Seiko celebra aniversário de 80 anos do explorador Uemura com dois relógios, sendo um de edição limitada


Olá!

Esperamos que você esteja bem e preparado para mais uma aventura pelo segmento da relojoaria. Hoje nossa atenção está voltada para dois relógios comemorativos lançados pela Seiko para celebrar o aniversário de 80 anos do explorador japonês Naomi. Eles foram anunciados em 2021 e têm ganhado o mundo em 2022. Para mais detalhes desta história e destes modelos, acomode-se e confira a seguir. Boa leitura!

A história se inicia em Hidaka, província de Saitama, à Noroeste de Tóquio, no dia 12 de fevereiro de 1941. Nesta data nascia Naomi Uemura, que se tornou explorador profissional e fez carreira em inúmeras expedições ao longo da vida. Naomi Uemura era estudante universitário quando aceitou o desafio de sua primeira escalada. Aos 29 anos, ele havia escalado o Monte Kilimanjaro, o Mont Blanc e o Matterhorn. Em 1970, ele se tornou o primeiro alpinista japonês a chegar ao cume do Monte Everest. Ficou mundialmente conhecido ao escalar, em 1978, o Denali, o pico mais alto da América do Norte. E ele fez isso sozinho, fora de temporada, e carregando consigo o sonho de ter outros feitos na carreira – como atravessar a Antártida e escalar o pico mais alto do continente, o Vinson. Ele morreu um dia depois de completar 43 anos, em 1984, no Alasca – após subir o Denali, o monte que conhecia e o fez ser conhecido e respeitado, em pleno inverno (com temperatura registrada em -46°C).

Seiko 6105-8110

Uemura fez uso do Seiko 6105-8110, nos anos de 1974 a 1976, para completar uma corrida solo de trenó puxado por cães de 12.500 km da Groenlândia ao Alasca; e o famoso Capitão Willard também foi usado em expedição ao Polo Norte em 1978. Para 2021, a Seiko anunciou duas reinterpretações do relógio, originalmente de mergulho, usado para auxiliar a rotina do aventureiro japonês.

Seiko Prospex 1970 Diver’s Modern Re-interpretation (SLA051J1) e The Naomi Uemura 80th Anniversary Limited Edition (SLA049J1)

O 6150 reaparece, em mais uma oportunidade, endossando a linha Prospex da marca. Desta vez, a essência de Naomi Uemura surge em relógios equipados com calibre Seiko 8L35. Este movimento tem a complicação da data do dia entre às 4h e 5h, reserva de energia de até 50h, precisão de +15/-10 segundos por dia e resistência à água de até 200m. Este 8L35 opera a 28.800bph, tem 26 joias, e é tido como alto padrão por incluir opções de hacking, enrolamento manual e exceder os níveis de cronômetros.

É precisão “high-end” (alta tecnologia), caro leitor, e também considerado “primo” do calibre 9S55 – encontrado em alguns modelos Grand Seiko. A marca agarrou a oportunidade de inserir nestes modelos comemorativos um de seus melhores movimentos, criado especialmente para mergulho e um dos primeiros calibres produzidos na oficina Morioka Seiko.

Haja detalhes nas caixas, que são de aço inoxidável e recebem revestimento super duro, para proteção adicional contra arranhões e danos de uso. Elas têm 44mm de diâmetro e 13mm de espessura, protegidos por vidro de cristal de safira curvo, com revestimento de cristal antirreflexo na superfície interna. Os elementos frontais dos relógios são totalmente escovados radialmente acetinados, com acabamento em polimento espelhado. Há um leve chanfro polido na circunferência das caixas, que arremete às vibrações vintage – bem apropriadas para uma recriação da década de 1970. Note que as coroas são rosqueadas, posicionadas às 4h, e os biseis são chanfrados nas laterais e também recebem Lumibrite na superfície (bem como os índices e ponteiros).

As cores e texturas dos relógios se distinguem:

SLA051J1

Esta reinterpretação é inspirada no relógio usado por Uemura na expedição ao Polo Norte. O mostrador é cinza-carvão e o único detalhe colorido está no ponteiro de segundos – que recebe a cor vermelha.

SLA049J1

Esta proposta da Seiko recebe um azul peculiar em alusão aos terrenos gélidos e montanhosos por onde Uemura esteve. Também tem o detalhe vermelho no ponteiro de segundos, assim como o fundo da subdial da complicação da data do dia é preto – só que neste modelo fica mais aparente. E este relógio comemorativo tem pulseira adicional de silicone azul (que combina perfeitamente com o mostrador) e sua produção limitada em 1.200 peças.

Estes esportivos com aparência de relógios clássicos, o Seiko Prospex 1970 Diver’s Modern Re-interpretation (SLA051J1) e The Naomi Uemura 80th Anniversary Limited Edition (SLA049J1) estão disponíveis pela Relojoaria Impala. Você pode conferir estes e outros modelos em nossa loja física e também em nosso e-commerce. 


O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é banner-acesse-o-site-1024x289.png

Obtenha mais informações pelo WhatsApp: 

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é banner-chama-no-whats-1024x289.png

Não perca a oportunidade de ter mais informações e adquirir relógios colecionáveis e inestimáveis. Aguardamos seu contato e agradecemos a sua companhia.

Até a próxima e cuide-se!

Lista VIP - Mundo Relojoeiro

Category:

Share: