Seiko UFO – Um modelo para perfis contemporâneos
Se preferir, ouça o conteúdo desse post na íntegra.
A moda que identifica perfeitamente a transição da década de 1960 para 70 é o estilo hippie, as calças jeans de boca de sino cheias de tachinhas, bordados e muito brilho. Eram peças de roupas em camurças e com franjas, colares de miçangas e bijuterias étnicas, estampas e muitas cores. Este é um dos vários contextos que arremetem a esta época.
Também teve o homem na Lua, a ascensão na NASA e os mistérios que rodeiam assuntos espaciais, como a existência da Área 51, são ápices da história norte-americana que ganharam o mundo e permanecem vívidas até os dias atuais.
E os relógios, atemporais, peças colecionáveis e que têm neste Blog e em vários outros lugares um espaço para que o mundo da relojoaria seja exaltado. Assim como acontecimentos históricos, os relógios remontam momentos marcantes. Vários destes momentos estão eternizados em modelos lançados pelas renomadas marcas mundiais, que evidenciam a moda, a cultura e comportamento de determinada época. E vão além, transcendem estas épocas e se tornam relíquias, relógios de referência para que outros modelos sejam criados ou até reeditados.
No post de hoje vamos falar do Seiko UFO. A sigla é em inglês: unknown flying objects. Aqui no Brasil é óvni: objetos voadores não identificados. E por que o nome? Relógio com feições contemporâneas, volumoso e tido como descolado. Este modelo é um dos cronógrafos automáticos da Seiko, publicados nos anos a partir de 1969, que ocupam um lugar especial entre os relógios antigos colecionáveis, pois foram berço de inúmeras coleções dos calibres 6138 e 6139.
Alguns modelos já foram destaque aqui – como o Seiko Pogue. E desta vez vamos falar do Seiko UFO, que já começa com uma curiosidade a respeito do seu nome – dados pelos fãs Seiko: o modelo lembra um disco voador e tem presilhas ocultas, que dão a sensação de que o relógio “flutua”, mas com toda a delicadeza nipônica em impor diferenciais de design e funcionalidades à frente da época. Tão distante e visionária, que o modelo original Seiko UFO é um dos relógios mais conhecidos e reverenciados da marca. E recebeu outras duas variações de nomes. Na primeira campanha do modelo original, em 1969, o Seiko UFO ganha referência “Yachtsman” pelo distribuidor oficial Seiko nos Estados Unidos – a Unimetrics Inc. Uma terceira variação deste modelo Seiko surge como “Big Eye – Small Eye” em referência aos sub-dials que têm tamanhos discrepantes e com vários esquemas de cores utilizados, em que os ponteiros e mostradores se destacam (nas cores vermelha, laranja e amarela).
Cronógrafo automático
O movimento 6138A foi lançado pela primeira vez em 1969 e foi o primeiro cronógrafo automático de dois registros totalmente integrado com uma roda de coluna e embreagem vertical – com 21 joias. Depois evoluiu para 23 e recebeu o nome de 6138B. Tanto A quanto B têm movimentos manuais, automáticos e o “quickset day/date”, que foi uma conquista técnica da época e deixou para trás marcas suíças como Breitling, Heuer e Zenith.
No decorrer dos anos, o movimento 6138 foi evoluindo ainda mais. No mercado atual existem inúmeras variações deste calibre, que se diferenciam por detalhes – inscrições como JDM, se têm resistência a água ou não, diferenciação de cores, tamanhos e formatos dos ponteiros e mostradores. Um exemplo destas variações é o movimento 6138-0010, que é uma versão Speedtimer, fabricado exclusivamente para o mercado interno do Japão.
Edição Limitada – Seiko SRPC13B1
Este modelo Seiko Recraft (SRPC13B1) foi lançado no segundo semestre de 2019. É equipado com o novo movimento automático 4R36 e compõe edição limitada com 1.969 peças – uma homenagem ao famoso modelo lançado no ano de 1969 (6138). Conforme descrito pelo perfil oficial da marca no Brasil, o design da caixa é simétrico e combina superfícies escovadas e polidas além da coroa que fica parcialmente embutida às 4 horas quando não acionada. O vidro em cristal Hardlex é elevado em 1mm e ligeiramente abaulado, refratando a luz quando observado em ângulo.
Tido como o “novo Seiko UFO”, o relógio SRPC13B1 tem caixa de aço inoxidável, a pulseira é de couro marrom e pesa cerca de 83g. O mostrador é azul e tem 46mm (com coroa) de diâmetro e 14mm de espessura. Equipado ainda com calibre 4R36, tem vidro de cristal Hardlex, funções como calendário do dia, do mês e semana (em inglês e português), tem mecanismo aparente, fundo rosqueado e com resistência a 100m de profundidade.
Seiko UFO nas telas
O relógio destaque deste post esteve presente em vários filmes. O ator francês Jean-Paul Belmondo (Conhecido como Bébel, de 86 anos) fez carreira em dezenas de filmes e tinha o costume de usar preciosidades no pulso até mesmo dos personagens que viveu. Em Le Magnifique (1973) ele usa o UFO no pulso. Outro filme em que o Seiko UFO aparece é O Homem Bicentenário (1999).
O Seiko UFO aparece no pulso do personagem Ruppert Burns, interpretado por Oliver Platt. Também foi usado por uma personagem mulher, no filme de investigação japonês Stone’s Cocoon (Ishi no Mayu – 2015), em que Kimura Fumino aparece em todas as cenas usando o UFO, mas na ficção era o relógio do seu pai e ela o usava no cotidiano policial. Tem o UFO até em vídeo censurado! O McDonald’s lançou uma propaganda (2017) em que um garoto vasculha os pertences do pai falecido e dentro da caixa havia um UFO. Como a propaganda circulou próximo ao Dia dos Pais não foi bem recebido pelo público e retirado do ar. Mas, fãs Seiko e especialistas em relojoaria notaram o UFO na caixa e mantém trecho do vídeo ainda disponível no YouTube.
PS: Agradecemos ao amigo Ramon, do blog Seiko PHD pela parceria e todo auxílio prestado na produção deste conteúdo.
Gostou deste conteúdo? Temos muito mais a compartilhar. Pois acreditamos na magia que há no universo dos relógios e nas inúmeras histórias por trás de cada modelo ovacionado pelos críticos e fãs do segmento. Hoje foi a vez do Seiko UFO. Qual você deseja que a gente fale mais por aqui? Conte para nós. Estamos aguardando sua sugestão.
Uma excelente semana e até a próxima.