Toda a irreverência do Imperador Tuna Marine Master 1000M (SLA042J1)

Olá!

Muito bom tê-lo aqui em nosso Blog, caro leitor. Seja bem-vindo de volta ao espaço totalmente dedicado à relojoaria. Aqui conectamos tecnologia, contexto histórico e peculiaridades de modelos que merecem nossa atenção. O modelo de hoje é supremacia em resistência. Pronto para um longo e profundo mergulho profissional? Prepare-se e boa leitura.

Há um conto da mitologia nórdica em que uma lula gigante, do tamanho de uma ilha e 100 tentáculos, habitava as profundezas do Mar da Noruega – que separa a Islândia dos demais países escandinavos –, mas que se deslocava por toda a extensão Norte do Atlântico. Este cefalópode, capaz de destruir embarcações inteiras, é conhecido como Kraken.

Na relojoaria, alguns chamam de Kraken os modelos Imperador Tuna, por ser um relógio “destemido” e capaz de servir seu propósito nas profundezas do mar. E estamos falando de um quilômetro abaixo da superfície (ou exatos 3280,84 pés), resultado de mais de 50 anos de pesquisas e desenvolvimento de tecnologias a favor do mergulho profissional – tanto que a Seiko até influenciou a criação do padrão ISO 6425 para relógios de mergulho e detém modelos com certificação mundial (os PADI).

O que conhecemos por Seiko Tuna é a denominação de uma série de relógios produzidos para mergulho profissional (ou não – há quem use por ser esportivo). Este “atum” foi criado para mergulho de saturação ou mergulho de maior profundidade, por isso são todos feitos com proteções aparafusadas (como se o relógio tivesse enlatado). E sua criação tem outra uma curiosidade.

O Tuna surgiu após uma reclamação. Imagine, caro leitor, quantos negócios são criados após uma frustração – seja de mal atendimento, problemas nos produtos/serviços ou a ausência de solução para determinado problema. Com o Tuna foi bem assim! Originalmente produzido em 1975, o primeiro relógio Seiko Tuna foi criado em resposta a uma carta que a empresa recebeu em 1968. Um mergulhador de saturação da cidade de Kure, em Hiroshima, no Japão, enviou uma reclamação sobre os relógios de mergulho que eram fabricados desde 1965. Os relógios criados antes do Tuna não eram robustos ao impacto e não suportavam a exposição à pressão submarina profunda por longos períodos.

Incansáveis, as equipes de desenvolvimento da Seiko foram em busca de uma solução e chegaram ao Tuna. Liderados pelo engenheiro Ikuo Tokunaga, especialistas da Seiko começaram a desenvolver um relógio com o desafio de apresentar algo sem precedentes. Missão dada e cumprida com êxito: o que foi iniciado em 1968, ganhou design e nome em 1975 – com mais de 20 patentes.

Seiko Prospex Emperor Tuna Marine Master (SLA042J1 / SBDX038) Made in Japan

A linha Imperador Tuna não tem um novo lançamento, mas o último modelo apresentado, de referência SLA042J1, em específico, é uma recriação de relógio da Seiko lançado em 1978 (o 7549). O porquê de falarmos dele nesta postagem, caro leitor, se dá pelo fato de queremos explicar uma mudança substancial feita pela Seiko.

Os relógios Marine Master fazem parte de capítulos prestimosos da Seiko pela robustez e eficiência subaquática. Em 1967, a Seiko apresentou seu primeiro relógio de mergulho profissional, o 6215-7000. Embora a Seiko tenha feito relógios para mergulho antes, este relógio não era para mergulho recreativo, e sim profissional. Enquanto os primeiros relógios de mergulho Seiko tinham uma classificação de resistência à água de 150m, o 6215-7000 era capaz de suportar profundidades de até 300m, por meio da caixa feita em monocoque exclusivo – uma peça única que mantém entrada mínima de água. E foi o primeiro relógio de mergulho Seiko a ter uma coroa às 4 horas, que continua a ser uma marca dos Divers Seiko até hoje.

Neste relógio SLA042J1, a Seiko une o Marine Master ao Tuna. E não sabemos se é um “adeus” ou “até logo” para o Marine Master. Descontinuado ou não, este relógio foi apresentado já sem o nome “Marine Master” no mostrador e ganhou o “X” de Prospex – sendo as referências SLA042J1 e SBDX038 para o mesmo relógio (que difere apenas por questões de mercado).

O Seiko Prospex Emperor Tuna Marine Master tem o design do Tuna, com estética bicolor do modelo de 1978 – sendo todo preto, com detalhes em rose gold e índices preenchidos com Lumibrite em tom claro. Estamos diante de um relógio feito com caixa de titânio, com a tecnologia Ever Brilliant (“brilho eterno”) e revestimento super duro, sendo a caixa de 52,4mm de diâmetro e 13,7mm de espessura.

No mostrador preto, detalhe para o uso de cerâmica no mostrador do bisel.

Com a coroa às 4h (como explicamos anteriormente), e a complicação da data do dia às 3h, este diver tem uma resistência à água de 1000m – bem superior à resistência de 600m que o 7549 tem. Tem dúvidas quanto a resistência? A Seiko não brinca em serviços senhores, e provou que seus “Imperadores” vão muito além! Confira:

O mostrador excepcional remete ao design clássico dos anos 1960-1970. E, claro, com outros detalhes contemporâneos que tornam o modelo atual e aprimorado, como o vidro cristal de safira, a pulseira preta de silicone e o calibre 8L35 – movimento automático, com 28.800 vibrações por hora, capacidade de reserva de energia de 50h e precisão de +15 a -10 segundos por dia.

A Seiko detém uma reputação de excelência no que diz respeito a relógios de mergulho. A cada ano, a fabricante japonesa apresenta relógios que contribuem para que o segmento de relojoaria seja enriquecido de modelos que elevam conceito e qualidade.

Amamos Seiko e esperamos que tenha gostado deste destaque de hoje, uma recopilação dos relógios de mergulho da Seiko e uma das melhores recriações do mergulhador original de 1975, o 6159-7010. Com apenas peças limitadas produzidas anualmente, este relógio é uma adição formidável, aclamada e aguardada à coleção Prospex.

Um legítimo kraken japonês, o Seiko Prospex Emperor Tuna Marine Master (SLA042J1 / SBDX038) é exemplo de epítome do mergulho profissional e está disponível na loja física e no e-commerce da Relojoaria Impala:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é banner-acesse-o-site-1024x289.png

Entre em contato e fale com nossa equipe pelo WhatsApp:  

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é banner-chama-no-whats-1024x289.png

Esperamos seu contato. Tenha uma ótima semana e até breve!

Lista VIP - Mundo Relojoeiro


Category:

Share: