Seiko Pogue – O relógio que foi ao Espaço

Se preferir, ouça o conteúdo desse post na íntegra.

O que muitos têm medo, outros são entusiastas. Isso em referência ao mar e ao céu. Quando o assunto é criar e inovar, o homem não se limita. O post de hoje retrata um capítulo da história e de como os acontecimentos nos bastidores elegeram um relógio Seiko como ícone. Já contamos em nosso Blog vários episódios que culminaram em criações inovadoras para o segmento dos relógios. A maioria dos fatos é subaquática. Hoje, porém, vamos ao espaço.

Tudo o que temos disponível hoje relacionado à Tecnologia é fruto de estudos, testes, fracassos e vitórias. Em época que se falava do homem na Lua, de possíveis viagens comerciais ao espaço, veículos voadores, dentre outros tantos projetos, o que a grande massa tem acesso são drones, satélites, conexões wireless e muito a ser estudado e explorado.

Em 1973, a Seiko tinha lançado um relógio mediano para seus padrões, mas de baixo custo de fabricação e mais acessível. Trata-se do Seiko 6139-6002, que na época ganhou a denominação de “Pepsi” pelas cores azul e vermelho do case. No mesmo ano, foi realizada uma missão de 84 dias denominada Skylab – um programa espacial da NASA para avaliar resistência humana em gravidade zero, exercícios de observação da Terra, do Sol e do cometa Kohoutek. Na última etapa desta missão, três astronautas participaram do programa: Gerard Carr, Edward Gibson e Willian Pogue. Eles estavam autorizados a levar um kit pessoal com itens pré-aprovados. Pogue embarcou com um cronógrafo automático Seiko 6139 – que não era oficialmente indicado pela NASA, mas foi aprovado para ser levado no kit pessoal.

Por muitos anos acreditou-se que o primeiro e único relógio a ir ao espaço fosse o Omega Speedmaster Professional – modelo oficial da NASA. Mas, em 2007, quando Pogue divulgou algumas fotos de arquivo pessoal e redigiu artigo na internet sobre a missão, um especialista em relógios notou que Pogue estava usando um modelo diferente no pulso e questionou Pogue. Em resposta, Pogue explicou que era parte dos seus itens pessoais, que havia comprado o relógio alguns meses antes da missão e que era um Seiko 6139 – um dos relógios populares da época. Pogue ainda explicou que usou o relógio a bordo no espaço, mas que para exercícios em EVA, fora da nave, foi usado o Speedmaster – como exigia o protocolo da NASA. Então, o modelo Omega não foi o único a estar no espaço e o Seiko 6139 ganhou fama desde então.

Com a repercussão da descoberta no mundo dos relógios, o Seiko 6139 passou a ser carinhosamente chamado como Seiko Pogue. E mais: o coronel ainda tinha o relógio. O que foi comprado em uma loja de departamento por valor estimado em US$ 500, foi doado para leilão beneficente e arrematado por cerca de US$ 6.000.

Características

Seiko Chronograph modelo 6139-6002, painel interno bidirecional; ajuste rápido da data às 3h, case em aço inox, de 42,7mm por 40mm, com detalhes em vermelho e azul (Pepsi); vidro em cristal mineral; com movimento calibre 6139, 17 joias e cronômetro.

Sua missão

Você tem um relógio preferido? Algum modelo que tenha sido significativo em sua vida? Quem se interessa por orologia e/ou admira relógios – sejam eles mecânicos, automáticos ou híbridos – tem uma conexão diferente com os modelos criados ao longo da história. Há mais de 45 anos a Impala influencia o segmento oferecendo o que há de melhor quando o assunto é relógio de pulso. Para todas as idades e gostos; para todas as ocasiões – sociais, esportivas, ou extremas. Visite nossa loja virtual e confira os modelos disponíveis. Se preferir ver de perto, nossa loja física está de portas abertas e ponteiros ajustados, à sua espera.

Aguardamos você!
Até a próxima.

Lista VIP - Mundo Relojoeiro

Gostou de saber mais sobre relógios? Neste post falamos sobre o modelo conhecido como Pogue e o próximo pode ser um detalhe de seu interesse. Clique aqui para entrar em contato e nos sugerir algum conteúdo. Esta e outras curiosidades você encontra aqui.

Category:

Share: