Seiko Prospex Speedtimer Solar – modelos celebram primeiro cronógrafo da marca e o mundial de atletismo em Budapeste

Olá!

Bem-vindo ao Blog da Impala, caro leitor! Hoje estamos rápidos, estratégicos e concentrados nos novos cronógrafos da Seiko. A fabricante japonesa se encarregou de apresentar uma nova linha durante o Mundial de Atletismo, que aconteceu no mês de agosto em Budapeste, na Hungria. Então, sejamos ligeiros em falar sobre os quatro modelos apresentados. Aproveite a leitura!

A Seiko foi a marca de relógios que cravou seu pioneirismo em cronometragem desportiva. Foi na década de 1960 que a marca uniu o melhor da relojoaria para estabelecer um novo padrão global de precisão. O feito se deu nas Olímpiadas de Tóquio de 1964. Alguns anos depois, em 1985 – e até os dias atuais – a Seiko é a cronometrista oficial da IAAF (International Association of Athletics Federations, sigla em inglês para a Federação Internacional de Atletismo). A sua tecnologia de precisão tem viabilizado ao mundo novos recordes de velocidade.

Imagine que, em 3 de julho de 1983, o norte-americano Calvin Smith percorreu os famosos 100m rasos em 9’93 segundos. Ele ficou com o recorde da prova mais veloz do atletismo durante cinco anos – na mesma época em que a Seiko passou a participar da cronometragem das provas. Em 1987, o compatriota Carl Lewis fez o mesmo tempo, mas só em 17 de agosto de 1988 que ele conseguiu diminuir o recorde em 1 centésimo.

Nos últimos anos, a disputa entre os recordes de homem mais veloz do mundo fica entre os jamaicanos Usain Bolt e Asafa Powell. Embora o atual recorde seja de Bolt – com a marca de 9’58s desde 2009 –, neste último mês o ouro da prova dos 100m foi conquistada por Noah Lyles (Estados Unidos), sem recordes. Ele completou a prova em 9’83s.

Esses atletas dedicam suas vidas à velocidade, registrando conquistas extraordinárias de potencial humano. Mas, é fora das pistas e centros de treinamento que a mágica, para nós, acontece. A unanimidade de precisão é da Seiko – com honrarias, tradição e muita tecnologia.

Os relógios Speedtimer são a essência de todas as informações que ressaltamos, ao oferecer precisão sem precedentes unida a elementos de design, espírito esportivo e contemporaneidade. O primeiro modelo foi lançado em 1969, de referência 6139-6009. Ele foi projetado para ser um cronógrafo de pulso de alto desempenho, sendo equipado com movimento automático, com reserva de energia de 45h e subdials de minutos. O referido cronógrafo tem caixa de 39mm e resistência à água de 50m.

Foi um sucesso instantâneo, tornando-se um dos relógios de corrida mais populares da história. Ele foi usado por corredores de renome mundial, como Steve Prefontaine e Jim Ryun. E a Seiko mantém o modelo como um símbolo da marca e de sua herança no mundo da relojoaria.

Em fevereiro, aqui no Blog, falamos do Seiko Prospex Black Series ‘Night Speedtimer’ Solar Chronograph (SSC917P1). Hoje, temos mais quatro novos modelos, que você confere os detalhes a seguir.

Seiko Prospex Speedtimer 1/100 Sec Solar Chronographs 2023

Pela 18ª vez consecutiva como responsável pelo Mundial de Atletismo, a Seiko apresentou os novos Speedtimer dias antes da competição na Hungria. São quatro novos modelos adicionados à série Prospex, com proposta da Seiko em inovar, apresentado novo calibre solar 8A50.

O movimento oferece precisão de ±15 segundos por mês, com autonomia de até seis meses (com bateria completa), resistência à água de 100m e resistência magnética de 4.800 A/m. Sendo assim, os quatro modelos apresentam três opções de cronógrafos: às 10h, marca-se de 0 a 10 segundos; às 2h, de 0 a 100 segundos; e o subdial às 12h é de 1 minuto ou 0 a 60 segundos.

A marcação de horas em minutos é no subdial posicionado às 6h, em tamanho maior para diferenciar a hora do dia das funções do cronógrafo. Mas, quando a função de cronômetro é utilizada, esse subdial de hora torna-se um contador de 60 minutos, com o ponteiro das horas permanecendo oculto sob o ponteiro dos minutos.

Esses relógios Speedtimer recebem caixa de aço inoxidável de 42mm de diâmetro e 12,9mm de espessura, escovada, sem bisel e com a proteção do vidro de cristal de safira curvo, com revestimento antirreflexo na superfície interna. Veja que cada relógio detém três impulsores especialmente projetados para garantir alta operabilidade e alta precisão na medição do tempo decorrido, crucial para toda criação do Prospex Speedtimer. Esses impulsores são para os cronômetros – sendo das 10h e 2h para ativação e parada do cronógrafo, e o pino às 8h para ajustes. Já a coroa chanfrada foi posicionada às 4h.

Em todos os modelos as pulseiras são em aço inoxidável, com largos elos que enfatizam a proposta de design robusta e esportiva. A Seiko optou por contrastes, com os índices e ponteiros preenchidos com Lumibrite. Não deixe de notar também o “X” em referência à série Prospex, posicionado às 6h. E, claro, as quatro propostas se diferenciam em alguns detalhes.

Dois modelos são de edição contínua e celebram o 40º aniversário do primeiro cronógrafo quartz analógico do mundo, produzido pela Seiko em 1983. Na parte detrás, esses relógios recebem mais um “X” em destaque. Sendo:

SFJ001P1

Mostrador branco, com os índices semelhantes ao aço da caixa e pulseira;

SFJ003P1

Mostrador na cor preta, também com os índices similares ao aço da caixa e pulseira.

Já os outros dois relógios que completam o quarteto Speedtimer Solar são de edição limitada em 4.000 peças cada e celebram a parceria Seiko e IAAF. Mesmo movimento e design dos relógios anteriores, porém, na parte detrás das caixas, recebe inscrições da competição da Hungria (World Athletics Championships Budapest 2023) e Official Timer em referência ao legado da Seiko por ser a empresa oficial responsável pela cronometragem da competição; e também há inscrição da edição enumerada. Sendo:

SFJ005P1

 Enquanto o fundo dos subdials é escuro, seguindo o padrão de acabamento adotado para todos os modelos, o mostrador é de tom mais claro, acinzentado. As bordas dos subdials recebem a cor amarela; e os ponteiros dos cronógrafos e o ponteiro de minutos são em vermelho. Detalhe para os elos centrais da pulseira de aço inoxidável, que recebem revestimento preto e harmonizam com os detalhes do mostrador.

SFJ007P1

O quarto relógio é estilo “all black”. Caixa e pulseira em aço recebem revestimento especial. Repare a harmonia estética do mostrador, que tem a textura arremetendo ao revestimento das pistas de corrida – somado às texturas padrões dos subdials do quarteto. Já os ponteiros dos cronógrafos e a base do ponteiro de minutos, assim como as bordas dos subdials, são em amarelo em referência às medalhas de ouro.

São exemplares Seiko excepcionais que tanto celebram os 40 anos do primeiro cronógrafo analógico de quartzo do mundo quanto a importância da Seiko para as competições mundiais de atletismo. Enfatizamos que o legado de inovação em cronometragem se renova com novos modelos, com novo calibre (8A50), cujo movimento de cronógrafo solar tem função de cronômetro e capacidade de marcar até 1 centésimo de segundo.

Estes quatro Seiko Prospex Speedtimer 1/100 Sec Solar Chronographs (SFJ001P1, SFJ003P1 e os de edição limitada SFJ005P1 e SFJ007P1) estão disponíveis pela Relojoaria Impala. Confira todas as condições e especificações em nossa loja física, localizada no Largo do Cambuci, em São Paulo/SP ou no nosso e-commerce: 

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é banner-acesse-o-site-1024x289.png

E, se preferir, pode nos acionar também pelo nosso WhatsApp:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é banner-chama-no-whats-1024x289.png

 Estamos à disposição para consultoria e oferecer a melhor experiência de compra para você.

Lista VIP - Mundo Relojoeiro

Ficamos por aqui com o conteúdo de hoje, mas você pode continuar a nos acompanhar pelas redes sociais – sempre com novidades.

Um forte abraço e até a próxima semana.

Category:

Share: