Seiko – Artesanatos japoneses estampam a nova coleção Crafsmanship na linha Presage

Olá!

Tudo bem, caro leitor? Esperamos que sim. Pedimos sua atenção para quatro novos modelos espetaculares que a Seiko anunciou. Nós, da Impala, somos apaixonados por relógios e aqui oportunizamos histórias e curiosidades sobre o segmento. Nesta oportunidade, trazemos algo com muito frescor, riqueza em detalhes e com toda a essência da Seiko. Acomode-se e aproveite esta leitura conosco.

A história da Seiko começou em 1881, quando Kintaro Hattori abriu uma loja em Ginza para consertar e vender relógios. Em 1913, a marca produziu o primeiro relógio de pulso do Japão, o Laurel, e avançou a arte da relojoaria nos anos seguintes por meio de tecnologia e artesanato.

Em 2023, seguindo as celebrações dos 110 do primeiro relógio de pulso fabricado no Japão, a Seiko tem lançado modelos especiais evidenciando elementos tradicionais do país. Ainda em março, a fabricante anunciou relógios de edição limitada e falamos aqui sobre o Seiko Watchmaking 110th Anniversary King Seiko Limited Edition (SPB365).

Desta vez, a Seiko foi um pouco além: fazendo uso de técnicas seculares e artesanais para acabamentos, produzidos manualmente por artesãos renomados, optou por criar uma nova coleção. Inserida na linha Presage e denominada como Crafstmanship, trata-se de uma referência direta ao processo de fabricação manual de relógios.

Como sabemos (e não nos cansamos de enfatizar), a Seiko é uma marca de relógios japonesa que é conhecida pelo seu alto nível de craftsmanship. A empresa usa uma variedade de técnicas tradicionais para fabricar seus relógios, incluindo o uso de:

Esmalte (Enamel) – técnica de pintura que usa pó de vidro para criar uma superfície lisa e brilhante, tornando o relógio único e durável.

Lacagem (Urushi Lacquer) – é uma laca natural que é feita da resina de uma árvore chamada Toxicodendron vernicifluum, que possibilita acabamentos de aparência rica e aveludada.

Porcelana (Arita Porcelain) – Este material cerâmico é obtido por meio de argila branca, pura e que deve ser manuseada em altas temperaturas, oferecendo flexibilidade e rigidez – que nos mostradores oferece beleza, durabilidade e acabamento impecável.

Esmalte Shippo (Shippo Enamel) – Este esmalte é obtido com a mistura de pó de vidro, óxidos metálicos e água. O Shippo é aplicado ao mostrador do relógio em camadas finas e depois cozido a altas temperaturas – processo este que pode levar até dias para ser concluído, de acordo com a espessura do esmalte.

A coleção de hoje apresenta quatro relógios que você, caro leitor, confere os detalhes a seguir.

Seiko Watchmaking 110th Anniversary Presage Craftsmanship Series

A nova série Presage Craftsmanship da Seiko é uma celebração do artesanato com as mãos unindo o requinte e tradicional com tecnologia e qualidade. Foram criados quatro modelos que têm um novo formato de caixa, com ângulos refinados e um elegante senso de proporção.

A estrutura destas caixaa foi projetada para enfatizar os mostradores artesanais enquanto oferece-se uma aparência mais fina no pulso. Apesar da lembrança do Laurel, com a caixa polida e coroa chanfrada, às 3h, cada mostrador apresenta um novo design com algarismos romanos e índices alternados, conferindo um novo visual ao que já conhecemos dos relógios Presage. Protegidos por vidro de dupla curvatura de cristal de safira e antirreflexo, os mostradores parecem ainda mais próximos e mais legíveis, destacando a riqueza dos detalhes.

E todos os relógios são de pulseira de couro, com fecho triplo e com botão de liberação, sendo certificados pela Leather Working Group – LWG, que é uma organização sem fins lucrativos, criada em 2005, por um grupo de empresas preocupadas com o impacto dos produtos de couro no meio ambiente (composta por marcas como Adidas, Nike, New Balance e Timberland).

Os relógios receberam movimentos distintos e cada um detém um tipo de artesanato:

Seiko Presage Craftsmanship Series Enamel Dial Limited Edition (SPB393)

Esta opção recebe o calibre 6R24: são 31 joias, 28.800bph (oito batidas por segundo), resistência magnética de 4,800 A/m e reserva de energia de 45h. Além dos marcadores de hora, minutos e segundos, note que no mostrador constam três complicações: às 3h, o dia da semana; às 6h, fica a data do dia e, às 12h, a reserva de energia.

A caixa de 40,2mm de diâmetro e 12,8mm de espessura, é feita em aço inoxidável e tem resistência à água de 100m. Esta proposta com mostrador de esmalte branco é criação do mestre artesão Mitsuru Yokosawa e sua equipe. Veja o numeral romano vermelho às 12 horas, evocando o relógio de pulso Laurel original de 1913. O relógio é apresentado em uma pulseira de couro preto e a parte detrás tem o mecanismo à mostra.

Seiko Presage Craftsmanship Series Urushi Lacquer Dial Limited Edition (SPB395)

Com as mesmas especificações da opção Enamel (SPB393), esta segunda proposta tem o mostrador com acabamento na laca Urushi, uma arte decorativa centenária muito reverenciada no Japão. Normalmente encontrado em objetos finos, como tigelas de sopa ou móveis, o Urushi ganha vida neste mostrador por meio de um método inovador empregado para obter uma superfície plana.

A tonalidade marrom acobreada é inspirada na paisagem urbana de Kanazawa, uma cidade com nome sugestivo que significa “pântano de ouro”, na província de Ishikawa. E quem é responsável pelas peças deste SPB395 é o mestre Urushi Isshu Tamura. Outro diferencial é que a pulseira de couro é marrom, seguindo as tonalidades escolhidas pela marca.

Seiko Presage Craftsmanship Series Arita Porcelain Dial Limited Edition (SPB397)

Esta terceira opção da nova coleção Presage evidencia uma nova tonalidade. Trata-se de um tom marfim, como um convite para o Izumiyama Ceramic Stone Fiel, em Arita. Próximo à Saga, o local detém mais de 400 anos dedicados ao porcelanato japonês.

Quem é o responsável por este acabamento é o mestre artesão Hiroyuki Hashiguchi e sua equipe. Além de habilidade, o porcelanato Arita exige paciência com as várias queimas em um forno escaldante, para manter cores, texturas e profundidade por muitos anos.

Este modelo SPB397 é equipado com o calibre 6R27. O movimento de alta performance, com 28.800bph (oito batidas por segundo), 29 joias, resistência magnética de 4,800 A/m e reserva de energia de 45h. Também com mecanismo aparente na parte detrás da caixa e resistência à água de 100m, mas se difere dos primeiros modelos, pois oferece duas complicações: a data do dia, em ponteiros no subdial às 6h, e a reserva de energia, às 9h.

A caixa de aço inoxidável é um pouco maior – quase imperceptível a olho nu –, mas no pulso oferece delicadeza e conforto que muitos fãs e entusiastas estimam. São 40,6mm de diâmetro e 14,1mm de espessura, sendo essas caixas também protegidas por vidro de dupla curvatura de cristal de safira e antirreflexo.

Seiko Presage Craftsmanship Series Shippo Enamel Dial Limited Edition (SPB399)

O elemento desta quarta opção da nova coleção da Seiko é para reverenciar o oceano. Apesar da arte de Owari Shippo ter sido iniciada por uma placa azul trazida pelas navegações holandesas, o Japão aderiu à técnica há muitos anos – tanto que a produzida no país é mais apreciada.

Este esmalte Shippo se diferecia dos outros acabamentos e do esmalte comum porque ele passa por polimento após a queima, tornando o processo mais complexo e bem delicado – porque cada mostrador de relógio tem apenas um milímetro de espessura. O mestre artesão Wataru Totani e sua equipe, responsáveis pelos mostradores Shippo deste modelo SPB399, repetem o processo de esmaltação inúmeras vezes até obter-se o polimento e brilho em azul profundo tão únicos e desejados. Este modelo também recebe o calibre 6R27, mas a pulseira é em couro azul escuro.

Os relógios Presage Craftsmanship são uma obra de arte e um testemunho do alto nível de artesanato da Seiko. Se você está procurando um relógio que seja bonito, durável e único, estes modelos da nova coleção são apropriados. Ressaltamos que os modelos Enamel, Urishi Lacquer e Arita Porcelain (SPB393, SPB395 e SPB397, respectivamente) têm produção limitada em 1500 peças. Já o Shippo Enamel tem menos: são apenas 800 peças.

Entre em contato com nossa equipe e saiba detalhes de como obter um destes modelos Seiko Watchmaking 110th Anniversary Presage Craftsmanship Series. Estão incríveis: colecionáveis, exuberantes, de extrema qualidade e com design que impõe tradição e nuances de contemporaneidade nos relógios.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é banner-acesse-o-site-1024x289.png

Acione nosso time pelo WhatsApp e não deixe de nos acompanhar em nossas redes sociais.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é banner-chama-no-whats-1024x289.png

Na próxima semana voltamos com mais relógios especiais e trechos da história da relojoaria.

Lista VIP - Mundo Relojoeiro

Forte abraço e até mais.

Category:

Share: