostrar o dia e ano de 1400 a 2499. Uma função sem muita usabilidade, mas que dá todo o charme e deixa este relógio ainda mais peculiar – sem contar que é Seiko, sinônimo de qualidade e de relógio que, bem cuidado, pode durar gerações.

Os primeiros modelos do Age of Discovery foram fabricados com pulseira de couro preta e bisel de ouro. Na década de 1990 ganhou uma nova versão com a pulseira de couro na cor vermelha (Seiko 6M13-0010 e 0019). O mostrador é um dos diferenciais, totalmente estilizado e com indicador do modo de bússola de ouro. Tem discador padrão e de 24h, os ponteiros “dobram” no modo Calendário (dia, mês e ano). O relógio é equipado com alarmes, com toques distintos. Para mostrar o mês, os índices vão de um sutil azul a um vermelho, em degradê, que apontam para os dias da semana (que fica na parte superior do mostrador). A moldura claramente lembra um timão de um navio. Muito bonito, refinado, bem o estilo da Seiko – que investe em detalhes para deleite dos fãs.

Os modelos são equipados com o calibre Seiko 6M13, que é analógico com três ponteiros, apresentando funções de alarme, calendário e pesquisa de calendário. Outro detalhe é que o ponteiro dos segundos se move em intervalos de dois segundos quando a bateria precisa ser substituída.

Versão comemorativa 

Em 2019, a Seiko lançou uma versão do Age of Discovery em comemoração aos 30 anos desde o lançamento do primeiro relógio desta série, que recebeu a referência Seiko SPL057. A aparência de timão e o bisel em ouro foram mantidos. Outros detalhes você confere a seguir.

De edição limitada e comemorativa, o mostrador deste último modelo é em tom verde e detalhes em dourado e há uma lista de cidades do mundo. O discador de 24h, com horário local, está posicionado às 12h, e o alarme às 6h. Tem 40mm de diâmetro e 10mm de espessura, com pulseira de couro e resistência à água de 50 metros de profundidade. E outro detalhe visível e excepcional: o vidro de cristal Hardlex é curvado, oferece maior proteção, antirreflexo e resistência a arranhões, bem como destaca os detalhes do mostrador. A última versão do modelo Age of Discovery ainda é alimentado por bateria e equipado com o movimento de quartzo Seiko 5T82. Um cronógrafo e tanto!

Gostou deste conteúdo? Nós sempre reforçamos que você pode nos enviar sugestão de tema para o nosso Blog. Desejamos manter o Blog repleto de conteúdos, dentre curiosidades e novidades do segmento de relojoaria. E também frisamos que mesmo em meio à Covid-19 a Relojoaria Impala está em pleno funcionamento – via WhatsApp e pelo nosso site. Entre em contato conosco.

Agradecemos pela visita. Cuide-se!
Até mais.

Lista VIP - Mundo Relojoeiro

Compartilhe conteúdos do seu interesse. Clique aqui para entrar em contato e nos sugerir algum assunto.

Category:

Share: