Shogun Seiko 2020 – dois novos divers de titânio

Olá!


Preparado para mais um pouco de história da relojoaria mundial? Hoje vamos falar de mais uma série de relógios criada pela Seiko, a qual é uma das preferências quando o assunto é relógios para mergulho. O tema deste post é uma das referências dos fãs da Seiko para comparar desempenho e qualidade. E neste segundo semestre voltou a ser destaque, por meio de dois novos modelos apresentados pela fabricante japonesa. Estamos nos referindo ao Seiko Shogun!

A estreia deste relógio se deu em 2009 pelo modelo SBDC007, incorporado na coleção Prospex – que instigou aos fãs de horologia por deter detalhes que foram diferenciais e, claro, fizeram um tremendo sucesso.

A começar pelo fato de que os modelos SUMO SBDC 001/003/005 são feitos de aço inoxidável e o SBDC007 foi moldado em titânio endurecido – tecnologia que a Seiko chama de DiaShield. Também foi usada uma moldura para este 007 que se destaca esteticamente ao ser analisado junto ao mostrador e indicadores, permitindo que ele ocupasse um lugar especial entre as linhas SKX, SRP, SBDC e mergulhadores Spring Drive Grand Seiko (a exemplo do SBDB001).

SBDB001

Foi equipado com o movimento 6R15, cristal hardlex e oferece resistência à água de 200m de profundidade – tal como é visto no SBDC 001/003/005, porém foi eleito o melhor dentre estes para uso diário.

Shogun – SBDC007

Em 2015, o SBDC007 dividiu holofotes com outro lançamento da série. Naquele ano a Seiko lançou o SBDC029. O diferencial de ser em titânio foi mantido, mas especialistas afirmam que este modelo foi apresentado com cortes mais precisos e limpos da categoria.

Shogun – SBDC007

O mostrador do 029 também tem uma riqueza de detalhes que o fez tão popular quanto o 007. Apesar de terem as mesmas dimensões, a geração 2015 tem marcadores de obelisco nos cantos e a aplicação de Lumibrite nos indicadores. Tem a caixa chanfrada, curvas salientes e também recebeu reforço DiaShield da Seiko.

Shogun – SBDC029
Shogun – SBDC029

Um relógio visualmente semelhante a outros da coleção Prospex, mas reforçado, robusto, leve e confortável ao pulso. Obviamente o fato de ser feito com caixa de titânio encarecem os relógios, mas não intimida os fãs da marca nem entusiastas por relógios esportivos e de excelente desempenho no dia a dia. Todas estas características denotam a preferência e evolução dos modelos Shogun ao longo dos anos.

Para 2020, a Seiko reservou mais dois novos modelos Shogun.

Seiko Prospex Divers Shogun (SPB189J1 e SPB191J1)

Estes relógios mantiveram algumas especificações de seus antecessores, mas surgem em novas cores e com alguns diferenciais. Eles também são equipados com o calibre 6R35, automáticos, com complicação da data do dia e reserva de energia de 70h. Esta nova geração do Shogun não é para tímidos: as caixas são feitas em titânio, têm 43,5mm de diâmetro e carregam a essência artesanal da Seiko, presente no belíssimo trabalho feito nas bordas chanfradas das caixas. O bisel dos dois modelos é giratório (unidirecional), as coroas posicionadas às 3h, e recebem revestimento DiaShield – permitindo que o relógio seja mais resistente a arranhões.

Shogun – SPB189J1

Falando em resistência, estes modelos têm desempenho garantido em profundidades de até 200m – que está especificado nos mostradores logo abaixo do X, inscritos ao fundo dos mostradores.

Um dos diferenciais do modelo SPB189J1, por exemplo, é que a pulseira é toda em titânio e segue o tipo de polimento feito na caixa. O mostrador é escuro, com detalhes no bisel em tom cinza. O ponteiro de segundos é laranja opaco, sendo os índices e ponteiros de hora e minutos simétricos, em formato de triângulos.

Shogun – SPB191J1

O modelo SBP191J1 tem a pulseira de silicone preta e o mostrador é claro, com detalhes no bisel em tons cinza e preto. Neste relógio o ponteiro de segundos é da cor da parte escura do bisel, e os índices e ponteiros também são triangulares.

Estes relógios Shogun 2020 recebem a tecnologia exclusiva da Seiko chamada Super Strong Lumibrite Lume, que é uma aplicação que destaca os índices à luz do dia, mas sua principal funcionalidade é conveniente em ambientes sem luz ou com iluminação reduzida – como dentro do veículo à noite ou no fundo do mar.

Os novos Divers Shogun fazem jus à linhagem. O primeiro modelo tem mais de dez anos de criação e ainda é um dos relógios mais procurados. Não é preciso ser admirador da Seiko para respeitar os modelos Shogun. Afinal, são relógios contemporâneos, joviais, que podem ser usados para diversão, trabalho e oferecer desempenho sem precedentes no dia a dia.

Gostou do conteúdo de hoje? Na próxima semana voltamos com mais curiosidades da relojoaria. Agradecemos pelo privilégio de ter você nos acompanhando aqui, no Blog da Impala.

Até mais.

Lista VIP - Mundo Relojoeiro

Compartilhe conteúdos do seu interesse. Clique aqui para entrar em contato e nos sugerir algum assunto.

Category:

Share: