Seiko Prospex LX – relógios para esportes em terra, mar e céu
Olá!
Para esta última atualização do Blog da Impala no mês de agosto, vamos falar de novos relógios da Seiko que integram a linha Prospex LX. Esta coleção foi lançada na Baselworld de 2019 e as novidades para 2020 são a inclusão de três modelos, todos de edição limitada, que estão sensacionais.
A marca japonesa, desde que lançou seu primeiro relógio de mergulho em 1965, criou muitos relógios que foram apreciados por adeptos aos esportes (por profissão, hobby e lazer), e também aos que exigiam relógios específicos, como mergulhadores, exploradores e alpinistas.
Dentre os inúmeros modelos apresentados, o relógio Seiko Professional Diver de 1968 atingiu uma façanha que poucos relógios, de todas as marcas que você possa imaginar, alcançaram. As funcionalidades e design robusto são diferenciais deste ícone da relojoaria mundial e foi mais uma vez ovacionado pela própria criadora.
Assim como no artigo anterior, em que evidenciamos os relógios Seiko Macchina Sportiva 2020, desenhados pelo Giorgetto Giuriano, os relógios Prospex LX de hoje foram desenhados por outro design industrial. Ken Okuyama é prata da casa. É japonês e tem deixado sua marca a nível mundial pelos projetos automobilísticos que assinou enquanto esteve na equipe Pininfarina, por exemplo. Lá ele supervisionou os designers de carros como Enzo Ferrari e o Ferrari P4/5.
Okuyama foi convidado pela Seiko para dar um visual mais contemporâneo para o Seiko Professional Diver de 1968. Então, o que podemos dizer em relação à coleção LX é que trata-se de uma releitura.
Nesta oportunidade, Seiko ofereceu seu histórico, legado e tecnologias próprias e somou ao olhar de Ken Okuyama para uma coleção formidável, em que o “espírito do clássico relógio esportivo se expressa de novo em uma linha de relógios para esporte em terra, no mar e no céu”, conforme descreve a Seiko em seu site oficial.
Seiko Prospex LX
De acordo com a descrição da coleção, o nome LX sugere a palavra latina para “luz” e é um aceno sutil para a forma como a luz é refletida nas superfícies amplas e planas de cada caixa.
Relógios esportivos com design de alto padrão, desempenho robusto e de qualidade, com acabamentos diferenciados e exclusivos são as propostas da Seiko para coleção LX, inserida na linha Prospex.
Estamos falando de relógios feitos com caixas de titânio, polimento Zaratsu e a inovadora tecnologia Spring Drive. Estes ingredientes somados às versões de design esportivo de Ken Okuyama. Ele explicou que seu objetivo foi aproveitar a herança e integridade únicas que a Seiko construiu nos relógios esportivos ao longo das décadas e trazê-los à vida em um design que tem simplicidade, harmonia, poder e presença.
O resultado deste trabalho é a linha Prospex LX, com modelos totalmente contemporâneos, que recebeu o calibre 5R6S que oferece vantagens significativas para os relógios. Este movimento combina o melhor de um calibre mecânico de corda automática com a precisão de um órgão regulador de quartzo, capaz de classificações de precisão de ± 1 segundo por dia ou ± 15 segundos por mês. Permite que os modelos LX exibam as horas, minutos, segundos, bem como uma data e o nível de potência restante (de 72h quando totalmente enrolado).
Confira os seis modelos LX de produção contínua:
Com diferenciais nas inscrições e cores do mostrador e as resistências para mergulho, todos têm 44,8mm de diâmetro, caixa de titânio com ou sem revestimento preto super-duro e superfícies com polimento Zaratsu. Os vidros são de cristal de safira, com revestimento antirreflexo.
SNR025J1 – com mostrador preto e indicadores prateados com detalhes em amarelo. O bisel segue o estilo da caixa, em titânio. Tem resistência de 200m de profundidade.
SNR027J1 – a caixa recebe acabamento em preto escovado e a pulseira é de calfskin (pele de bezerro) também preta. Indicadores e detalhes são em branco, preto e cinza. Também tem resistência de 200m de profundidade.
SNR029J1 – a caixa de titânio se diferencia do bisel, que recebe o preto do mostrador, mas as bordas são de titânio. Detalhes são em branco e prateado. Este tem resistência de 300m.
SNR031J1 – outro modelo todo preto, mas o bisel é mais escuro que o modelo SNR027J1 e tem resistência maior: de 300m de profundidade. E neste modelo a pulseira é de silicone.
SNR033J1 – para este modelo foi escolhida a aplicação de azul degradê, que começa escuro e vai clareando no decorrer do mostrador – que continua também no bisel, este que recebe as cores do mostrador seguindo a sequência de tonalidades, sendo a parte inferior mais clara. Detalhe para o GMT inscrito no fundo do mostrador e um dos ponteiros que recebe a cor vermelha. Este aqui já tem 100m de resistência na água, mas no mostrador está inscrito “10bar”.
SNR035J1 – este é tão preto quanto o SNR031J1, mas a pulseira é de couro de crocodilo. Os indicadores são pretos, mais sutis do que os modelos de cores similares desta linha. Tem inscrito “10bar” também, em referências aos 100m de resistência.
Prospex LX Limited Edition 2020
Lançada em três versões – um relógio de mergulho, um modelo GMT e um terceiro modelo com bússola – a Seiko apresentou uma edição limitada baseada na coleção LX.
E claro que tem história! Estes relógios foram inspirados pela floresta subaquática de pilares de musgo – apelidada de “kokebozu” – que foi descoberta por exploradores japoneses na base que o país mantem na Antártica, localizada no fundo de um lago em Skarvsnes Foreland.
Os relógios seguem o padrão de tamanho (44,8mm), também feitos com titânio e recebem o calibre 5R6S. Mas, a edição limitada reserva outros detalhes que merecem nossa atenção.
A parte superior da caixa é ajustada em um ângulo mais pronunciado para permitir que as superfícies polidas Zaratsu brilhem mais intensamente. A fusão de praticidade e estética em alto nível concentre-se na aparência, que manteve os detalhes chamativos dos modelos da década de 1960, porém com alta visibilidade da aplicação do Lumibrite, verificação detalhada da forma do índice, largura da linha de partição e oferecendo um equilíbrio com a moldura.
A tecnologia Spring Drive faz jus às promessas de alta confiabilidade em cenários de esportes ativos, como mergulho e escalada. São 30 joias para cada relógio, que se diferenciam pelas cores do mostrador.
SNR045J1 – Mostrador em tom de verde único, texturizado, com as inscrições de “Spring Drive Professional 300” gravado e à mostra, não ofuscando o belíssimo acabamento em que o mostrador recebe chanfros simétricos, em um trabalho peculiar que denota o diferencial deste modelo. O polimento Zaratsu – que você encontra em modelos do Grand Seiko – é praticamente livre de distorção. Este modelo está limitado em 500 unidades.
SNR041J1 – Neste modelo, limitado em 200 unidades, o mostrador e bisel recebem um tom de café, que fica entre o vinho e o marrom, com partes mais escuras, em um lindo relógio, de indicadores marcantes e características que visivelmente o tornam um Seiko colecionável.
SNR043J1 – Também limitado em 200 relógios, este modelo é todo preto, e a pulseira de silicone. Detalhe para um dos ponteiros e o “300” das inscrições do mostrador que são na cor laranja.
Esperamos que tenha gostado de mais este mergulho pela história da Seiko e toda a concepção da coleção Prospex LX. Achamos os relógios incríveis e por isso dividimos com você.
Esta e outras curiosidades do segmento da relojoaria você confere semanalmente aqui, no Blog da Impala.
Esteja bem e até a próxima.