Seiko Alpinist – A escalada de sucesso, qualidade e bom gosto

Se preferir, ouça o conteúdo desse post na íntegra.

O relógio Alpinist da Seiko é um modelo que tem uma carga valiosa na história do segmento de relojoaria. Palavras como confiável, robusto, atraente e acessível o caracterizam. No post de hoje vamos explicar o porquê de toda a fama do Alpinist, pois não se trata apenas de um relógio e, sim, de uma série de modelos que já foram lançados.

Para 2020 são esperados mais três novos modelos. Mas, antes, como gostamos, temos um pouco de história e curiosidades para compartilhar. A primeira delas é que o Alpinist foi desenvolvido para atender uma demanda bem específica: de alpinistas japoneses. Entre os anos de 1959 e 1964, a Seiko se posicionou como desafiada a criar um relógio que pudesse ter a mesma qualidade e todas as suas funcionalidades em perfeito funcionamento em altas altitudes, nas montanhas, e em baixas temperaturas.

Adequar um relógio para uso em cenários distintos é um dos propósitos da Seiko desde os seus primeiros anos de atuação. Revelar aqui quais os motivos que fazem do Alpinist um fenômeno horológico seria algo audacioso. E o que vamos fazer é listar as características e ano de criação de cada um para que você possa tirar as suas próprias conclusões.

1959

O primeiro relógio alpinista foi introduzido em 1959 e destinado a alpinistas japoneses e outros entusiastas de esportes. O famoso “Laurel” é o primogênito de outras gerações que estavam por vir do Alpinist. Tem o mostrador preto e creme e funções que eram inovadoras naquela época. Mas, o referido modelo, só ganhou notoriedade a partir de 1961 – data que alguns especialistas afirmam que o relógio foi realmente lançado no mercado.

1963

O Alpinist Champion 850 foi criado sob a Champion Series dois anos depois, em 1963.

1964

Esta é a versão EGP, também conhecida como “85899” – um antigo sistema de numeração da Seiko, com 5 dígitos. Este modelo é considerado o Champion 850s – uma evolução do relógio do ano anterior.

1995

Passados 30 anos, o Alpinist ganhou uma nova versão e foi lançado com calibre 4S15 dentro da linha Prospex. Novos recursos como o cristal Sapplex, com janela de data Cyclop, coroa posicionada às 4h e uma bússola.

2003

Esta geração do Alpinist surgiu em 2003 em quatro novos modelos: SBCJ19, SBCJ021, SBCJ031 e o SBCJ023, que tinha o mostrador azul e teve edição limitada em 500 peças. Para estes relógios a Seiko manteve a bússola de 1995.

2006

Em 2006, o Alpinist foi um sucesso! Os modelos se diferenciavam pela cor do mostrador, sendo o SARB013 creme, o modelo SARB015 tem mostrador preto e o SARB017 é verde.

Além de serem os primeiros relógios equipados com o calibre automático 6R15, tinham 23 joias e os detalhes do mostrador foram banhados a ouro. O preferido foi o SARB017, que recebeu denominações como Alpinist Green, com tonalidade de verde frequentemente comparado ao modelo Seiko Sunburst, da linha Presage.

2019

A questão em torno do ano de lançamento do Laurel foi ponto de discussão durante anos no segmento da relojoaria. Fato, é que o mercado conheceu o Alpinist em 1961, mas o relógio foi criado em 1959. E para registrar o ano de criação, em 2019, a Seiko lançou uma edição limitada do Alpinist, em comemoração aos seus 60 anos. O referido modelo é o SPB089, lançado em 1959 unidades. Esteticamente semelhante ao prestigiado SARB017 (o Alpinist Green), mas com cores diferentes: o verde deu lugar ao azul, e os detalhes em dourado foram substituídos por detalhes prateados.

2020

É evidente que a Seiko deseja manter o Alpinist em evidência. Tanto que para 2020 foi anunciado lançamento de mais três modelos, pela linha Prospex. E para estes modelos vamos dar detalhes, afinal, é uma oportunidade para muitos obter um relógio Alpinist tanto para uso quanto para coleção.

Também conhecido como “explorador japonês”, o Alpinist caiu nas graças dos apaixonados por relógios porque ele balanceia com maestria a complexidade de um bom relógio com o fato de ser acessível. Os detalhes e todo histórico do Alpinist estão presentes nos três novos modelos e o feito de torná-lo mais “barato” é pelo movimento escolhido: o 6R35.

SPB117, SPB119 e SPB121

Os modelos Seiko Alpinist 2020 são: o primeiro com mostrador preto (SPB117) e pulseira em aço inoxidável; outro com mostrador creme (SPB119) e detalhes prateados, e o terceiro tem mostrador verde (SPB121) e detalhes dourados – estes dois últimos têm pulseiras de couro.

As caixas de aço inoxidável têm 39,5mm de diâmetro, com índices numéricos e detalhes do mostrador com aplicação de LumiBrite. O calibre 6R35 permite funções de horas, minutos, segundos e de data; reserva de energia de 70h; enrolamento automático, equipado com 24 joias, em frequência de 21.600bph e resistência à água em até 200 metros de profundidade.

A história de hoje é uma escalada de sucesso da Seiko. Você tem alguma sugestão de postagem? Alguma curiosidade que deseja compartilhar? Entre em contato conosco. Envie-nos mensagem e sua sugestão pode ser um tema para o Blog da Impala.

Agradecemos pela visita. Cuide-se e até mais.

Lista VIP - Mundo Relojoeiro

Compartilhe conteúdos do seu interesse. Clique aqui para entrar em contato e nos sugerir algum assunto.

Category:

Share: