Seiko Macchina Sportiva – Relógios com design de veículos de alta velocidade

Olá!

No Blog da Impala já falamos de vários encontros promovidos entre o mundo da relojoaria e outros segmentos. Os relógios feitos para públicos específicos, como os modelos para mergulho profissional, outros com finalidades para o dia a dia, mas com o cuidado estético – em que há a presença da Arquitetura, Música e Esportes, por exemplo.

No post de hoje vamos até os salões de carros. Dos mais conhecidos, como Ferrari, Lamborghini, Bugati e BMW, também há espaço para nomes não muito conhecidos porque são marcas que exploram mercado seleto, oferecendo máquinas surpreendentes, em pouquíssimas unidades, como Lexus, Arashi, Zendo, Hennessey, Huayra e Koenigsegg.

Os superluxuosos de quatro rodas são obras de artes. São resultados da materialização de equipes lideradas por engenheiros, que pensam em todos os detalhes: chassis resistentes, motores potentes e design diferenciado. E as propostas são inúmeras: carros velozes, sustentáveis e/ou híbridos.

Um hobby para poucos, mas que muitos admiram e acompanham as novidades. Certamente, quem conhece um pouco da história dos autos sabe que uma das “escolas” mais tradicionais e respeitadas é a italiana. E é lá que parte da história de hoje começa.

O grande nome desta matéria não é engenheiro e, sim, design industrial. Seu papel enquanto profissional é criar uma conexão entre o produto, o usuário e o ambiente. Geralmente, os profissionais desta área podem ser vistos em projetos de pequena escala, como uma luminária ou utensílio para cozinha; bem como podem ser vistos em projetos mais complexos, tais como edifícios, carros ou na indústria naval.

O design industrial não projeta motores, por exemplo. Porém, a sua atuação está relacionada a todos os processos de montagem de algum produto porque seus aspectos técnicos influenciam no design, na usabilidade e em como o produto será visto.

Giorgetto Giugiaro

Giorgetto Giugiaro é de Garessio, na Itália, e começou sua atuação profissional na década de 1960. Seus designs estão por toda parte. Um dos seus maiores legados está na indústria automobilística. Dentre os carros que ele assinou o design, como BMW M1, Ferrari 250 GT SWB, Lotus Esprit ou os 14 modelos de Alfa Romeos são nomes que você pode não estar familiarizado. Então, vamos a nomes mais conhecidos: Fiat Panda, Uno e Punto ou o primeiro modelo Volkswagem Golf (de 1974) são criações dele.

Giugiaro mantinha muitos projetos paralelos ao mesmo tempo. De projetos de carros, ele assinou produtos como móveis, armas e motocicletas. Porém, foi lá no Japão que seu nome ficou famoso sem ter ligação alguma com os carros. Em 1980 ele foi convocado pela Nikon para apresentar um design de máquina fotográfica que oferecesse uma identidade visual à marca. A Nikon F3 foi a primeira criação assinada por Giugiaro de dezenas de modelos que ele criou.

Seiko 7A28 – 1983

Foi neste período que o seu caminho cruzou com a Seiko. Em 1983, a Seiko introduziu o primeiro movimento de cronógrafo analógico de quartzo, o 7A28. Mais incomum, o mecanismo tinha 15 joias, não usava peças de plástico e permitia uma regulagem simples pelo usuário. Com sua construção robusta, o calibre 7A28 provou ser um relógio excepcionalmente resistente e a Força Aérea Real Britânica comprou mais de 11.000 deles para equipar pilotos e navegadores.

O design italiano recebeu a missão de apresentar modelos para este movimento 7A28 que agradassem aos jovens motoristas. Giugiaro escolheu o caminho de modelos mais ergonômicos e a parceria deu tão certo que uma série de quatro relógios (sendo dois analógicos e dois digitais), lançada no fim do mesmo ano – 1983.

Cada design tinha uma característica distinta, mas todos focados em melhorar a experiência do usuário. O primeiro modelo digital tinha uma pulseira ajustável para ser fixado ao volante ou guidão de uma bicicleta. O segundo modelo tinha um mostrador angular para garantir que o relógio pudesse ser visto pessoa mesmo dirigindo, sem ter que girar o pulso. Aprovado sabe por quem? O saudoso e lendário Ayrton Senna tinha o dele e fazia uso em seus treinos no início da carreira.

Estes quatro relógios fazem parte da coleção Speedmaster Sports 100. Em plena da década de 80, a fabricante Seiko combinava o tradicional com o dinamismo digital – uma receita que eles usam até hoje. Estes relógios eram funcionais, diferentes e estavam adequados à cultura popular oitentista. Tanto que também chegou às telas do cinema.

Seiko 7A28-6000

O diretor James Cameron (de Titanic e Avatar), usou os modelos digitais para dar um ar futurista ao filme que estava gravando na época: Aliens. O filme, de 1986, introduziu os modelos de Giugiaro para Seiko em dois personagens. O primeiro (7A28-6000) foi usado pelo androide Bishop interpretado por Lance Henriksen; o segundo foi adaptado em tons prateados e usado por Ellen Ripley, interpretada por Sigourney Weaver (7A28-7000). Não por acaso os modelos são conhecidos como Seiko Ripley e Seiko Bishop.

Seiko 7A28-7000

Em 2015, a Seiko lançou uma coleção comemorativa e limitada de seus icônicos cronógrafos de quartzo que foi originalmente introduzido no início dos anos 1980 e se tornou famoso em um filme de Hollywood. A maior mudança foi no movimento.

Na reedição encontramos o moderno calibre 7T12, que é um movimento produzido em série com peças plásticas. Tem especificações mais baixas do que o 7A28, mas permitiu que os relógios fossem vendidos a preços mais baixos, e com duas vantagens: extremamente preciso e bateria de cinco anos. Em 2017, Giugiaro colaborou com design de dois modelos Prospex Diver Scuba (SBEE001 e SBEE002) e o Astron Solar GPS (SSE121).

Para este ano, a Seiko reservou o lançamento de novos modelos Macchina Sportiva. E vamos destacar três para você:

Seiko Solar Chronograph Macchina Sportiva SSC769P1

SSC769P1

Este e os demais relógios 2020, assinados Giorgetto Giugiaro foram equipos com o calibre V176, que denota ao relógio um excepcional cronógrafo solar. Este modelo SSC769P1 é todo em aço inoxidável: a caixa e a pulseira. Tem aproximadamente 41.4 mm de diâmetro, vidro de cristal de safira, aplicação de Lumibrite nos ponteiros e indicadores; e tem complicações de dia e data. A parte traseira é parafusada, design arrendodado e a pulseira tem fecho duplo para maior segurança e conforto. O mostrador é branco com detalhes em preto, com linhas sutis que oferecem são características de relógios contemporâneos. Tem resistência à água em 100m e reserva de energia de seis meses.

Seiko Solar Chronograph Macchina Sportiva SSC771P1

SSC771P1

Esta segunda opção é de aço inoxidável e caixa na cor preta, de aproximadamente 41.4 mm de diâmetro. A moldura é cromada, o vidro em cristal de safira. As especificações entre o SSC769P1 e o SSC771P1 são semelhantes. Os diferenciais ficam no mostrador: este modelo tem fundo preto e vermelho. Os ponteiros e indicadores são é da tonalidade da pulseira.

Seiko Solar Chronograph Macchina Sportiva SSC777P1 

SSC777P1

Este modelo está diferenciado. Ele é a junção dos dois primeiros modelos, mas com visual mais agressivo e esportivo. A caixa é em aço inoxidável preta, com aproximadamente 41.4 mm de diâmetro e os diferenciais estão no visual arrojado. O SSC777P1 tem pulseira de nylon resistente (preta com a costura vermelha); o mostrador é preto com vermelho, com o fino acabamento que a Seiko chama de “favo de mel”, sendo a parte preta da moldura em mate.

Estes modelos Seiko & Giugiaro são relógios que oferecem história, design e usabilidade. Giugiaro aos 82 anos ainda mantém muitos projetos e presenteia o segmento com mais modelos de relógios com sua assinatura. E esta coleção é mais uma notável colaboração entre ele e a grandiosa Seiko.

Os relógios 2020 Macchina Sportiva desenhados por Giorgetto Giugiaro estarão disponíveis em breve. Esta e outras maravilhas Seiko você confere no e-commerce da Relojoaria Impala e as curiosidades e histórias que cercam estes e outras dezenas de relógios você confere semanalmente aqui, no nosso Blog da Impala.

Um forte abraço e até mais.

Lista VIP - Mundo Relojoeiro

Compartilhe conteúdos do seu interesse. Clique aqui para entrar em contato e nos sugerir algum assunto.

Category:

Share: