Seiko Riki Enamel – Referência em estética minimalista

Hoje começamos este post com uma pergunta: o que é chique para você? Por definição, “chic” é um estilo que arremete a glamour, personalidade e caráter diferenciado. Para uma pessoa ser “chic” alguns atribuem valores abstratos, como educação e gentileza. E quando é algo material? Tem que ser caro? Diferente? Único?

Estes questionamentos permeiam a história ao longo dos anos. E o que desejamos retratar é que o ser chique vai muito além do que os nossos olhos são capazes de ver, sentir ou saborear. E foi pensando em “algo mais” que muitas propostas de viés cultural foram surgindo.

Acomode-se e sinta-se convidado para esta imersão em conceitos, que logo mais temos um belíssimo relógio para detalhar: o Seiko Riki Enamel.

Na década de 1940 o mundo presenciou e/ou acompanhou as notícias da Segunda Guerra Mundial. Assim como temos vivenciado dias inusitados, em meio à pandemia da Covid-19, boa parte do globo não sabia como seriam os próximos meses naquela época e muitos tiveram que se reinventar.

Foi neste cenário pós-guerra que uma dupla fez história nos Estados Unidos. Charles e Ray Eames é um casal considerado icônico, símbolo do design moderno e do funcionalismo. Ele, Charles (1907-1978) acumulava projetos de Arquitetura e sua esposa, Ray (1912-1988), era uma exímia artista plástica. Juntos apresentaram ao mundo uma fusão de aspectos da cultura e sociedade e convergiram em design de móveis.

Atualmente, as cadeiras estilo Eames estão em praticamente todas as grandes lojas de conveniência do mundo porque, ainda vivos, defenderam a ideia de que os móveis do dia a dia podiam ser mais funcionais, esteticamente bonitos e, principalmente, acessíveis.

Sr. Watanabe

Na mesma época, do outro lado do mundo, num pequeno país insular, vivia Riki Watanabe (1911-2013). Da mesma “escola funcional” do casal Eames, Watanabe foi uma figura referência, que sempre esteve à frente do seu tempo, apresentando propostas de “chic” de maneira singular.

Foi pioneiro no Japão ao abrir o primeiro espaço dedicado ao design no país, em 1949. Do seu escritório, Riki Watanabe desenhou um pouco de tudo. De móveis a relógios de parede, em todos os projetos e objetos ele apresentada minimalismo, elegância, autenticidade e propunha a fusão do estético com o funcional.

As semelhanças entre os trabalhos do casal Eames e o japonês deram ao sr. Watanabe o título de “Charles Eames do Japão”. Dentre as criações mais famosas de Riki estão a cadeira Riki Windsor, colaboração no design do prédio do Karuizawa Prince Hotel West, criou ainda um aço ultrafino, que ganhou o mundo e é chamado por especialistas do segmento como “uni-tray”. Mas, a sua criação mais conhecida foi divulgada ainda em 1977, ano em que lançou o icônico Riki Steel Clock.

Este modelo de relógio de parede se tornou referência e ganhou réplicas pelo mundo todo (até nos dias de hoje). O original era um relógio de aço, de parede, feito com quartzo, linhas simples e visível mesmo a longa distância. Os ponteiros eram ultrafinos e o ponteiro dos segundos, em específico, era semelhante com a cor de fundo.

Décadas depois, já no século 21, a Seiko lança a linha Presage (2016). Uma maneira de cultuar o “chic” por meio de formas estéticas em fusão com algum tipo de artesanato japonês. Cada modelo que é incorporado à linha recebe um acabamento de esmalte – em técnica desenvolvida pelo artesão em esmalte Mitsuru Yokosawa (outro grande nome da arte no Japão). E levam aos pulsos pelo mundo parte da filosofia de Riki Watanabe.

Como estes relógios têm esta essência? O Riki confiou a um amigo de longa data a direção de arte e continuação do seu trabalho. Foi este amigo que repassou à Seiko alguns dos elementos necessários para se chegar até a “fórmula” Presage.

Sr. Watanabe, falecido aos 101 anos desde 2013, foi homenageado pelo seu legado em modelos de relógio que, assim como ele fazia em vida, apresentavam estética e requinte e, ao mesmo tempo, simplicidade.

Em 2018, os modelos de parede da década de 1970, que Riki havia criado, ganharam pulseiras coloridas e foram vendidos em uma linha chamada Seiko Riki Aruba. Eram femininos, todos com mostradores iguais, minimalistas, mas se diferenciavam nas pulseiras – que eram de couro e em várias opções de cores. E um último detalhe: foram vendidos apenas no Japão. Foi um sucesso na ilha e exportados para fãs da marca pelo mundo.

Ano passado a Seiko apresentou dois modelos masculinos chamados de Seiko Prestige Line Enamel Spring Drive, que foram pioneiros por serem equipados com movimentos que materializam a estética e a sensibilidade japonesas. Este movimento suave dos ponteiros em mecanismo inovador foi nomeado como “Spring Drive”. Em palavras menos poéticas, os ponteiros “escorregam” e arremetem à leveza.

Esta tecnologia Spring Drive foi encorporado em quatro novos modelos, que homenageiam Riki Watanabe. Receberam seu estilo minimalista e a técnica de esmalta de Misuru Yokosawa. Esta fusão de técnicas tradicionais, tecnologia e muitas histórias é o ponto mais “chic” desta postagem: o lançamento do Seiko Riki Enamel Dial Automatic.

Previsto para o mercado a partir do mês de junho, o Seiko Riki Enamel celebra uma trajetória em prol a estética e aos legados culturais nipônicos. Além da filosofia de Watanabe, estes relógios são automáticos, têm reserva de energia mais longa – de 70h – e os protagonistas da vez, sem dúvida, são os mostradores: feitos pelo mestre artesão Mitsuru Yokosawa e seus colegas, para garantir que cada mostrador tenha a forma e o formato coesos à proposta de Riki.

Os mostradores desta coleção levam as inscrições “Riki Steel Clock”, em referência à obra mais conhecida dele, resultando em quatro relógios magníficos, com mostradores que se sobressaem pela simplicidade, pelo brilho único e beleza profunda e orgânica. Qualidade, legibilidade, tradição e inovação são algumas das características destes relógios Riki Enamel da coleção Presage.

Dois deles, os SPB113 e SPB115, têm mostradores de esmalte, fundo perolado, com linhas pretas e pulseira de couro preta; e o segundo modelo tem o mostrador marrom, em harmonia com a pulseira da mesma tonalidade e detalhes prateados no mostrador – além disso, ambos têm a data do dia posicionada às 3h. São equipados com o calibre 6R35 e têm a reserva de energia de 70h. São bem parecidos e comparados com o Spring Driver, mas com o toque Riki mais simplista.

SPB161 e SPB163

Os outros dois modelos, os SPB161 e SPB163, têm mostradores esmaltados na cor branca e no azul, respectivamente – sendo o primeiro com detalhes em preto e pulseira de couro preta e o segundo com detalhes brancos e a pulseira marrom. Estes recebem o calibre 6R37 e foram apresentados com indicador de reserva de energia às 9h e a data está em um sub-dial posicionado às 6h.

O quarteto tem o mesmo tamanho – 39,9mm de diâmetro e 12,4mm de espessura – e resistência à água em 100m de profundidade. São Presage, são requintados e, claro, “chic”!

Na próxima semana voltamos com mais curiosidades e histórias que cruzam com o segmento de relojoaria. Participe enviando sua sugestão ou comentário. Estamos aqui à disposição.

Agradecemos pela visita. Cuide-se! E até breve.

Lista VIP - Mundo Relojoeiro

Compartilhe conteúdos do seu interesse. Clique aqui para entrar em contato e nos sugerir algum assunto.

Category:

Share: