Seiko Capitão Willard retorna em dois novos modelos

Se preferir, ouça o conteúdo desse post na íntegra.

Olá para você! Hoje vamos falar de um capítulo de História mundial que permeia a Guerra do Vietnã, o cinema e a fabricante japonesa de relógios Seiko. Este destaque já foi mencionado em outras postagens, mas não detalhamos. O aclamado Seiko Capitão Willard tem muitas particularidades e dedicamos este post de hoje para apresentar a você um dos relógios mais icônicos da Seiko.

A Guerra do Vietnã aconteceu entre 1959 e 1975 e foi um conflito entre os dois governos estabelecidos, que brigavam pela unificação do país sob sua liderança. Tudo começou após a Guerra da Indochina. Os Estados Unidos envolveram-se diretamente, em consequência das tensões da bipolarização do período da Guerra Fria, no qual as ideologias do comunismo e do capitalismo disputavam a hegemonia do mundo.

Desde a Guerra da Indochina, os Estados Unidos demonstraram preocupação com a ascensão do comunismo na região. Por conta disso, tomou medidas para impedir que isso acontecesse também no Vietnã, a partir de 1949, quando a China tornou-se uma nação comunista. A provável influência dos chineses sobre o Vietnã levou os Estados Unidos a apoiarem os franceses na Guerra da Indochina. Com a derrota dos franceses, os americanos passaram a apoiar o governo o Vietnã do Sul. Em 1959, com o início oficial da guerra, forneceu armamentos e treinamento militar para os exércitos sul-vietnamitas.

Os Estados Unidos estimam 58 mil soldados americanos mortos, 300 mil feridos e pelo menos 1600 desaparecidos até o término da guerra – num total de 500 mil homens. Milhares destes homens receberam o relógio 6105-8110 como parte do equipamento de uso em zona de combate. Este relógio Seiko tem uma caixa assimétrica, que ficou bem popular entre os militares também por outros motivos: era impermeável, permitia legibilidade debaixo d’água e à noite e, em meio à guerra, não apresentou falhas.

A nível mundial, o relógio ficou conhecido nas telas do cinema, com o longa “Apocalipse Now”. Lançado em outubro de 1979, o filme usa a Guerra do Vietnã como enredo e tem uma ficha técnica de peso: Martin Sheen foi protagonista, que deu vida ao Capitão Willard; Marlon Brando, como coronel Kurtz, e direção de Francis Ford Copolla. No filme, assim como os soldados norte-americanos, o Capitão Willard aparece em todas as cenas usando o relógio Seiko. Vale registrar que as tropas dos EUA compraram os modelos 6105-8000 / 8009. Na ficção, o Capitão Willard usa um 6105-8110.

Em março de 2019 circularam na internet possíveis fotos de um modelo semelhante ao Seiko Capitão Willard, deixando fãs pelo mundo todo bem ansiosos com a possibilidade de uma nova versão 40 anos depois do primeiro. Mas, oficialmente, nada foi anunciado. O que aparentemente foi um “vazamento de informação”, só preparou os entusiastas do segmento de relojoaria para dois novos modelos – anunciados oficialmente pela Seiko para 2020, disponíveis a partir de junho.

Novos modelos

Neste post já falamos da história da Guerra do Vietnã, do filme Apocalipse Now e do referido SLA033. Agora que você está por dentro de todo o contexto por trás do relógio Capitão Willard, confira os novos modelos SPB151 e SPB153.

O primeiro vem com duas alterações: o mostrador é preto e a moldura é semelhante; já o segundo modelo é uma variação em um verde-oliva, ou militar, de bom gosto. As caixas são um pouco menores do que o relógio original: têm 42,7mm de diâmetro, com a coroa aparafusada e resistência à água em 200m de profundidade.

Os modelos SPB151 e SPB153 foram equipados com calibre 6R35, com reserva de energia de 70 horas, enrolamento automático, 21.600bph e 24 joias. Receberam ainda aplicação de Lumibrite para os ponteiros e marcadores, revestimento antirreflexo e duas opções de pulseira: de aço inoxidável e de silicone.

SPB153

Estes novos modelos do Seiko Capitão Willard estão incorporadoras da linha Prospex da marca. E devem surgir no mercado com preços convidativos, já que há indícios de que se trata de uma série limitada.

SPB151

Gostou? Nós adoramos! A horologia já é fantástica, quando somada a outros elementos como história, a sétima arte e o quanto admiramos a Seiko o destaque de hoje fica ainda mais interessante. E esperamos que tenha gostado. Na próxima semana retornamos com mais curiosidades do segmento da relojoaria.

Lave as mãos. Use máscara. Cuide-se! Até breve.

Lista VIP - Mundo Relojoeiro

Compartilhe conteúdos do seu interesse. Clique aqui para entrar em contato e nos sugerir algum assunto.

Category:

Share: