Seiko Astron: Cinquentão de respeito

Se preferir, ouça o conteúdo desse post na íntegra.

É sempre um prazer para nós, da equipe Impala, falarmos da Seiko. O post de hoje é dedicado a um dos relógios mais reverenciados da marca: o Seiko Astron. Assim como a história da fabricante japonesa, o Astron é um modelo repleto de detalhes que consegue deixar um legado em inovação e tecnologia.

Estamos nos referindo a modelos que são épicos, únicos e estiveram à frente do seu tempo e que hoje, mesmo em meio a inúmeros recursos oferecidos pela relojoaria mundial, ainda sim atribuem ao Astron como um dos modelos referência do segmento.

O primeiro capítulo do Astron foi um divisor de águas ao segmento. No Natal de 1969, a Seiko apresentava ao mundo o primeiro relógio de pulso de quartzo. Foi uma revolução! Ainda hoje se mantém como um dos modelos mais importantes, pois permitiu que os relógios tivessem uma maior taxa de precisão – cerca de +/- 5 segundos por mês.

Ainda tinha outros recursos tecnológicos: oscilador de quartzo em forma de diapasão e o motor de passo de tipo aberto – componentes estes que são padrão dos relógios de quartzo. A contribuição Seiko para cronometragem de alta precisão por meio do modelo Astron foi tão imensurável que a tecnologia não é aplicada apenas em relógios e está presente em outros variados componentes eletrônicos.

O segundo capítulo da saga Astron surgiu em 2012. No Baselworld daquele ano a Seiko comprovou, em mais uma oportunidade, ser uma marca baseada em tradição e inovação. Conseguiu apresentar um Astron repleto de upgrades e que não podemos deixar de mencionar: o GPS Solar Seiko Astron.

Além da precisão, a nova versão elevou os patamares da relojoaria eletrônica ao apresentar relógio que recarrega com a luz solar. E como o próprio nome indica, o modelo é equipado com GPS. Com apenas um toque, o relógio tem a hora ajustada de acordo com o fuso horário e localização de quem o usa. Um exemplar impecável para amantes do segmento de relojoaria e que viajam constantemente.

Este modelo Astron de 2012 ainda reservava mais uma surpresa: o calibre 8X22. Funções como cronógrafo, duplo fuso horário, modo avião, horário de verão, modo economia de energia e calendário perpétuo (programado até 2100) estão presentes neste relógio – que ainda é um dos mais finos da série: 12,40mm de espessura. Um relógio magnífico!

Coleção Novak Djokivic 

Mais um capítulo da história Seiko se inicia em 2017, quando a marca japonesa lançou uma edição limitada de uma versão aprimorada do GPS Solar Astron. Equipado com movimento 8X42, a Seiko lançou quatro opções que denotam usabilidade, elegância e, claro, qualidade.

Este calibre 8X42 tem como diferenciais, em relação ao 8X22, de ter uma janela maior para o calendário, com submostrador (para o segundo fuso horário) às 6h e é visível a diferença entre os ponteiros – em que os modelos 2017 estão mais estreitos.

Resistência elevada e inteligência inovadora são características essenciais desta coleção Astron, que foi equipada para alta resistência: tem antirrisco à cerâmica do bisel, o vidro é de Safira e revestimento super rígido. O bisel é de cerâmica de zircônia, bracelete em silicone – oferecendo mais força sem abrir mão da maleabilidade.

A coleção foi feita em homenagem Novak Djokivc. Não por acaso, detalhes dos relógios estão relacionados ao mundo do tênis de quadra. Por isso, o design destes modelos são mais esportivos, porém elegantes. Em cada um dos quatro modelos estão inscritas as cidades que sediam os principais torneios de tênis: Londres, Melbourne, Nova Iorque e Paris (em amarelo, no bisel dos relógios).

Ainda há referências como listras (bem sutis) no mostrador que arremetem a um saque ou corte (jogadas do esporte) ganham destaque em amarelo, no bisel; e no submostrador para o segundo fuso horário estão inscritas “Love”, “15”, “30” e “40” (sistema de pontuação do esporte). A tampa da caixa tem a assinatura de Dojkivic e recebe número de série individual. O modelo de edição limitada desta coleção tem mostrador em madrepérola.

Edição de 50 anos

Em 2019, o Astron alcançou o jubileu. A Seiko lançou uma edição comemorativa dos 50 anos do Astron relembrando o icônico modelo de 1969. Enquanto o quartzo permitia que os relógios ficassem mais baratos e populares, o Astron foi lançado em versão ouro 18k. E da mesma fama e beleza do primeiro modelo, a Seiko resgatou os detalhes do relógio que foi divisor de água no segmento. Um relógio maravilhoso para celebrar os 50 anos de sucesso do Astron e deixar os fãs Seiko ainda mais orgulhosos da marca.

Gostou do post de hoje? A história do Astron é uma das várias que a fabricante japonesa acumula ao longo dos anos. E você tem algum modelo que deseja ser destacado em nosso Blog? Mande-nos uma mensagem e, quem sabe, sua sugestão pode ser o próximo assunto.

Uma excelente semana a todos e até mais!

Lista VIP - Mundo Relojoeiro

Compartilhe conteúdos do seu interesse. Clique aqui para entrar em contato e nos sugerir algum assunto.

Category:

Share: