Shogun Seiko 2020 – dois novos divers de titânio
Olá!
Preparado para mais um pouco de história da relojoaria mundial? Hoje vamos falar de mais uma série de relógios criada pela Seiko, a qual é uma das preferências quando o assunto é relógios para mergulho. O tema deste post é uma das referências dos fãs da Seiko para comparar desempenho e qualidade. E neste segundo semestre voltou a ser destaque, por meio de dois novos modelos apresentados pela fabricante japonesa. Estamos nos referindo ao Seiko Shogun!
A estreia deste relógio se deu em 2009 pelo modelo SBDC007, incorporado na coleção Prospex – que instigou aos fãs de horologia por deter detalhes que foram diferenciais e, claro, fizeram um tremendo sucesso.
A começar pelo fato de que os modelos SUMO SBDC 001/003/005 são feitos de aço inoxidável e o SBDC007 foi moldado em titânio endurecido – tecnologia que a Seiko chama de DiaShield. Também foi usada uma moldura para este 007 que se destaca esteticamente ao ser analisado junto ao mostrador e indicadores, permitindo que ele ocupasse um lugar especial entre as linhas SKX, SRP, SBDC e mergulhadores Spring Drive Grand Seiko (a exemplo do SBDB001).
Foi equipado com o movimento 6R15, cristal hardlex e oferece resistência à água de 200m de profundidade – tal como é visto no SBDC 001/003/005, porém foi eleito o melhor dentre estes para uso diário.
Em 2015, o SBDC007 dividiu holofotes com outro lançamento da série. Naquele ano a Seiko lançou o SBDC029. O diferencial de ser em titânio foi mantido, mas especialistas afirmam que este modelo foi apresentado com cortes mais precisos e limpos da categoria.
O mostrador do 029 também tem uma riqueza de detalhes que o fez tão popular quanto o 007. Apesar de terem as mesmas dimensões, a geração 2015 tem marcadores de obelisco nos cantos e a aplicação de Lumibrite nos indicadores. Tem a caixa chanfrada, curvas salientes e também recebeu reforço DiaShield da Seiko.
Um relógio visualmente semelhante a outros da coleção Prospex, mas reforçado, robusto, leve e confortável ao pulso. Obviamente o fato de ser feito com caixa de titânio encarecem os relógios, mas não intimida os fãs da marca nem entusiastas por relógios esportivos e de excelente desempenho no dia a dia. Todas estas características denotam a preferência e evolução dos modelos Shogun ao longo dos anos.
Para 2020, a Seiko reservou mais dois novos modelos Shogun.
Seiko Prospex Divers Shogun (SPB189J1 e SPB191J1)
Estes relógios mantiveram algumas especificações de seus antecessores, mas surgem em novas cores e com alguns diferenciais. Eles também são equipados com o calibre 6R35, automáticos, com complicação da data do dia e reserva de energia de 70h. Esta nova geração do Shogun não é para tímidos: as caixas são feitas em titânio, têm 43,5mm de diâmetro e carregam a essência artesanal da Seiko, presente no belíssimo trabalho feito nas bordas chanfradas das caixas. O bisel dos dois modelos é giratório (unidirecional), as coroas posicionadas às 3h, e recebem revestimento DiaShield – permitindo que o relógio seja mais resistente a arranhões.
Falando em resistência, estes modelos têm desempenho garantido em profundidades de até 200m – que está especificado nos mostradores logo abaixo do X, inscritos ao fundo dos mostradores.
Um dos diferenciais do modelo SPB189J1, por exemplo, é que a pulseira é toda em titânio e segue o tipo de polimento feito na caixa. O mostrador é escuro, com detalhes no bisel em tom cinza. O ponteiro de segundos é laranja opaco, sendo os índices e ponteiros de hora e minutos simétricos, em formato de triângulos.
O modelo SBP191J1 tem a pulseira de silicone preta e o mostrador é claro, com detalhes no bisel em tons cinza e preto. Neste relógio o ponteiro de segundos é da cor da parte escura do bisel, e os índices e ponteiros também são triangulares.
Estes relógios Shogun 2020 recebem a tecnologia exclusiva da Seiko chamada Super Strong Lumibrite Lume, que é uma aplicação que destaca os índices à luz do dia, mas sua principal funcionalidade é conveniente em ambientes sem luz ou com iluminação reduzida – como dentro do veículo à noite ou no fundo do mar.
Os novos Divers Shogun fazem jus à linhagem. O primeiro modelo tem mais de dez anos de criação e ainda é um dos relógios mais procurados. Não é preciso ser admirador da Seiko para respeitar os modelos Shogun. Afinal, são relógios contemporâneos, joviais, que podem ser usados para diversão, trabalho e oferecer desempenho sem precedentes no dia a dia.
Gostou do conteúdo de hoje? Na próxima semana voltamos com mais curiosidades da relojoaria. Agradecemos pelo privilégio de ter você nos acompanhando aqui, no Blog da Impala.
Até mais.