Seiko Prospex em reedição de luxo celebra os 50 anos do cronógrafo automático

Se preferir, ouça o conteúdo desse post na íntegra.

Nesta postagem em nosso Blog evidenciamos mais um produto monumental da Seiko que, em outubro, foi apresentada com novas duas versões, em edição ilimitada. Trata-se do modelo SRQ029, que celebra um dos primeiros cronógrafos automáticos do mundo – o Calibre 6139. São 50 anos de história, repleta de detalhes e aprimoramentos, que você confere aqui.

Seiko Panda de 1969 com Calibre 6138, um dos primeiros cronógrafos automáticos

Um dos anos inesquecíveis da História em alcance mundial foi o de 1969. O homem foi à Lua e a Seiko apresentou ao mercado algumas novidades, como o cronógrafo automático. Na época, a marca não era a única na corrida para apresentar melhorias no segmento de relojoaria, mas despontava-se como referência porque, até nos dias atuais, a fabricante japonesa mantém o costume de apresentar preciosidades, relógios únicos (pela delicadeza da montagem e qualidade dos componentes), sendo uma sinergia peculiar entre as tradições nipônicas e as inovações tecnológicas.

Naquele ano, além da Seiko, três fabricantes apresentaram cronógrafos automáticos:

I – Zenith com o El Primero – relógio com cronógrafo automático e uma embreagem horizontal de alta frequência, mas tradicional, movimento integrado com um rotor central.
II – Heuer – Hamilton – Breiling, associado a Buren (movimento e base automática), Dubois-Depraz para o cronógrafo (placa na parte traseira), lançaram relógio com movimento modular denominado Caliber 11 (ou Chronomatic).
III – Modelo Seiko tido como mais moderno, econômico, pois a marca estava focada na industrialização e venda em massa. Foi o primeiro cronógrafo com roda de coluna e embreagem vertical – com a ideia de apresentar um relógio de design integrado e não em que o cronógrafo fosse um complemento; rotor automático montado centralmente, com sistema de enrolamento de clique e reserva de energia de 36 horas.

Críticos já descrevem a Seiko como uma saudosista, pois dentre suas novidades sempre há um modelo antigo que é aprimorado e apresentado em novas versões. Quanto ao Seiko Prospex Automatic Chronograph SRQ029 foi na mesma linha. Ele foi inspirado no modelo Panda – relógio esportivo, arrojado, apesar da típica caixa em forma de almofada, com pulseira de aço e design espacial. O nome Panda se deu pelos detalhes do mostrador – que apresentava subcontadores pretos, verticalmente alinhados (30 minutos e 12 horas), e o fundo/mostrador branco prateado, equipado com o calibre 6138.

O calibre 6139, primeiro Seiko cronógrafo automático em 1969

Seiko Prospex Automatic Chronograph SRQ029

Ao contrário do modelo de 1969, a Seiko apresentou dois modelos novos do primeiro cronógrafo com as características do Panda, mas com um acabamento Zaratsu (uma técnica impecável de polimento que resulta em reflexos sem distorção. O Seiko Prospex Automatic Chronograph SRQ029 é robusto, acabamento industrial e escovado, fabricado em caixa de aço inoxidável com revestimento bem rígido. Além da técnica Zaratsu, também detém superfícies escovadas de maneira alteranada – ora brilhante, ora polidas. A soma de pequenos detalhes faz deste modelo ainda mais especial e com preço diferenciado.

Outros detalhes – Os segundos, posicionados às 3h, têm a mesma cor do resto do mostrador e um toque de amarelo; a data é posicionada às 4h30, que fica em detalhe circular. O mostrador do SRQ029é bem legível pelo contraste em destaque pelos marcadores branco sobre preto ou preto sobre branco. Destaque para o calibre 8R48: cronógrafo integrado de ponta da Seiko, com uma frequência de 4Hz, embreagem vertical e roda de coluna (como já foi mencionado) , o martelo de três pontas (componente exclusivo da Seiko) e câmera em forma de coração que garante a sincronização perfeita da função flyback e um rotor automático montado centralmente. E partes do cronógrafo estão ao lado do mostrador, para que este calibre 8R48 não mostre muito através do fundo de safira.

Mais especificações – Caixa de 41mm de diâmetro e 16mm de altura, com antirreflexo, resistências magnética e em até 100m de profundidade. O movimento é equipado com 34 joias, com 28.800 vibrações por hora e reserva de energia de 45 horas.

Este maravilhoso relógio Seiko, da série SRQ029, comemora o 50º aniversário do cronógrafo automático, em edição limitada em 1000 unidades. A Relojoaria Impala reverencia este modelo e é uma das credenciadas para venda desta obra-prima Seiko. Outros detalhes e condições de pagamento deste e outros modelos Seiko você confere em nosso e-commerce. Visite nossa loja virtual!

Boas Festas e até breve!

Lista VIP - Mundo Relojoeiro

Compartilhe conteúdos do seu interesse. Clique aqui para entrar em contato e nos sugerir algum assunto.

Category:

Share: