Seiko Arita – uma reverência às raízes japonesas

Se preferir, ouça o conteúdo desse post na íntegra.

Como adiantado em postagem anterior, o assunto desta vez é um relógio que foi destaque do Baselworld 2019. E mais uma vez vamos falar da Seiko, que surpreende a todos a cada lançamento ou releitura que apresenta. Esta proposta de reunir o tradicional com o inovador é uma receita antiga e que caracteriza as atividades da Seiko desde os seus primórdios.

Em 2016, munida de todos os ingredientes de sucesso, a Seiko lançou a coleção denominada como “Presage”, que detém uma combinação única de elementos – como relojoaria mecânica, artesanato artístico, qualidade e a preços médios. Presage não só encantou aos fãs Seiko como abriu mercado para considerável número de admiradores que têm recursos limitados e que, antes, não consumiam produtos Seiko.

Desta coleção, no aclamado Baseworld deste ano, foram apresentados dois modelos do Seiko Arita. Mas, antes de falarmos sobre os relógios, uma rápida aula de História: dos portos de Imari, a porcelana japonesa ganhou o mundo ao longo dos anos – com mais expressividade a partir das expansões marítimas. Chegou à Europa e até os dias atuais é uma das porcelanas mais respeitadas do mundo. Arita é uma cidade que fica na ilha de Kyushu, no Sudoeste do Japão. Tem cerca de 20 mil habitantes que vivem da fabricação de porcelana.

 

Tantos anos de tradição e por que Seiko Arita foi lançado em 2019? A porcelana Arita é sensível e precisava atender a pré-requisitos básicos (durabilidade e resistência) para ser incorporado aos relógios Seiko.

Após anos de estudos e testes, a fabricante japonesa conseguiu criar material quatro vezes mais forte, tendo como base a porcelana de Arita. A solução oportunizou ainda que o material fosse flexível e totalmente maleável para se adequar ao tamanho de um mostrador. E isso foi possível há cerca de três anos, tempo utilizado pela marca para adequar a porcelana Arita em relógios de pulso, com todos os elementos essenciais de um relógio digno de ser Presage.

Produzir mostradores, como mesmo a Seiko define, “envolve a combinação desafiadora de habilidade, paciência e arte”. Com os modelos Seiko Arita, o que se pode concluir é que o trabalho é impecável – feito por Hiroyuki Hashiguchi e sua equipe, contratados para desenvolver sua arte única à Seiko.

Os mostradores dos modelos Seiko Arita homenageiam o artesanato secular, fazendo uso da porcelana e trabalhos à laca e esmalte – que passam por processos como forno a 1300 °C e laser (tradição e inovação, certo?!). Os algarismos romanos são usados em azul, com exceção às 12h, que é em vermelho. As cores são tradicionais e adornam os mostradores com toda delicadeza de uma porcelana Arita. Ainda há muito espaço para textura, profundidade e delicadeza: no modelo SBP093, há o emparelhamento do indicador de data, às 6h; o indicador de reserva de energia, às 9h; e o Seiko “S” que se destaca às 3h.

As caixas dos modelos apresentados são feitas de aço inoxidável, altamente polidas, com 40,6mm de largura e 14,1mm de espessura – sendo os terminais curvos e escovados com cetim. E mais: cristal de dupla curvatura, revestimento antirreflexo e, ao fundo da caixa, safira e o movimento 6R à mostra. Para o modelo SPB093, a Seiko utilizou o calibre 6R27, com 29 joias. Para outro, o SBP095, é usado o calibre 6R35, com reserva de energia de 70h. Ambos modelos são de alças de couro de crocodilo.

A Impala Relojoaria mais uma vez (e incansavelmente) reverencia esta união entre a proeza mecânica e arte histórica do Japão proposta pela Seiko. Respeitamos e sabemos que estas preciosidades são relógios únicos e investimentos certos para quem deseja ter um modelo de alto padrão e em condições acessíveis. Por isso, em breve, teremos os modelos Seiko Arita SBP093 e SBP095 à disposição. Fiquem ligados!

E aguardamos você, na próxima semana, com mais curiosidades do mundo da relojoaria.

Até breve!

Lista VIP - Mundo Relojoeiro

 

Gostou de saber mais sobre relógios? Neste post falamos do Seiko Monster e o próximo pode ser um detalhe de seu interesse. Clique aqui para entrar em contato e nos sugerir algum conteúdo. Esta e outras curiosidades você encontra aqui.

 

Category:

Share: